Notícias

Notícias


Cineclube Darcy Ribeiro

26/03/2015

O sétimo selo, de Ingmar Bergman, será exibido e debatido no dia 28 de março

O CINECLUBE DARCY RIBEIRO apresentará O sétimo selo (Det sjunde inseglet, 1957, Suécia, 96 min, p&b), do director sueco Ingmar Bergman, no próximo dia 28 de março, às 14hs, no Campus FESPSP (Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo)

O CINECLUBE DARCY RIBEIRO apresentará O sétimo selo (Det sjunde inseglet, 1957, Suécia, 96 min, p&b), do director sueco Ingmar Bergman, no próximo dia 28 de março, às 14hs, no Campus FESPSP (Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo)

Depois de um grande filme, sempre um bom debate, promete Frank Ferreira, um dos organizadores do Cineclube Darcy Ribeiro, que traz para exibição e discussão, uma das obra-primas deste genial cineasta escandinavo que discutiu e explorou artisticamente o tema da morte, nesta película.



Serviço


Data: sábado, dia 28 de marco de 2015
Hora: 14h
Local: Sala 2 do Casarão (r. General Jardim, 522, próximo à estação de metrô República)
Apoio da FESPSP (Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo)

Sobre o filme

Alguém sobreviverá ao fim do mundo?



Um cavaleiro desiludido (interpretado por Max von Sydow) volta para casa depois de lutar nas Cruzadas. A violência, a doença e a morte estão a seu redor. Seu país está devastado pela peste negra. Um artista trabalha numa pintura da Dança da Morte na parede de uma igreja. A própria Morte (Bengt Ekerot) está à espera, com o rosto pálido mal escondido pelo capuz, para cobrar o que é devido pelo cavaleiro.
Este filme já foi exibido e debatido pelo Cineclube Darcy Ribeiro, em 25 de agosto de 2007. Ao lado, reprodução do cartazete de divulgação do evento.

O sétimo selo pode ser considerado um exemplo típico do cinema escandinavo de então, cheio de introspecção e reflexão. Mas deve sua realização a uma comédia romântica: foi o sucesso de Bergman com Sorrisos de uma noite de amor (1955) que convenceu os financiadores suecos a apostar num projeto inicialmente considerado de mau agouro.

O filme baseia-se na peça radiofônica Pintura sobre madeira (Trämålning) de Bergman, transmitida em 1954 com narração do autor. Assim, paradoxalmente, pode-se dizer que foi por meio das transmissões sonoras que ganharam visibilidade as pessimistas reflexões bergmanianas sobre o destino final do homem, diante dos acontecimentos globais de então.

Era o auge da Guerra Fria. Muitos temiam a aniquilação mundial resultante de um conflito nuclear. Hoje, quando essa ameaça já não está tão presente, pode-se refletir sobre o desaparecimento da sociedade como a conhecemos.
Depois — o quê?

O filme exibe imagens inesquecíveis, que seriam depois muito imitadas e parodiadas, como o jogo de xadrez em que o cavaleiro desafia a Morte à beira-mar e a fila de pessoas levadas pelo Anjo da Morte que se encaminham, dançando, para o fim.
Entretanto, quem sobrevive é o ator cômico, com sua arte e sua alegria de viver uma vida simples.

Para muitos artistas e cineastas admiradores da obra de Ingmar Bergman, O sétimo selo é ponto de referência quando se trata de discutir e explorar artisticamente o tema da morte.
(Adaptado de Geoffrey MACNAB, O sétimo selo 1957, in Tudo sobre cinema, Rio de Janeiro, Sextante, 2011, p. 208.)

Ficha Técnica

O sétimo selo (Det sjunde inseglet, 1957, Suécia, 96 min, p&b). Direção: Ingmar Bergman. Roteiro: Ingmar Bergman. Fotografia: Gunnar Fischer. Montagem: Lennart Wallén. Música: Erik Nordgren. Elenco: Max von Sydow, Bibi Anderson, Bengt Ekerot, Gunnar Björstrand e outros.

Sobre o Cineclube Darcy Ribeiro

O Cineclube Darcy Ribeiro nasceu há quase dez anos, por iniciativa de estudantes da Escola de Sociologia e Política de São Paulo (ESP), quando o cineasta André Klotzel lá esteve para falar de seu “Marvada carne” (1985), subsidiando estudos em torno de “Os parceiros do rio Bonito”, magistral obra sociológica de Antonio Candido. Alguns alunos e alunas do curso de graduação da Escola conscientizaram-se das possibilidades do cinema como recurso de pesquisa e difusão de conhecimento, além de atividade estética e de entretenimento.

Em 28 de outubro de 2005, realizou-se uma assembleia de fundação e decidiu-se pela denominação Cineclube Darcy Ribeiro. Nada mais justo: o grande antropólogo, que nasceu em 1922 (em Montes Claros, MG) e morreu em 1997, formou-se em Antropologia em São Paulo, na ESP, e, em 1962, criou a Universidade de Brasília, da qual foi o primeiro reitor e onde instalou, neste mesmo ano, o primeiro curso superior de cinema do Brasil.

Hoje, o coletivo que impulsiona o Cineclube Darcy Ribeiro já agregou várias 'gerações' de estudantes de Sociologia, Biblioteconomia e Administração, sempre com o apoio da Fundação Escola de Sociologia e Política, que cede instalações e equipamentos. O corpo docente da Fundação participa de debates após as projeções, e a frequência às sessões do Cineclube é atividade complementar necessária para a graduação. As exibições, abertas ao público em geral, têm ocorrido em salas do velho “Casarão” da ESP ou no novo auditório da Fundação (r. General Jardim, 522, V. Buarque, região central da cidade de São Paulo) e no auditório da Biblioteca Municipal Monteiro Lobato, situada em frente.

Enquanto isso, o grupo procura se manter fiel a sua vocação original de utilizar a arte e a técnica cinematográficas como fonte de prazer e, especialmente, como instrumento de investigação da realidade brasileira.

 




Veja Mais

Mapa do site

FESPSP
Institucional
Biblioteca
Tecnologia
Pesquisa
Extensão
Eventos
FAQ
Estude na FESPSP
Graduação
Pós-Graduação
Cursos Extensão
Debates Contemporâneos
 
2ª via do boleto
Agência FESPSP
Artigos
Comunicado
Eventos
FESPSP na mídia
Notícias
Palestras
Publicações
Seminário FESPSP 2017
Contato
Fale Conosco
Trabalhe Conosco
Localização
Ouvidoria

FESPSP nas redes sociais

FESPSP - Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo

Rua General Jardim, 522
Vila Buarque - São Paulo - SP

11 3123 7800

© Copyright 2014 - FESPSP - Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo

by HKL

Dúvidas?

Nós ligamos para você!

Envie seus dados através do formulário abaixo e nossos atendentes entrarão em contato com você!