Notícias

Notícias


TCC Biblio

06/12/2017

Estudo verifica a ação política do órgão de representação profissional dos bibliotecários paulistas

André Felipe Meira da Silva, aluno de Biblioteconomia e Ciência da Informação do noturno, apresentará o TCC Conselho Regional de Biblioteconomia da 8ª região: um órgão de representação política? no dia 11/12, às 19h, na sala 64.

O trabalho procurou verificar se o papel do Conselho Regional de Biblioteconomia da 8ª região (CRB-8), também teria papel relevante na ação política como tem na representação profissional partir de publicações informativas do órgão, as agendas propostas e as ações realizadas. O TCC foi orientado pela professora Carla Regina Mota Alonso Diéguez e contará com a professora Maria das Merces Pereira Apóstolo e o professor Paulo Silvino Ribeiro.
 
RESUMO
 
Estuda-se a relação entre representação política e ação política no Conselho Regional de Biblioteconomia da 8ª região para entender o seu papel no engajamento da categoria. Ao longo da história ocorreram mudanças significativas no conceito de representação política, onde a sociedade procurou participar de forma coletiva das decisões que interferiam no cotidiano. Não podendo participar diretamente dessa construção, criaram mecanismos para ter representantes que pudessem exprimir suas vontades. Após a realização de revisão bibliográfica sobre a relevância da representação e definição das competências de cada tipo de organismo de representação, foi construído um breve histórico dedicado à biblioteconomia, aos movimentos associativos, e as entidades de classe com sede em São Paulo para compreender como a área se consolidou até o presente momento. Por fim, foi realizada a reunião e análise dos boletins informativos, Bob News e Revistas desenvolvidos pelas gestões do CRB-8 e por eles publicados para, a partir destes, esboçar um panorama sobre as principais ações políticas e agenda proposta aos bibliotecários. A relevância do CRB-8 como órgão de classe é afirmada, visto que, para o exercício do cargo profissional, é obrigatória a filiação. Mas conclui-se que as ações políticas desenvolvidas têm pouco alcance, que o CRB-8 pode exercer alguma representatividade, e que a sociedade exige uma postura clara, dinâmica e de maior atitude por parte dos bibliotecários.
 
Palavras chave: Representação política; ação política; CRB-8; classe profissional.
 
Serviço
 
TCC: Conselho Regional de Biblioteconomia da 8ª região: um órgão de representação política?
Autor: André Felipe Meira da Silva
Orientadora: Profa. Dra. Carla Regina Mota Alonso Diéguez
Banca: Profa. Esp.. Maria das Merces Pereira Apóstolo e Prof. Dr. Paulo Silvino Ribeiro
DAta: 11 de dezembro de 2017
Horário: 19h
Local: Campus FESPSP - Rua General Jardim, 522 - Sala 64 - Vila Buarque - São Paulo/SP
 



Veja Mais

Mapa do site

FESPSP
Institucional
Biblioteca
Tecnologia
Pesquisa
Extensão
Eventos
FAQ
Estude na FESPSP
Graduação
Pós-Graduação
Extensão
Debates Contemporâneos
 
2ª via do boleto
Agência FESPSP
Artigos
Comunicado
Eventos
FESPSP na mídia
Notícias
Palestras
Publicações
Seminário FESPSP 2017
Contato
Fale Conosco
Trabalhe Conosco
Localização
Ouvidoria

FESPSP nas redes sociais

FESPSP - Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo

Rua General Jardim, 522
Vila Buarque - São Paulo - SP

11 3123 7800

© Copyright 2014 - FESPSP - Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo

by HKL

Dúvidas?

Nós ligamos para você!

Envie seus dados através do formulário abaixo e nossos atendentes entrarão em contato com você!