Notícias

Notícias


Publicação Acadêmica

14/12/2016

Estudo procura mostrar que as HQs podem estimular o hábito de leitura

O TCC Quadrinhos e a formação do leitor eterno, das alunas : PAMELA MUNHOZ DA CUNHA CASSIANO e PRISCILA DOS SANTOS LOURO GOMES, orientandas pela professora Carla Regina Mota Alonso Diéguez, será apresentado às 9h no dia 14/12, na sala 66.

Resumo

Trata-se de uma pesquisa elaborada para demonstrar como as HQs podem ser uma porta de entrada para a leitura e a formação do leitor, além de abordar sobre o ato de ler, o universo das histórias em quadrinhos e os seus diversos tipos de leitor. O principal objetivo deste trabalho é identificar a influência da leitura em quadrinhos na formação de leitores e como este hábito se conecta à prática de outras formas de leitura. Para alcançar este resultado, foi realizado uma pesquisa qualiquantitativa com os leitores de quadrinhos em dois eventos específicos de quadrinhos e cultura nerd. A pesquisa quantitativa foi realizada no evento Fest Comix (junho/2016) onde foram aplicados 143 questionários para estabelecer um perfil do leitor de quadrinhos. Com base neste resultado, foi realizada a pesquisa qualitativa no evento Anime Friends (julho/2016) onde foram realizadas 19 entrevistas que possibilitaram explorar os dados intrínsecos das respostas obtidas pela pesquisa quantitativa. Em ambas as pesquisas foram abordados adolescentes e adultos que possuem o hábito de leitura em quadrinhos. Conforme a análise das duas pesquisas pode-se verificar que o hábito leitor é adquirido pela socialização (família, amigos, grupos) e está relacionado a uma construção social, estimulado por pessoas, lugares e interação do indivíduo com o meio ao qual vive. Com base nesses dados, é possível dizer que a “formação do leitor eterno” se justifica, pois, o leitor de quadrinhos permanece com sua leitura durante toda a sua vida, sem restrição de idade, sendo permanente e contribuindo para a leitura de outras tipologias.

Palavras-chaves: História em quadrinhos.  Formação do leitor.  Ato de ler.  Leitor de quadrinhos.  Nona arte.  Arte sequencial.

Serviço
 
TCC: Quadrinhos e a formação do leitor eterno
Autor: PAMELA MUNHOZ DA CUNHA CASSIANO e PRISCILA DOS SANTOS LOURO GOMES
Orientador: Carla Regina Mota Alonso Diéguez
Pareceristas: José Mário Mendes de Oliveira  e Ivan Russef
Data: 14 de dezembro de 2016
Horário: 9h
Local: Campus FESPSP – Rua General Jardim, 522 – Sala 66 - Vila Buarque – São Paulo/SP




Veja Mais

Mapa do site

FESPSP
Institucional
Biblioteca
Tecnologia
Pesquisa
Extensão
Eventos
FAQ
Estude na FESPSP
Graduação
Pós-Graduação
Extensão
Debates Contemporâneos
 
2ª via do boleto
Agência FESPSP
Artigos
Comunicado
Eventos
FESPSP na mídia
Notícias
Palestras
Publicações
Seminário FESPSP 2017
Contato
Fale Conosco
Trabalhe Conosco
Localização
Ouvidoria

FESPSP nas redes sociais

FESPSP - Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo

Rua General Jardim, 522
Vila Buarque - São Paulo - SP

11 3123 7800

© Copyright 2014 - FESPSP - Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo

by HKL

Dúvidas?

Nós ligamos para você!

Envie seus dados através do formulário abaixo e nossos atendentes entrarão em contato com você!