Notícias

Notícias


MBA Saneamento Ambiental

30/11/2018

Saneamento: recuperação da economia passa por aposta em investimentos, aponta especialista

Primeiro Seminário do MBA em Saneamento Ambiental reuniu estudantes, docentes e convidados.

A recuperação da economia brasileira deve vir especialmente da ampliação dos investimentos, com destaque para a infraestrutura. A opinião é do economista Gesner Oliveira, que participou nesta sexta-feira, do I Seminário Aberto do MBA Saneamento Ambiental, promovido pela Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo (FESPSP). “Sabemos das tensões pelas quais está passando o comércio mundial: temos poucas chance de crescer por esse caminho. Com o desemprego e famílias endividadas, o crescimento também não deve vir do consumo. Logo, a fonte de crescimento do país deverá ser o investimento, e o investimento em saneamento é particularmente importante”, disse.

 

Para o economista, sócio da GO Associados e Coordenador do Grupo de Economia da Infraestrutura e Soluções Ambientais da FGV, dentre os segmentos da infraestrutura, o de saneamento encontra-se em estágio mais atrasado do que a maioria. “No ritmo atual dos investimentos, a universalização do saneamento só vai ser obtida na segunda metade do século 21, o que é algo inaceitável”, diz. Se esse cenário pode ser desolador, também pode traduzir esperança, pois indica uma demanda reprimida, com alto potencial de crescimento. Nos últimos 10 anos, o país investiu em média 2,1% do PIB com infraestrutura, segundo dados da Abdib. “O Brasil investe aproximadamente metade do que a Índia e um quarto do que a China investe”, lembrou Oliveira.

 

Com as contas públicas desequilibradas, o especialista acredita que uma maior participação do investimento privado será imprescindível. “"E a regulação será fundamental para trazer segurança jurídica ao investidor”, afirmou Elcires Pimenta, um dos coordenadores do MBA. O tema também foi abordado pelo diretor-presidente da Agência Reguladora de Saneamento e Energia do Estado de São Paulo, Hélio Luiz Castro. Ele destacou a importância de se avaliar as planilhas de custos do serviço, remunerando os gastos atrelados à efetiva e eficiente prestação do serviço, para definir a tarifa de serviços. “A gente tem a função de entender o que é custo eficiente. É preciso sempre haver um equilíbrio. Não podemos, por exemplo, ter uma tarifa muito baixa e prejudicar a saúde financeira do prestador”, disse.

 

O MBA Saneamento Ambiental é realizado pela FESPSP, com Módulo Internacional na London School of Economics and Political Science (LSE) e cooperação da Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental (ABES).

 

MBA Saneamento Ambiental lança segunda turma

 

O MBA Saneamento Ambiental lançou ao mercado nesta sexta-feira a segunda turma da pós-graduação. As matrículas estão abertas, e as aulas começam em maio, com ensino a distância (EAD) e módulo internacional presencial na London School of Economics (LSE). O lançamento ocorreu na Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo (FESPSP), durante seminário para alunos da primeira turma.

 

Para o coordenador administrativo do MBA Saneamento Ambiental, Rafael Castilho, a associação de EAD com alguns seminários e provas presenciais e uma semana de estudos em Londres é um modelo vitorioso, já testado e aprovado no MBA PPP e Concessões. “Ao mesmo tempo que o EAD potencializa a flexibilidade os estudos, temos os momentos presenciais fundamentais para estimular o relacionamento e a troca de experiências”, diz. Já o representante da LSE, Carlos Nascimento, reforçou a importância do módulo internacional. “Vamos olhar para os outros países e entender o que deu certo e errado em cada um. Sabendo que também não se pode simplesmente importar o que há lá fora, sem adaptar ao nosso contexto”, afirma.

 

O MBA Saneamento Ambiental é promovido pela FESPSP, com módulo internacional na LSE e cooperação institucional da Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental (ABES). Vice-presidente da Associação, Luiz Roberto Pladevall participou do lançamento e convidou os alunos da primeira turma e público do seminário para o 30o Congresso Brasileiro de Engenharia Sanitária e Ambiental, que ocorre de 16 a 19 de junho de 2019, em Natal (RN).  

Texto: Sebastião Ribeiro (Cartola Conteúdo)
Fotos: Diego Diniz




Veja Mais

Mapa do site

FESPSP
Institucional
Biblioteca
Tecnologia
Pesquisa
Extensão
Eventos
FAQ
Estude na FESPSP
Graduação
Pós-Graduação
Extensão
Debates Contemporâneos
 
2ª via do boleto
Agência FESPSP
Artigos
Comunicado
Eventos
FESPSP na mídia
Notícias
Palestras
Publicações
Seminário FESPSP 2017
Contato
Fale Conosco
Trabalhe Conosco
Localização
Ouvidoria

FESPSP nas redes sociais

FESPSP - Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo

Rua General Jardim, 522
Vila Buarque - São Paulo - SP

11 3123 7800

© Copyright 2014 - FESPSP - Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo

by HKL

Dúvidas?

Nós ligamos para você!

Envie seus dados através do formulário abaixo e nossos atendentes entrarão em contato com você!