Notícias

Notícias


Artigo

08/05/2019

Para que serve a Sociologia?

Prof. Dr. Angelo Del Vecchio - Presidente do Conselho Superior da FESPSP

Sob o argumento de privilegiar o ensino de uma formação que “gere renda para a pessoa, bem-estar para a família, que melhore a sociedade em volta dela" (Folha de São Paulo, 26/4/2019),  o ministro da Educação, Abraham Weintraub, anunciou a intenção de reduzir o volume de recursos destinados às áreas de filosofia e sociologia. 

Muitas instituições que agregam intelectuais manifestaram  discordância com a posição do governo, ressaltando a necessidade que os conhecimentos e os cursos em filosofia e sociologia suprem, no sentido de compreender quem somos os brasileiros, como pensamos, onde vivemos, no que cremos, que tradições cultuamos, onde trabalhamos, quanto recebemos por esse trabalho, como nos alimentamos, moramos e nos educamos.

Estas questões tocam muito profundamente os cientistas sociais. Elas são um problema clássico de pesquisa teórica, empírica e aplicada, e, a despeito das aceleradas mutações da sociedade, se mantêm desafiadoramente atuais.

A preocupação em compreender e mudar uma sociedade como a brasileira, carregada de profundas desigualdades, foi nos primórdios, e ainda é, o foco de nossa ciência social. Os produtos de nosso trabalho estão presentes na atuação de praticamente todas as profissões, inclusive médicos e veterinários, que, afinal, atuam numa sociedade com problemas e necessidades, que só podem ser conhecidos com a colaboração de cientistas sociais.

Por isso, muito do que foi feito no sentido de melhorar a vida dos brasileiros é devido ao trabalho dos cientistas sociais brasileiros, que colocaram o conhecimento que produziram a serviço do bem-estar dos cidadãos, notadamente os mais pobres, e, não raro, em colaboração interdisciplinar com vários especialistas. 

Os exemplos são inúmeros, mas a apresentação de apenas um deles é suficientemente ilustrativa do quanto é necessário conhecer melhor o produto do trabalho dos cientistas sociais brasileiros, para emitir juízos críticos que possam orientar com eficiência democrática as políticas públicas. 

Refiro-me à pesquisa em sociologia aplicada realizada na Escola de Sociologia e Política de São Paulo, entre 1933 e 1938, feita pelos professores norte-americanos Davis e Lowrie, que estudou o cotidiano econômico das famílias operárias de São Paulo, com a finalidade de estabelecer a renda mínima necessária para a subsistência dessas famílias. Estes cientistas sociais, em conjunto com os médicos do Instituto de Higiene, chegaram a um valor que supria a necessidade de consumo de uma família operária no período de um mês. O método utilizado, sofreu atualizações, mas ainda informa as essenciais pesquisas de padrão de vida do IBGE, que determinam o salário mínimo nacional.

Além disso, a ciência social é fundamental às políticas públicas que recobrem desde o sistema de aposentadorias, até a mobilidade urbana, habitação, a saúde, a educação, e outras áreas.

Em resumo, assim como todas as ciências, a sociologia é necessária para o desenvolvimento do país, e essa necessidade será sempre maior onde a manifestação da desigualdade e da pobreza for mais intensa.

Angelo Del Vecchio. Sociólogo, Presidente do Conselho Superior da Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo e professor adjunto aposentado da UNESP.

 




Veja Mais

Mapa do site

FESPSP
Institucional
Biblioteca
Tecnologia
Pesquisa
Extensão
Eventos
FAQ
Estude na FESPSP
Graduação
Pós-Graduação
Cursos Extensão
Debates Contemporâneos
 
2ª via do boleto
Agência FESPSP
Artigos
Comunicado
Eventos
FESPSP na mídia
Notícias
Palestras
Publicações
Seminário FESPSP 2017
Contato
Fale Conosco
Trabalhe Conosco
Localização
Ouvidoria

FESPSP nas redes sociais

FESPSP - Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo

Rua General Jardim, 522
Vila Buarque - São Paulo - SP

11 3123 7800

© Copyright 2014 - FESPSP - Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo

by HKL

Dúvidas?

Nós ligamos para você!

Envie seus dados através do formulário abaixo e nossos atendentes entrarão em contato com você!