Notícias

Notícias


TCC Biblio

06/12/2017

Estudo aponta quais são a novas competências para o bibliotecário no mercado de trabalho cada vez mais tecnológico

Regina Celia Marangoni Grein, aluna de Biblioteconomia e Ciência da Informação do matutino, apresentará o TCC O bibliotecário e a Web: o desenvolvimento de competências profissionais para novos espaços de atuação no dia 11/12, às 9h, na sala 65

O estudo procurou levantar as novas competências, habilidades e atitudes que o mercado de trabalho na web e na área tecnológica exigirão do profissional de biblioteconomia e ciência da informação. A orientação do trabalho foi do professor Wanderson Scapechi e os professores Francisco Lopes de Aguiar e Daniele Cristina Gonçalves Brener Pires farão parte da banca de arguição. 
 
RESUMO
 
Vivemos em um contexto de inovações tecnológicas, de expansão Web, onde a atual sociedade vive conectada todo o tempo. Buscou-se contextualizar a evolução tecnológica e seu impacto na profissão de bibliotecário, o objetivo deste trabalho foi identificar novas competências, habilidades e comportamentos atitudinais requeridos do profissional bibliotecário a partir da Web. Para tanto, a metodologia desse estudo seguiu os princípios da pesquisa exploratória, com a abordagem qualitativa, o levantamento bibliográfico serviu para o embasamento teórico, a técnica de pesquisa foi a aplicação de entrevistas a bibliotecários.  Foi feito um levantamento bibliográfico sobre o surgimento e evolução das tecnologias e das inovações tecnológicas no ambiente Web, bem como sobre o surgimento das bibliotecas e da profissão de bibliotecário. A Sociedade da Informação, as transformações ocorridas no mundo do trabalho e o desenvolvimento tecnológico avançado, exige dos profissionais bibliotecários desenvolvimento de novas competências. Foi discutido o conceito de competências e competências profissionais, que até recentemente era sinônimo de qualificação, mas competência sugere conhecimento em área específica e pressupõe uma ação para atingir resultados. Há grandes vantagens no mercado emergente para o profissional bibliotecário que optar por educação continuada e buscar especializações nas áreas da tecnologia. A análise das entrevistas demonstrou que todos os entrevistados apontaram para a necessidade do desenvolvimento de novas competências em relação a atuação na Web, e indicaram que há necessidade de desenvolver competências atitudinais como a mudança de modelo mental individual para adequação profissional ao contexto social atual.
 
Serviço
 
TCC: O bibliotecário e a Web: o desenvolvimento de competências profissionais para novos espaços de atuação
Autora: Regina Celia Marngoni Grein
Orientador: Prof. Ms. Wanderson Scapechi
Banca: Prof. Ms. Francisco Lopes de Aguiar e Profa. Ms. Daniele Cristina Gonçalves Brener Pires
Data: 11 de dezembro de 2017
Horário: 9h
Local: Campus FESPSP - Rua General Jardim, 522 Sala 65 - Vila Buarque - São Paulo/SP 
 
 



Veja Mais

Mapa do site

FESPSP
Institucional
Biblioteca
Tecnologia
Pesquisa
Extensão
Eventos
FAQ
Estude na FESPSP
Graduação
Pós-Graduação
Cursos Extensão
Debates Contemporâneos
 
2ª via do boleto
Agência FESPSP
Artigos
Comunicado
Eventos
FESPSP na mídia
Notícias
Palestras
Publicações
Seminário FESPSP 2017
Contato
Fale Conosco
Trabalhe Conosco
Localização
Ouvidoria

FESPSP nas redes sociais

FESPSP - Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo

Rua General Jardim, 522
Vila Buarque - São Paulo - SP

11 3123 7800

© Copyright 2014 - FESPSP - Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo

by HKL

Dúvidas?

Nós ligamos para você!

Envie seus dados através do formulário abaixo e nossos atendentes entrarão em contato com você!