Notícias

Notícias


Trabalho de Conclusão de Curso

10/12/2013

O sentido deontológico profissional do bibliotecário é tema de TCC

Nesta terça feira, dia 10 de dezembro, ocorrerá a apresentação do Trabalho de Conclusão de Curso “O sentido deontológico profissional do bibliotecário”, de Éderson Ferreira Crispim, aluno do curso de Graduação em Biblioteconomia e Ciência da Informação...

Nesta terça feira, dia 10 de dezembro, ocorrerá a apresentação do Trabalho de Conclusão de Curso “O sentido deontológico profissional do bibliotecário”, de Éderson Ferreira Crispim, aluno do curso de Graduação em Biblioteconomia e Ciência da Informação da Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo (FESPSP), sob a orientação do docente Ivan Russeff. A banca contará com a presença das professoras Maria Rosa e Carla Regina Mota Alonso Diéguez.


RESUMO

Este trabalho tem o propósito de relacionar a Filosofia com o profissional de Biblioteconomia com base no olhar aristotélico em Ética a Nicômaco, enquanto uma virtude moral adquirida pelo hábito; a par disso, foram consideradas as reflexões de Francisco das Chagas de Souza, expostas em sua Ética e Deontologia: textos para profissionais atuantes em bibliotecas, que aponta para a importância da prática ética como valor universal. Também foi contemplado o conceito inglês advocacy, para mostrar o quão é significativo que o profissional bibliotecário em função do seu juramento defenda não somente o cunho liberal e humanista de seu código de ética, mas também busque aprofundar-se em temas como os direitos humanos, que recobrem a prática social da profissão. Para tanto, foi trabalhada a noção axiológica dos valores, assim como algumas declarações que marcaram a necessidade de instituição de determinados valores de convívio social, como, por exemplo: a Dignidade, a Liberdade e a Tolerância. Como ponto reflexivo será feita a leitura atualizada da Missão Profissional do Bibliotecário, de Ortega y Gasset, no intuito de ampliar o entendimento do agir e do dever que, de certo modo, absorvem o campo deontológico e ético do profissional e do indivíduo. O sentido mais amplo do trabalho é sensibilizar os profissionais de Biblioteconomia com relação aos valores éticos e deontológicos, construídos socialmente, universalizados por ações e explicitados em códigos, manifestações e declarações.


Palavras-chave: Ética. Deontologia. Profissional bibliotecário. Biblioteconomia.

Título: O sentido deontológico profissional do bibliotecário
Autor: Éderson Ferreira Crispim
Orientação: Ivan Russeff
Data: 10/12
Horário: 20h
Sala: 53
Banca: Maria Rosa e Carla Regina Mota Alonso Diéguez



Veja Mais

Mapa do site

FESPSP
Institucional
Biblioteca
Tecnologia
Pesquisa
Extensão
Eventos
FAQ
Estude na FESPSP
Graduação
Pós-Graduação
Cursos Extensão
Debates Contemporâneos
 
2ª via do boleto
Agência FESPSP
Artigos
Comunicado
Eventos
FESPSP na mídia
Notícias
Palestras
Publicações
Seminário FESPSP 2017
Contato
Fale Conosco
Trabalhe Conosco
Localização
Ouvidoria

FESPSP nas redes sociais

FESPSP - Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo

Rua General Jardim, 522
Vila Buarque - São Paulo - SP

11 3123 7800

© Copyright 2014 - FESPSP - Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo

by HKL

Dúvidas?

Nós ligamos para você!

Envie seus dados através do formulário abaixo e nossos atendentes entrarão em contato com você!