Notícias

Notícias


Trabalho de Conclusão de Curso

05/12/2013

Gestão de bibliotecas comunitárias é tema de TCC

Amanhã, dia 6/12, Grazielli de Moraes Silva, aluna do curso de Biblioteconomia e Ciência da Informação da Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo (FESPSP) apresentará o TCC Modelo de Gestão de Bibliotecas Comunitárias, às 10hs, na sala 51.

Amanhã, dia 6/12, Grazielli de Moraes Silva, aluna do curso de Biblioteconomia e Ciência da Informação da Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo (FESPSP) apresentará o TCC Modelo de Gestão de Bibliotecas Comunitárias, às 10hs, na sala 51.

Orientada pela professora Carla Regina Mota Alonso Diéguez, Grazielli de Moraes Silva apresentará o estudo Modelo de Gestão de Bibliotecas Comunitárias, a banca será composta pelas professoras Tânia Callegaro e Evanda Verri Paulino, a apresentação será às 10hs na sala 51.

O tema de seu TCC reflete um dos motivos que a fez escolher a biblioteconomia e ciência da informação como área de atuação. “No ensino fundamental, eu fugia da aula para ajudar a tia da biblioteca, eu amava ler, os anos foram passando e quando chegou o difícil momento de escolher a profissão ainda estava indecisa, foi quando minha avó ouviu em um programa de rádio o apresentador falando do dia do bibliotecário e da biblioteconomia e gravou em fita cassete para eu ouvir, eu pesquisei mais sobre a área e me decidi”.

Leia o resumo do TCC

Diante às novas tecnologias de informação e comunicação, e ao rápido acesso e produção da informação que a sociedade atual vem passando, cria-se então indivíduos desinformados e totalmente alienados, principalmente na camada menos favorecida dessa sociedade. Além disso, devido a esses avanços tecnológicos, as informações perdem seu valor de uma forma muito rápida, e com isso, muitas obras passam a ser descartadas por determinados indivíduos. Nesse sentido, surgem então as bibliotecas comunitárias, imbuídas de auxiliar essa camada menos favorecida da sociedade. Entretanto, normalmente essas bibliotecas são criadas sem nenhum tipo de planejamento ou gerenciamento, devido ao fato de que são constituídas por “toda uma comunidade” e não contam com um modelo de gestão a esse tipo de biblioteca, o que acarreta muitas vezes seu insucesso. Sendo assim, esse trabalho tem o objetivo de servir como um manual às bibliotecas comunitárias, conceituando o que é a biblioteca comunitária e abordando aspectos desde sua criação até seu funcionamento, além de, apresentar experiências existentes e aplicação do modelo proposto.

 




Veja Mais

Mapa do site

FESPSP
Institucional
Biblioteca
Tecnologia
Pesquisa
Extensão
Eventos
FAQ
Estude na FESPSP
Graduação
Pós-Graduação
Cursos Extensão
Debates Contemporâneos
 
2ª via do boleto
Agência FESPSP
Artigos
Comunicado
Eventos
FESPSP na mídia
Notícias
Palestras
Publicações
Seminário FESPSP 2017
Contato
Fale Conosco
Trabalhe Conosco
Localização
Ouvidoria

FESPSP nas redes sociais

FESPSP - Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo

Rua General Jardim, 522
Vila Buarque - São Paulo - SP

11 3123 7800

© Copyright 2014 - FESPSP - Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo

by HKL

Dúvidas?

Nós ligamos para você!

Envie seus dados através do formulário abaixo e nossos atendentes entrarão em contato com você!