Notícias

Notícias


Seminário

30/10/2017

Seminário discute as Revoluções Russas de 1917

Convidados nacionais e internacionais estarão na FESPSP nos dias 6 e 7 de novembro discutindo o centenário do movimento revolucionário.

Em 2017 a Revolução Russa completa 100 anos. O movimento revolucionário resultou no fim de um regime milenar, mas acabou por incentivar a instauração de um regime controverso com consequências que perduram até hoje. Para discutir a importância histórica deste fato, acontece no auditório da FESPSP (Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo), nos dias 06 e 07 de novembro, o seminário internacional "As Revoluções Russas de 1917".

A importância de se discutir o tema para entender as relações políticas e sociais contemporâneas é destacada pela Profa. Dra. Carla Diéguez, uma das organizadoras do evento. “É uma iniciativa importante da FESPSP, para discutirmos as Revoluções Russas de 1917, pensando também no legado que elas nos deixaram para o hoje”, destaca. O evento é organizado pela FESPSP, CEDEC (Centro de Estudos de Cultura Contemporânea) e FFLCH-USP (Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas – Universidade de São Paulo), com o apoio da FAPESP (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo).

“O seminário traz essa visão contemporânea e discute as obras e conceitos de intelectuais nacionais e internacionais que são pesquisadores do tema e podem trazer para nós uma visão interessante sobre o acontecimento e os seus desdobramentos”, explicou Carla Diéguez.

Na segunda-feira, 6 de novembro, as atividades começam às 8h30 com a discussão do tema título “As Revoluções Russas de 1917”, que contará com a presença de Ruy Fausto (USP), doutor em Filosofia e autor do livro “Caminhos da Esquerda”, e de Fernando Haddad (Insper), mestre em Economia e doutor em Filosofia, ex-prefeito de São Paulo.

Tsuyoshi Hasegaw, da Universidade da Califórnia, especialista em história russa e soviética, autor do livro “A Revolução de Fevereiro: Petrogrado, 1917”, conversará às 19h sobre “Crime e castigo na Revolução Russa”.

No dia 7, às 8h30, Nicolas Werth, especialista em história soviética e diretor do L’Institut d’Histoire du Temps Présent – autor, entre outros estudos, de “A História da União Soviética de Lênin a Stalin” – participará através de uma videoconferência da discussão sobre “Debates e controvérsias sobre as Revoluções Russas de 1917: cem anos depois...”, que também contará com a participação da cientista política Profa. Dra. Roseli Coelho, da Escola de Sociologia e Política da FESPSP.

O seminário se encerrará com o debate “A URSS e o Comunismo no Século XX”, às 19h no dia 7/11, com a participação de David Priestland, autor de “A Bandeira Vermelha” e professor da Universidade de Oxford, e Cicero Araujo, doutor em Filosofia e docente da USP.

Atualização (01/11): o ex-prefeito Fernando Haddad e a professora Roseli Coelho trocaram os dias de suas participações na mesa do Seminário FESPSP. Haddad virá na terça-feira, às 8h30, para a mesa "Debates e controvérsias sobre as Revoluções Russas de 1917: cem anos depois...". Roseli virá na segunda-feira, às 8h30, para a mesa "As Revoluções Russas de 1917".




Veja Mais

Mapa do site

FESPSP
Institucional
Biblioteca
Tecnologia
Pesquisa
Extensão
Eventos
FAQ
Estude na FESPSP
Graduação
Pós-Graduação
Extensão
Debates Contemporâneos
 
2ª via do boleto
Agência FESPSP
Artigos
Comunicado
Eventos
FESPSP na mídia
Notícias
Palestras
Publicações
Seminário FESPSP 2017
Contato
Fale Conosco
Trabalhe Conosco
Localização
Ouvidoria

FESPSP nas redes sociais

FESPSP - Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo

Rua General Jardim, 522
Vila Buarque - São Paulo - SP

11 3123 7800

© Copyright 2014 - FESPSP - Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo

by HKL

Dúvidas?

Nós ligamos para você!

Envie seus dados através do formulário abaixo e nossos atendentes entrarão em contato com você!