Notícias

Notícias


Curso de Extensão

27/09/2017

O fazer etnográfico é tema de curso de extensão na FESPSP

Profa. Dra. Priscila Matta ministrará aulas a partir do dia 9 de outubro.

A perspectiva etnográfica tem sido mobilizada em diversas áreas de conhecimento. A observação e o entendimento do que tem significado para as pessoas têm disseminado a etnografia como um método de pesquisa de campo que promove a empatia. Partindo deste princípio, a FESPSP (Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo) oferecerá a partir do dia 9 de outubro de 2017 o curso de extensão “Sobre o fazer etnográfico”, que será ministrado pela Profa. Dra. Priscila Matta.  
 
Ter acesso ao que é relevante para as pessoas e instituições tem colaborado, entre outros campos, com projetos e processos de inovação de produtos e serviços mais aderentes às necessidades e interesses das pessoas, uma vez que estamos em um período de intensas transformações, deslocamentos e conexões. “Este curso pretende apresentar e discutir com um público amplo que o fazer etnográfico vai muito além de ser uma técnica ou um método de pesquisa qualitativa em decorrência de sua relação intrínseca com a antropologia. Como atividade prática, será proposto um breve exercício de observação participante e de descrição etnográfica”, explica a docente. 
 
O curso é voltado a pesquisadores, alunos de graduação e pós-graduação, especialmente bacharéis em História, Geografia, Relações Internacionais, Ciências Sociais, Jornalismo, Comunicação, Educação e Serviço Social. Voltado, também, a professores das diversas áreas de saber e níveis de ensino. Mais informações pelo telefone 3123-7800 ou 3123-7823 ou pelo e-mail extensao@fespsp.org.br
 
Serviço
Curso de Extensão – Sobre o fazer etnográfico
Local: Campus FESPSP – Rua General Jardim, 522 – Vila Buarque, São Paulo – SP.
Período: 9 de outubro a 4 de dezembro
Horário: Segundas-feiras, das 19h às 22h30
Carga Horária: 32h
Docente: Profa. Dra. Priscila Matta
 
Sobre Priscila Matta
Possui graduação em Ciências Sociais, mestrado e doutorado em Antropologia Social pela Universidade de São Paulo. É pesquisadora colaboradora do Centro de Estudos Ameríndios (CEstA- USP). Foi colaboradora do Centro de Trabalho Indigenista (CTI) e do Instituto de Pesquisa e Formação Indígena (Iepé). Atuou com populações agroextrativistas e projetos de inovação relacionados ao uso sustentável da biodiversidade. Prestou serviços para organizações governamentais e não-governamentais em temas relacionados à conservação ambiental, educação, gestão territorial e valorização cultural. Tem experiência na área de Antropologia, com ênfase em etnologia indígena, atuando principalmente nos seguintes temas: corpo, saberes locais e natureza.
 



Veja Mais

Mapa do site

FESPSP
Institucional
Biblioteca
Tecnologia
Pesquisa
Extensão
Eventos
FAQ
Estude na FESPSP
Graduação
Pós-Graduação
Extensão
Debates Contemporâneos
 
2ª via do boleto
Agência FESPSP
Artigos
Comunicado
Eventos
FESPSP na mídia
Notícias
Palestras
Publicações
Seminário FESPSP 2017
Contato
Fale Conosco
Trabalhe Conosco
Localização
Ouvidoria

FESPSP nas redes sociais

FESPSP - Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo

Rua General Jardim, 522
Vila Buarque - São Paulo - SP

11 3123 7800

© Copyright 2014 - FESPSP - Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo

by HKL

Dúvidas?

Nós ligamos para você!

Envie seus dados através do formulário abaixo e nossos atendentes entrarão em contato com você!