Notícias

Notícias


Lançamento de Livro

23/08/2016

Obra que analisa afastamento de Dilma será lançado na FESPSP

A Cátedra Celso Furtado da FESPSP (Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo) convidou o sociólogo Jessé Souza para lançar, no dia 26 de agosto, o livro A radiografia do Golpe: entenda como e por que você foi enganado, obra que explic

A radiografia do golpe, do sociólogo Jessé Souza, é um dos primeiros e contundentes livros de análise do processo após o afastamento da presidente Dilma Rousseff. No calor do momento em que o Senado decide em definitivo sobre o impeachment, o livro descreve e analisa não só o dia a dia do processo que levou à derrubada da presidente Dilma Rousseff e seu governo democraticamente eleito, como esclarece as pré-condições do golpe deflagrado em 2016.
 
Para Jessé, o objetivo é permitir ao leitor entender como e por que foi enganado, e o que o afastamento da presidenta em maio deste ano significou. “Foi o ápice de um cerco sem precedentes na história recente do país. Foi um ataque jurídico, político e midiático contra a hegemonia política e ideológica iniciada no primeiro governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva”. O objetivo real, segundo o autor, nada teve de novo em relação a todos os outros golpes de Estado praticados no passado nacional. “A motivação foi a mesma, a de atender a interesses financeiros e políticos da pequena elite do dinheiro”.
 
Na explicação do sociólogo, o núcleo de toda a fraude da elite do dinheiro, que faz os outros de tolos, é o tema da corrupção seletiva. A história do Brasil tem visto uma sequência de golpes de Estado que usaram a corrupção como mote. “A razão é simples, ela se presta sem esforço a ser tomada arbitrariamente como arma seletiva contra o inimigo político de ocasião. Foi a partir dessa combinação pouco perceptível para a maioria da população que se montou o golpe de 2016”, escreve Jessé Souza.
 
A construção da corrupção como direito contra o inimigo, a classe média, as manifestações de junho de 2013, o racismo de classe, a Operação Lava Jato, a grande imprensa e os riscos e oportunidades para a democracia são alguns dos temas explorados no livro.
 
Numa obra voltada para o grande público, sem termos técnicos e maneirismos costumeiramente usados para afastar o público não-especializado, Jessé Souza analisa o discurso moralista de ocasião, a demonização do Estado e das políticas sociais e os reais interesses corporativos e mesquinhos por trás da fraude, sempre encobertos e nunca admitidos. O autor, no entanto, evita a fulanização do debate para analisar a derrubada, conduzida por um pretexto, segundo ele, ridículo e descabido.
 
História e atualidade, bem como críticas à esquerda e à direita, caminham juntas em A radiografia do golpe, um instrumento para compreender não só o Brasil de hoje como a forma e o peso da repetição e do atraso que envenenaram os esforços de desenvolvimento socioeconômico do Brasil.
 
CÁTEDRA CELSO FURTADO
 
Em fevereiro de 2005, o Conselho Superior da FESPSP (Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo) instituiu a Cátedra Celso Furtado como núcleo de reflexão e análise dos fenômenos econômicos-sociais contemporâneos, em especial brasileiros. O patrono, o profefssor Celso Furtado, foi escolhido por sua inquestionável reputação acadêmica e pelo intenso trabalho de análise e propostas para o desenvolvimento do Brasil. A Cátedra Celso Furtado é mais um esforço da FESPSP com o objetivo de reforçar seu pioneirismo na investigação da nossa dinâmica social.
 
Serviço
 
Lançamento do livro: A radiografia do Golpe: entenda como e por que você foi enganado
Organização: Cátedra Celso Furtado
Data: 26 de agosto de 2016
Horário: 19hs
Local: Auditório do Campus FESPSP – Rua General Jardim, 522 – Vila Buarque – São Paulo - SP
Editora: LeYa
Preço do exemplar: R$ 30,00
Formato: 16 x 23 cm
Número de páginas: 144
 
 
 



Veja Mais

Mapa do site

FESPSP
Institucional
Biblioteca
Tecnologia
Pesquisa
Extensão
Eventos
FAQ
Estude na FESPSP
Graduação
Pós-Graduação
Extensão
Debates Contemporâneos
 
2ª via do boleto
Agência FESPSP
Artigos
Comunicado
Eventos
FESPSP na mídia
Notícias
Palestras
Publicações
Seminário FESPSP 2017
Contato
Fale Conosco
Trabalhe Conosco
Localização
Ouvidoria

FESPSP nas redes sociais

FESPSP - Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo

Rua General Jardim, 522
Vila Buarque - São Paulo - SP

11 3123 7800

© Copyright 2014 - FESPSP - Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo

by HKL

Dúvidas?

Nós ligamos para você!

Envie seus dados através do formulário abaixo e nossos atendentes entrarão em contato com você!