Notícias

Notícias


Prêmio Laura Russo

29/11/2017

Premiação de TCC é resultado da dedicação do aluno e do projeto pedagógico da FESPSP

A premiação de Mariana Araújo Gomes é mais uma prova da qualidade dos alunos e do projeto pedagógico do curso de Biblioteconomia e Ciência da Informação da FESPSP, que no último Enade teve nota 4.

 
O tema do XII Prêmio Biblioteconomia Paulista “Laura Russo” foi “O legado do profissional bibliotecário: contribuição para a sociedade do conhecimento”. A cerimônia de entrega foi no último dia 28 de novembro, e o Trabalho de Conclusão de Curso que Mariana desenvolveu “As Bibliotecas Públicas de São Paulo e a sua relação com o público da Terceira Idade”, repensando seu papel a partir dos princípios universais decretados pela IFLA/UNESCO e, da função cultural da biblioteca pública, foi escolhido o melhor do ano. Para este estudo foram escolhidas as bibliotecas Viriato Côrrea e Álvaro Guerra, ambas do Sistema Municipal de Bibliotecas. A orientação foi da Profa. Dra. Tania Callegaro, e na mesa teve a participação das professoras Evanda Aparecida Verri Paulino e Maria Rosa Crespo.
 
Um pouco emocionada no momento da entrega do prêmio, realizado por Ana Cláudia Martins, vice-Presidente do CRB-8, Mariana expressou sua gratidão à todos que apoiaram ao longo do curso e do desenvolvimento do seu trabalho. "Estou orgulhosa de estar representando a minha instituição, a FESPSP, agradeço aos meus professores, amigos, familiares e a todos que me deram incentivo e apoio. Todo esforço e dedicação valeu a pena".
 
As instituições de ensino de Biblioteconomia também foram homenageadas, o curso de Biblioteconomia e Ciência da Informação da FESPSP foi uma delas. A Profa. Dra. Valéria Valls, Diretora da FaBCI e Coordenadora do curso, em sua fala agradeceu a menção honrosa e lembrou que a FESPSP é uma das mais antigas instituições de ensino criada em 1940. "Ela completará 77 anos sem interrupções, formou até agora 4653 alunos entre eles em 1942, Laura Russo, então é com muito orgulho que recebo esta premiação da Patronese da Biblioteconomia. Além disso, formou também bibliotecários que criaram outros cursos de biblioteconomia, o curso da Puc-CAMPINAS, criado por Ernesto Manoel Zink, da Turma 1943, o curso da UFSCar com Alfredo Américo Hamar, da Turma 1952, e o curso da ECA-USP, fundado por Maria Luiza Monteiro da Cunha, da Turma 1940, então estendo essa menção honrosa a todas as pessoas que passaram pela FESPSP e que continuam acreditando na Biblioteconomia".
 
Também foi premiada na categoria Mestrado a professora Isabel Cristina Ayres da Silva Maringelli, docente do curso de graduação e pós-graduação da FaBCI com a dissertação, feita na Eca/USP, “Representação da informação em acervos culturais: reflexões em torno do diálogo museológico, arquivístico e biblioteconômico”.
 
Foram ainda três menções honrosas: Adriana Cybele Ferrari, Marcia Rosetto e Maria Edith Giusti Serra. Neste ano foi concedida pela primeira vez a premiação para Empresa Amiga da Biblioteca ao Serviço Social da Indústria (SESI).





Veja Mais

Mapa do site

FESPSP
Institucional
Biblioteca
Tecnologia
Pesquisa
Extensão
Eventos
FAQ
Estude na FESPSP
Graduação
Pós-Graduação
Extensão
Debates Contemporâneos
 
2ª via do boleto
Agência FESPSP
Artigos
Comunicado
Eventos
FESPSP na mídia
Notícias
Palestras
Publicações
Seminário FESPSP 2017
Contato
Fale Conosco
Trabalhe Conosco
Localização
Ouvidoria

FESPSP nas redes sociais

FESPSP - Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo

Rua General Jardim, 522
Vila Buarque - São Paulo - SP

11 3123 7800

© Copyright 2014 - FESPSP - Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo

by HKL

Dúvidas?

Nós ligamos para você!

Envie seus dados através do formulário abaixo e nossos atendentes entrarão em contato com você!