Notícias

Notícias


Lançamento de Livro

25/04/2017

Livro analisa a educação brasileira na Era Vargas

Ensino escolar das décadas de 1930 e 1940 é discutido no trabalho do Prof. Ms. Derick Casagrande Santiago.

Pesquisa sobre a educação escolar brasileira quanto à formação da classe operária nacional durante o governo Vargas (1930-1945), realizada pelo Prof. Ms. Derick Casagrande Santiago, da FESPSP (Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo), em sua dissertação de mestrado na Universidade de São Paulo (USP), foi publicada pela editora Novas Edições Acadêmicas.

O livro Disciplina escolar e disciplina fabril apresenta uma análise sobre o processo de modernização e de desenvolvimento do capitalismo nacional, considerando mudanças políticas, econômicas e sociais que suscitaram a elaboração de propostas para a educação escolar e implicaram na definição de sua diretriz, organização e dinâmica. 

Clique aqui para ser direcionado à página da publicação.

Confira o resumo do livro:

O estudo se propõe a refletir acerca da educação brasileira nas décadas de 1930 e 1940, debruça-se, especificamente, no ensino escolar quanto à formação da classe operária nacional durante o governo Vargas (1930-1945). O tema adquiria relevância pela preocupação com o sentido que se pretendia imprimir à formação da nova geração frente ao processo de modernização e de desenvolvimento do capitalismo nacional. A análise considera, nesse sentido, as mudanças políticas, econômicas e sociais que suscitaram a elaboração de propostas para a educação escolar e implicaram na definição de sua diretriz, organização e dinâmica. Destaca-se o papel exercido pelo Estado, a partir de seu caráter centralizador e intervencionista, como agente capaz de promover o projeto aspirado, estruturando o ensino considerado adequado àquela realidade em conformação. Além da organização da educação nacional, ressalta-se que, por um lado, exigia-se a formação de uma classe trabalhadora apta à produção sob a lógica racional do trabalho; por outro, pensava-se a formação de uma classe dirigente capaz de conduzir e coordenar as ações econômicas e também ocupar altos cargos hierárquicos na burocracia privada e estatal.

 




Veja Mais

Mapa do site

FESPSP
Institucional
Biblioteca
Tecnologia
Pesquisa
Extensão
Eventos
FAQ
Estude na FESPSP
Graduação
Pós-Graduação
Extensão
Debates Contemporâneos
 
2ª via do boleto
Agência FESPSP
Artigos
Comunicado
Eventos
FESPSP na mídia
Notícias
Palestras
Publicações
Seminário FESPSP 2017
Contato
Fale Conosco
Trabalhe Conosco
Localização
Ouvidoria

FESPSP nas redes sociais

FESPSP - Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo

Rua General Jardim, 522
Vila Buarque - São Paulo - SP

11 3123 7800

© Copyright 2014 - FESPSP - Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo

by HKL

Dúvidas?

Nós ligamos para você!

Envie seus dados através do formulário abaixo e nossos atendentes entrarão em contato com você!