Notícias

Notícias


19/06/2013

Estudo sobre relacionamento interpessoal e família será apresentado em evento Latino-americano

A professora Anna Silvia Rosal de Rosal, docente do curso de Administração da FESPSP, apresentará o trabalho SEGREDOS NO PROCESSO DE ADOÇÃO: UMA PRÁTICA A SER DESVELADA, em evento de pesquisa brasileiro e latino-americano, entre os dias 19 a 22/6 próximo.

A professora Anna Silvia Rosal de Rosal, docente do curso de Administração da Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo (FESPSP), apresentará o trabalho SEGREDOS NO PROCESSO DE ADOÇÃO: UMA PRÁTICA A SER DESVELADA, em evento de pesquisa brasileiro e latino-americano, entre os dias 19 a 22/6 próximo.


A professora Anna Silvia Rosal de Rosal, docente do curso de Administração da Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo (FESPSP), apresentará o trabalho SEGREDOS NO PROCESSO DE ADOÇÃO: UMA PRÁTICA A SER DESVELADA, no III Congresso Brasileiro de Pesquisa do Relacionamento Interpessoa e I Encontro Latino-americano sobre Família e Relacionamento Interpessoal, entre os dias 19 a 22/6 em Vitória (ES).
Este estudo, realizado em co-autoria com a pesquisadora Isabel Bernardes Ferreira, procura entender como o processo de adoção, no Brasil, tem sido utilizado como meio para constituir ou ampliar uma família.


Resumo:

Com o advento o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), em 1990, a filiação por adoção foi equiparada à filiação biológica assegurando-lhe caráter irrevogável e atribuindo ao adotado a condição de filho, com direitos e deveres iguais. Contudo, as mudanças legais não encerraram o preconceito e os temores em torno da filiação adotiva. É comum pais adotivos sentirem-se inseguros sem o vínculo biológico com a criança, temendo o abandono por parte dela e, ainda, um possível interesse pelo resgate de sua história. Diante desta complexa trama de relacionamentos familiares, o presente estudo buscou compreender, por meio de revisão bibliográfica, quais as motivações das famílias adotantes em manter em segredo o processo de adoção e, por que alguns especialistas, ainda citam como estratégia aguardar o melhor momento para fazer a “revelação” da história de origem da criança. A investigação deste tema se faz importante, pois as intensas transformações que marcam o cenário da adoção são reflexos da sociedade contemporânea e devem ser levadas em consideração na elaboração e execução de políticas públicas. Palavras-chave: adoção, segredo, relações familiares.

Atividade: Comunicação Oral
Título: Segredos no processo de adoção: uma prática a ser desvelada
Autor(es): Isabel Bernardes Ferreira e Anna Silvia Rosal de Rosal
Palavras-Chave: adoção, segredo, relações familiares

 




Veja Mais

Mapa do site

FESPSP
Institucional
Biblioteca
Tecnologia
Pesquisa
Extensão
Eventos
FAQ
Estude na FESPSP
Graduação
Pós-Graduação
Cursos Extensão
Debates Contemporâneos
 
2ª via do boleto
Agência FESPSP
Artigos
Comunicado
Eventos
FESPSP na mídia
Notícias
Palestras
Publicações
Seminário FESPSP 2017
Contato
Fale Conosco
Trabalhe Conosco
Localização
Ouvidoria

FESPSP nas redes sociais

FESPSP - Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo

Rua General Jardim, 522
Vila Buarque - São Paulo - SP

11 3123 7800

© Copyright 2014 - FESPSP - Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo

by HKL

Dúvidas?

Nós ligamos para você!

Envie seus dados através do formulário abaixo e nossos atendentes entrarão em contato com você!