Notícias

Notícias


Livros

07/06/2014

Maria das Almas no Brasil colônia é Antígona em releitura de clássico de Sófocles

O professor Rodrigo Estramanho de Almeida, pesquisador e docente da Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo (FESPSP), lança obra ficcional que faz a releitura de drama clássico ambientado no Brasil colonial.

O professor Rodrigo Estramanho de Almeida, pesquisador e docente da Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo (FESPSP), lança obra ficcional, MARIA DAS ALMAS, que faz a releitura da peça Antígona, drama clássico de Sófocles, ambientado no Brasil colônia.

O sociólogo e pesquisador Rodrigo Estramanho de Almeida, autor de A realidade da Ficcção (2013), baseada em sua dissertação de mestrado, já havia enveredado pelo universo ficcional com o livro infantil Aprendendo sobre as diferenças (2005), retoma sua verve literária elaborando o drama Maria das Almas, uma adaptação livre da peça Antígona de Sófocles.

A realidade na ficção são temas das reflexões e estudos acadêmicos deste intelectual. Sociólogo interessado no Brasil encontra na literatura um espaço para traduzir suas análises sobre questões sociais e políticas neste drama que, segundo o autor, reconta os dilemas humanos em todos os tempos, cheios de amor, ódio, morte e vida.

Lançamento e noite de assinaturas será no próximo dia 10 de junho (terça-feira), na Livraria Martins Fontes da Av. Paulista

Serviço

Evento: Lançamento da obra MARIA DAS ALMAS de Rodrigo Estramanho de Almeida
Data: 10 de junho de 2014
Horário: 19h às 21h30
Local: Livraria Martins Fontes – Avenida Paulista, 509 (próximo a estação de metrô Brigadeiro)

Sobre a Obra

Em Maria das Almas as personagens de Antígona, foram transformadas em tipos de uma hipotética civilização, vivendo nos trópicos, na era das primeiras colonizações. Dessa maneira é que Creonte, rei da história de Sófocles, virou Dom Creontino. No texto escrito antes de Cristo ele era da família de Édipo, personagem central da mitologia grega: aqui ele se fez parente de Dom Sebastião, figura conhecida da história e da mitologia de Portugal. Adaptação livre da Antígona, resulta numa obra repleta de cores e tons genuinamente brasileiros.

 

 

 

Sobre o autor

Rodrigo Estramanho de Almeida é bacharel em Sociologia e Política e mestre e doutorando em Ciências Sociais. Atualmente é professor na Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo (FESPSP) e pesquisador no Núcleo de Estudos em Arte, Mídia e Política da Pontifícia Universidade católica de São Paulo (PUC/SP). Publicou Aprendendo sobre as diferenças (Bookmix, 2005) e
A realidade da Ficção (Alameda, 2013).

 

 

Ficha Técnica

Título: Maria das Almas
ISBN: 9788565358828
Acabamento: Brochura
Formato: 16x23
Preço: 40,00
 




Veja Mais

Mapa do site

FESPSP
Institucional
Biblioteca
Tecnologia
Pesquisa
Extensão
Eventos
FAQ
Estude na FESPSP
Graduação
Pós-Graduação
Extensão
Debates Contemporâneos
 
2ª via do boleto
Agência FESPSP
Artigos
Comunicado
Eventos
FESPSP na mídia
Notícias
Palestras
Publicações
Seminário FESPSP 2017
Contato
Fale Conosco
Trabalhe Conosco
Localização
Ouvidoria

FESPSP nas redes sociais

FESPSP - Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo

Rua General Jardim, 522
Vila Buarque - São Paulo - SP

11 3123 7800

© Copyright 2014 - FESPSP - Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo

by HKL

Dúvidas?

Nós ligamos para você!

Envie seus dados através do formulário abaixo e nossos atendentes entrarão em contato com você!