Notícias

Notícias


Curso de Extensão

27/03/2017

Governos e políticas africanas são analisados em curso

FESPSP (Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo) oferece curso de extensão que explica o contexto político do continente. Aulas começam em abril.

A análise da África e da sua política interna envolve, invariavelmente, o estudo da governança das ideologias coloniais e pós-coloniais, a monopolização do poder político e econômico, a resistência popular ao poder, e as convergências e fraturas no sistema internacional. Esse contexto pode ser visto no curso de extensão Políticas Africanas, que iniciará no dia 4 de abril de 2017, na FESPSP (Fundação Escola de Sociologia e Política). “Estudamos nas aulas, do ponto de vista teórico e empírico, o governo e a política na África, com foco nos estados da África subsaariana”, explica o Prof. Dr. Mathias Alencastro, docente do curso. 
 
Durante os encontros, que ocorrerão nas terças-feiras, os alunos adquirirão conhecimentos que os tornarão capazes de considerar as teorias da análise da política africana, de desagregar os elementos de governança e política dos estados africanos debaixo do Saara, de debater as semelhanças e diferenças da política dos países estudados, além de considerar abordagens normativas da política africana e contemplar alternativas para o futuro.
 
Alencastro explica que as formações políticas rurais e urbanas também são apresentadas em sala, inclusive em suas expressões na literatura, cultura, religião, crime e tecnologia. “Um dos nossos objetivos é que o aluno seja capaz de estabelecer uma ligação entre a política africana e desenvolvimentos a nível continental, no contexto de pressões internacionais e da economia política global”.
 
As aulas são voltadas a pesquisadores, bibliotecários, alunos de graduação e pós-graduação, especialmente bacharéis em Ciências Sociais, Pedagogia, Biblioteconomia, Ciências da Informação, História, Geografia, Jornalismo, Letras, Artes, Filosofia, Comunicação, Psicologia, Educação e Serviço Social. Voltado, também, a professores das diversas áreas de saber e níveis de ensino. Mais informações pelo telefone 3123-7800 ou 3123-7823 ou pelo e-mail extensao@fespsp.org.br
 
Serviço
Curso de Extensão: Políticas Africanas 
Local: Campus FESPSP – Rua General Jardim, 522 – Vila Buarque, São Paulo - SP
Período: 4 de abril a 23 de maio de 2017
Horário: Terça, das 19h às 22h30
Carga Horária: 32 horas
Docentes: Prof. Dr. Mathias Alencastro
 
Sobre Mathias Alencastro 
Pesquisador associado do Centro de Investigação em Sociologia Econômica e das Organizações, Instituto Superior de Economia e Gestão, Lisboa, Portugal. Pesquisador especialista em economia política brasileira, relações Brasil-África, e na política dos recursos naturais na África de língua portuguesa. Doutor em ciência política pela Universidade de Oxford e mestre em história pela Universidade Sorbonne-Paris IV. Fluente em Português, Inglês e Francês. (Texto retirado da plataforma Lattes em 27/03/2017).
 
 



Veja Mais

Mapa do site

FESPSP
Institucional
Biblioteca
Tecnologia
Pesquisa
Extensão
Eventos
FAQ
Estude na FESPSP
Graduação
Pós-Graduação
Cursos Extensão
Debates Contemporâneos
 
2ª via do boleto
Agência FESPSP
Artigos
Comunicado
Eventos
FESPSP na mídia
Notícias
Palestras
Publicações
Seminário FESPSP 2017
Contato
Fale Conosco
Trabalhe Conosco
Localização
Ouvidoria

FESPSP nas redes sociais

FESPSP - Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo

Rua General Jardim, 522
Vila Buarque - São Paulo - SP

11 3123 7800

© Copyright 2014 - FESPSP - Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo

by HKL

Dúvidas?

Nós ligamos para você!

Envie seus dados através do formulário abaixo e nossos atendentes entrarão em contato com você!