Notícias

Notícias


Produção Acadêmica

11/12/2016

Estudo propõe o uso de cores na organização da biblioteca escolar

O TCC A cor faz o olhar: o uso das cores na biblioteca escolar, da estudante OSCAR GONÇALVES CAIADO, orientado pelo professor Wanderson Scapechi, será apresentado às 11h no dia 13/12, na sala 64.

RESUMO
 
As Categorias são representações de realidade, subjacente ao intuito de transformá-la em conhecimento.  Partimos da perspectiva do usuário para facilitar a compreensão da Classificação colorida e sua aplicabilidade para a biblioteca escolar. Baseamo-nos na experiência de pensamento que é estética, uma abstração da realidade e a sua representação em outra coisa.  Os signos e símbolos substituem coisas experimentáveis. Sugerimos o uso de cor na placa de sinalização das estantes, para indicarmos especificamente a que seja associada aos grandes assuntos. As cores funcionam nas sintaxes e nas relações taxionômicas como organizadoras, chamando a atenção, destacando, criando percepção, hierarquizando informações e direcionando a leitura. Assim como nas relações semânticas ambientam, simbolizam, conotam e denotam. Para saber com qual cor inexistente o leitor se conecta referenciamos diversos instrumentos. O principal resultado da Placa de Sinalização é o entendimento do contraste, o uso de duas ou mais cores. A escolha da cor na documentação científica do registro impõe-se por    precisão.  Entender luz e cor é necessidade dos bibliotecários.  A cor é definida como característica de qualquer objeto em termos de matiz, luminosidade e saturação.  Hoje elas são classificadas, catalogadas, acessíveis e utilizadas de todas as formas. A Classificação por cores pelo bibliotecário pode ser um dos instrumentos de recuperação da informação.   A biblioteca é um ambiente onde o sistema de sinalização proporciona interação do usuário com  a informação. Comunicação visual é um conjunto de técnicas que busca eficácia na transmissão de mensagens.  A placa de sinalização pode ser utilizada para descrever   e esclarecer o significado de um sinal. O uso das cores facilitará o processo de aprendizagem.
 
Palavras-Chave: Biblioteca Escolar. Classificação bibliográfica por cores. Placa de sinalização. Design da Informação.
 
 
Serviço
 
TCC: A cor faz o olhar: o uso das cores na biblioteca escolar
Autor: OSCAR GONÇALVES CAIADO
Orientador: Wanderson Scapechi
Pareceristas: Maria das Merces Pereira Apóstolo  e Henrique Mariano Coimbra Ferreira
Data: 13 de dezembro de 2016
Horário: 11h
Local: Campus FESPSP – Rua General Jardim, 522 – Sala 64 - Vila Buarque – São Paulo/SP
 
 



Veja Mais

Mapa do site

FESPSP
Institucional
Biblioteca
Tecnologia
Pesquisa
Extensão
Eventos
FAQ
Estude na FESPSP
Graduação
Pós-Graduação
Cursos Extensão
Debates Contemporâneos
 
2ª via do boleto
Agência FESPSP
Artigos
Comunicado
Eventos
FESPSP na mídia
Notícias
Palestras
Publicações
Seminário FESPSP 2017
Contato
Fale Conosco
Trabalhe Conosco
Localização
Ouvidoria

FESPSP nas redes sociais

FESPSP - Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo

Rua General Jardim, 522
Vila Buarque - São Paulo - SP

11 3123 7800

© Copyright 2014 - FESPSP - Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo

by HKL

Dúvidas?

Nós ligamos para você!

Envie seus dados através do formulário abaixo e nossos atendentes entrarão em contato com você!