Notícias

Notícias


Cooperação

01/04/2015

O doador de livros

Conheça a história de Caio Colombo, professor universitário e estudante da FESPSP que cultiva o hábito de doar obras para a biblioteca da FESPSP

 Conheça a história de Caio Colombo, professor universitário e estudante da FESPSP que cultiva o hábito de doar obras para a biblioteca da FESPSP

O hábito de um estudante em uma biblioteca universitária é basicamente um: a busca pelas obras necessárias para entendimento do curso. No entanto, há quem faça uso dela para outros fins, como espaço para leitura e estudo, empréstimo de outras obras e filmes ou acesso a internet. Mas há quem se integre ainda mais com este espaço. O professor universitário e estudante da FESPSP (Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo), Caio Colombo, é um exemplo.

Graduado em Desenho Industrial, Direito e Psicologia, Colombo é também Mestre e Doutor em Comunicação e Semiótica. No Lato Sensu, é pós-graduado em Administração de Empresas, Administração de Recursos Humanos, História, Política e Relações Internacionais, Direito Internacional, Sociopsicologia, Globalização e Cultura, Ciência Política, Estudos Brasileiros e Economia Urbana e Gestão Pública. Para fechar o Lattes, possui MBA em Comunicação Empresarial e Marketing.

Mas a sua relação com a biblioteca da FESPSP vai além do acesso a obras importantes. Em 2009, iniciou o curso de Política e Relações Internacionais na FESPSP, pois vem de uma família de juristas internacionalistas e diplomatas. “Encontrei uma biblioteca muito boa, com obras clássicas e excelentes, todas elas indispensáveis, mas faltavam os livros mais atuais. Resolvi ajudar a aumentar o acervo, como mostra de gratidão à instituição, aos professores e, é claro, aos colegas de classe”. Caio ressalta que este é um hábito muito comum fora do Brasil. “Em outros países, é muito comum, e até mesmo esperado, que os alunos façam doações às faculdades e universidades onde estudaram e obtiveram seus graus acadêmicos”.

Na opinião do professor, os cursos de Sociologia e Política e Biblioteconomia e Ciência da Informação da FESPSP estão entre os melhores do país. E, por isso, necessita de um arquivo que sustente este status. “Meu objetivo é claro: ajudar a construir uma das melhores bibliotecas do país, nas áreas de Humanas. Isso vai levar algum tempo, mas será feito. Ademais, o ritmo das doações é intenso”.

Até hoje, Caio Colombo já doou cerca de 800 livros e 250 DVDs para a biblioteca da FESPSP. Segundo ele, os títulos são escolhidos de acordo com o perfil do corpo docente da instituição, gerando uma relação direta ou indireta com os cursos oferecidos. 'Isso é possível porque conheço os professores e suas linhas de pesquisas e, também, porque fiz cinco pós-graduações na casa. Encontrar os materiais certos, para as disciplinas certas, é como uma 'caçada' ou 'expedição arqueológica'.


Mais do que ajudar no crescimento da biblioteca da FESPSP, o docente age também com o objetivo de semear uma cultura de envolvimento entre os estudantes e este espaço da instituição. “Espero que os professores e alunos descubram as novidades que estão esperando por eles. Nada é mais gratificante do que ver os alunos lendo os livros e assistindo aos documentários”.

 




Veja Mais

Mapa do site

FESPSP
Institucional
Biblioteca
Tecnologia
Pesquisa
Extensão
Eventos
FAQ
Estude na FESPSP
Graduação
Pós-Graduação
Cursos Extensão
Debates Contemporâneos
 
2ª via do boleto
Agência FESPSP
Artigos
Comunicado
Eventos
FESPSP na mídia
Notícias
Palestras
Publicações
Seminário FESPSP 2017
Contato
Fale Conosco
Trabalhe Conosco
Localização
Ouvidoria

FESPSP nas redes sociais

FESPSP - Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo

Rua General Jardim, 522
Vila Buarque - São Paulo - SP

11 3123 7800

© Copyright 2014 - FESPSP - Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo

by HKL

Dúvidas?

Nós ligamos para você!

Envie seus dados através do formulário abaixo e nossos atendentes entrarão em contato com você!