Notícias

Notícias


Seminário de Pesquisa

07/11/2013

Os conceitos de raça e etnia serão pontos de partida para as apresentações da mesa 9, hoje (7/11), às 19h

Dando continuidade a programação do II Seminário de Pesquisa da Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo (FESPSP), a mesa 9 traz a discussão sobre raça e etnia, tendo como debatedora a Profª Drª Isabela Oliveira, antropóloga e docente...

Dando continuidade a programação do II Seminário de Pesquisa da Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo (FESPSP), a mesa 9 traz a discussão sobre raça e etnia, tendo como debatedora a Profª Drª Isabela Oliveira, antropóloga e docente da FESPSP. A mesa será realizada na sala 66, às 19h.

As apresentações serão iniciadas com o artigo “A Persistência das Ideias de 'Raça' e 'Democracia Racial': Uma análise das representações e percepções sobre o racismo e práticas racistas na cidade de São Paulo”, de Evandro Finardi Sabóia, aluno do 6º semestre do curso de Sociologia e Política da FESPSP. O trabalho pretende apontar as representações sociais de raça e racismo, analisando o que a sociedade compreende por racismo e de qual forma as suas práticas podem ser identificadas, produzidas ou reproduzidas em São Paulo. O trabalho também tem o objetivo de investigar a questão da “democracia racial”.

Já o trabalho “Negros e Macumbas no imaginário brasileiro: A construção de uma palavra”, de Marcos Paulo Amorim, aluno do 2º semestre do curso de Pós-Graduação em Estudos Brasileiros da FESPSP, pretende expor a nossa visão contemporânea sobre a prática religiosa afro-brasileira da macumba, tendo por base as análises do antropólogo Roger Batista sobre a temática.

Em sequência, o trabalho “Pomitafro: etnias, dilemas e sentimentos”, de Marcos Teixeira de Souza , aluno da IUPERJ, comentará sobre uma festa de caráter inter-étnico que ocorre na cidade de Vila Pavão, cerca de 276km da capital Vitória. A festa ocorre geralmente no mês de agosto e se estende por geralmente 3 dias visando à integração das principais etnias colonizadoras do município, no caso, Pomeranos, italianos e afrodescendentes, original o termo Pomitafro. O trabalho tem o objetivo de discutir o papel da Pomitafro nos ambientes escolar e social.

O trabalho “Literatura e afrodescendência no Brasil dos oitocentos: uma proposta de investigação a partir da análise interna do romance Úrsula (1859) de Maria Firmina dos Reis”, de Rafael Balseiro Zin, aluno do 2º semestre do curso de Pós-Graduação em Estudos Brasileiros da FESPSP, apresenta uma proposta de investigação sobre a Literatura e afrodescendência no Brasil. Rafael toma como objeto de estudo as contribuições da escritora Maria Firmina dos Reis sobre o pensamento do contexto social brasileiro em que viveu.

Em seguida, o trabalho “Pomeranos de Santa Maria de Jetibá: Nós entre os outros”, de Sandra Márcia de Melo, aluna da IUPERJ, aborda a problemática de em um único ambiente interagirem duas línguas distintas, como no caso de Santa Maria de Jetibá (ES) em que a língua pomerana pode ser observada.

Por fim, a apresentação do trabalho “Os sentidos da Palavra e do discurso: Reflexões sobre a chefia indígena” de Victor Augusto Sousa dos Santos Magalhães, aluno do 6º semestre do curso de Graduação em Sociologia e Política da FESPSP, que pretende discutir sobre o discurso político e a chefia indígena, tendo como base, estudos antropológicos de Pierre Clastres e a obra de Helène Clastres sobre a noção de Terra sem Mal Guarani.


 




Veja Mais

Mapa do site

FESPSP
Institucional
Biblioteca
Tecnologia
Pesquisa
Extensão
Eventos
FAQ
Estude na FESPSP
Graduação
Pós-Graduação
Cursos Extensão
Debates Contemporâneos
 
2ª via do boleto
Agência FESPSP
Artigos
Comunicado
Eventos
FESPSP na mídia
Notícias
Palestras
Publicações
Seminário FESPSP 2017
Contato
Fale Conosco
Trabalhe Conosco
Localização
Ouvidoria

FESPSP nas redes sociais

FESPSP - Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo

Rua General Jardim, 522
Vila Buarque - São Paulo - SP

11 3123 7800

© Copyright 2014 - FESPSP - Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo

by HKL

Dúvidas?

Nós ligamos para você!

Envie seus dados através do formulário abaixo e nossos atendentes entrarão em contato com você!