Notícias

Notícias


14/04/2015

Michel Dobry apresenta seu olhar sobre as crises e a legitimidade política

O Núcleo Brasil de Estudos Estratégicos (NBEE) da FESPSP convidou para o dia 14 de abril, às 19hs, Michel Dobry, professor da Universidade de Paris I (Sorbonne) para realizar a palestra A RELAÇÃO ENTRE CRISES E LEGITIMIDADE POLÍTICA.

O Núcleo Brasil de Estudos Estratégicos (NBEE) da FESPSP (Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo) convidou para o dia 14 de abril, às 19hs, Michel Dobry, professor da Universidade de Paris I (Sorbonne) para realizar a palestra A RELAÇÃO ENTRE CRISES E LEGITIMIDADE POLÍTICA.

Professor de Ciência Política na Université Paris 1 Panthéon-Sorbonne, Dobry é autor do livro clássico SOCIOLOGIA DAS CRISES POLÍTICAS, recentemente lançado no Brasil pelo Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia para Estudos sobre os Estados Unidos (INCT-INU), em parceria com a Editora Unesp foi convidado pelo Grupo Política e Estratégias do NBEE estará discutindo suas principais ideias frente às crises que o Brasil e o mundo estão vivenciando atualmente.

As principais ideias

Para Dobry, as crises políticas são como continuação das relações políticas rotineiras, mas com uma lógica própria e foca sua análise nas mobilizações que afetam as várias esferas de uma mesma sociedade de forma simultânea. Ele as trata não como imprevistos ou patologias, mas as vê como norma das relações sociais, reconhecendo que tais fenômenos possuem aspectos históricos, factuais ou acidentais e propõe uma reflexão sobre eles se concentrando na idealização de um esquema teórico que ultrapasse as singularidades para revelar suas dinâmicas características. O professor não pretende explicar os resultados nos quais as crises desembocam, seu interesse sistemático é por aquilo de que as crises políticas são feitas e o que se passa nelas.

Serviço

Palestra A RELAÇÃO ENTRE CRISES E LEGITIMIDADE POLÍTICA
Palestrante: Michel Dobry
Data: 14 de abril de 2015
Horário: 19 horas
Local: Auditório FESPSP – Rua General Jardim, 522 – Vila Buarque – São Paulo (SP)
Evento gratuito e aberto

Sobre o palestrante

Michel Dobry, cientista político e sociólogo francês, ex-diretor de Política de Análise de Sistemas de Laboratório (agora ISP), CNRS e professor da Universidade de Paris 1 Panthéon-Sorbonne . Dobry também é membro do conselho editorial das Francesa Avaliação Ciência Política . Desde os anos 1980, ele desenvolveu uma sociologia das crises políticas. Sua área de interesse são os fenômenos políticos, incluindo o fascismo e Frente Nacional. Em 2003, ele publicou um importante grupo sobre estas questões chamado O Mito do fascismo França Livre que também contribuem vários especialistas como o de Bruno Goyet , Didier Leschi , Gisèle Sapiro , Annie Collovald , Robert O. Paxton , Violaine Roussel , Zeev Sternhell e Brian Jenkins.

 




Veja Mais

Mapa do site

FESPSP
Institucional
Biblioteca
Tecnologia
Pesquisa
Extensão
Eventos
FAQ
Estude na FESPSP
Graduação
Pós-Graduação
Cursos Extensão
Debates Contemporâneos
 
2ª via do boleto
Agência FESPSP
Artigos
Comunicado
Eventos
FESPSP na mídia
Notícias
Palestras
Publicações
Seminário FESPSP 2017
Contato
Fale Conosco
Trabalhe Conosco
Localização
Ouvidoria

FESPSP nas redes sociais

FESPSP - Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo

Rua General Jardim, 522
Vila Buarque - São Paulo - SP

11 3123 7800

© Copyright 2014 - FESPSP - Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo

by HKL

Dúvidas?

Nós ligamos para você!

Envie seus dados através do formulário abaixo e nossos atendentes entrarão em contato com você!