Notícias

Notícias


10/12/2014

Estudo analisa o papel social do bibliotecário na educação

O TCC BIBLIOTECÁRIO EDUCADOR: POSSIBILIDADE DE ATUAÇÃO NO CONTEXTO DA BIBLIOTECA ESCOLAR, de André Carlos da Silva e Mariana de Paula Silva, orientandos da professora Valéria Valls, será apresentado no dia 10/12, às 10h30.

O TCC BIBLIOTECÁRIO EDUCADOR: POSSIBILIDADE DE ATUAÇÃO NO CONTEXTO DA BIBLIOTECA ESCOLAR, de André Carlos da Silva e Mariana de Paula Silva, orientandos da professora Valéria Valls, será apresentado no dia 10/12, às 10h30. Farão parte da banca os professores Evanda Paulino e Ivan Russeff.


O estudo, além de analisar o perfil social dos bibliotecários na biblioteca escolar, procurou discutir as funções inerentes à profissão, o papel de educador (um trabalho em conjunto com o corpo docente), a mediação da leitura e o apoio à pesquisa, assim como realizar parcerias com os professores, mostrando que a biblioteca escolar é o local mais adequado para a realização de ações que envolvam o processo pedagógico.

RESUMO DO TCC BIBLIOTECÁRIO EDUCADOR: POSSIBILIDADE DE ATUAÇÃO NO CONTEXTO DA BIBLIOTECA ESCOLAR

O estudo analisa o perfil e o papel social do bibliotecário na biblioteca escolar, tradicionalmente um de seus maiores nichos de atuação, bem como, apresenta breve panorama teórico sobre a pedagogia e a educação, enfatizando a escola, o professor e a leitura, e a importância da biblioteca escolar na formação dos alunos. Buscou-se, por meio de revisão de literatura, discutir três possibilidades de atuação do bibliotecário escolar em que desempenha, além das funções inerentes à profissão, o papel de educador: o trabalho em conjunto com o corpo docente, a mediação da leitura e o apoio à pesquisa.
Propõe a ideia de que tal profissional, baseada em uma dinâmica de trabalho específica, é um potencial educador, haja vista sua experiência no campo da mediação entre a informação e aqueles que a buscam, estando, dessa forma, apto a apresentar aos alunos às mais adequadas fontes informacionais para suas pesquisas. Além disso, expõe a noção de que a biblioteca pertencente a um grupo escolar deve essencialmente estar em evidência, estando o bibliotecário convocado a propor parcerias com o corpo docente, a participar de reuniões para elaboração de calendários do ano letivo e também mostrar que a biblioteca é o local mais adequado para a execução das múltiplas tarefas que envolvem o ensino.

Palavras-chave: Bibliotecário educador; Biblioteca escolar; Atuação profissional; Biblioteconomia e educação; Papel social do bibliotecário.


Serviço

TCC: BIBLIOTECÁRIO EDUCADOR: POSSIBILIDADES DE ATUAÇÃO NO CONTEXTO DA BIBLIOTECA ESCOLAR
Autores: André Carlos da Silva e Mariana de Paula Silva
Orientadora: Valéria Valls
Banca: Evanda Paulino e Ivan Russeff
Data: 10 de dezembro de 2014
Horário: 10h30
Local: Sala 54 do Campus FESPSP – Rua General Jardim, 522 – Vila Buarque


André Carlos da Silva e Mariana de Paula Silva


Sobre Valéria Martin Valls

Doutorado em Ciências da Comunicação (2005), Mestrado em Ciências da Comunicação (1998) e Graduação em Biblioteconomia e Documentação (1990) pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo - ECA/USP, além de extensão universitária em Docência pela Fundação Getúlio Vargas - FGV (2008). Coordenadora e docente do curso de graduação em Biblioteconomia e Ciência da Informação da Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo (FaBCI/FESPSP) e Coordenadora de curso e docente de pós-graduação da Escola Pós-Graduada da FESPSP (Núcleo de Ciência da Informação). Docente do MBA em Gestão Empresarial e Coaching (parceria FESPSP e SLAC). Primeira Tesoureira (Gestão 2014-2016) da ABECIN - Associação Brasileira de Educação em Ciência da Informação. Consultora associada em projetos ligados à gestão da qualidade, informação e conhecimento, além de atuar como palestrante nesses temas.

Sobre Evanda Aparecida Verri Paulino

Possui graduação em Curso de Biblioteconomia e Documentação pela Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo (1970). Professora titular das disciplinas Gestão de Serviços de Informação e Fundamentos de Biblioteconomia e Ciência da Informação; coordenadora do Setor de Estágio do Curso de Biblioteconomia e Ciência da Informação da Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo. Presidente da 15ª gestão - 2009/2011 do Conselho Regional de Biblioteconomia do Estado de São Paulo - 8ª Região. Tem experiência na área de Ciência da Informação, com ênfase em Biblioteconomia, atuando principalmente nos seguintes temas: biblioteca escolar, comunitária e especiais, diagnóstico e planejamento de Unidades de Informação, planejamento físico, centro de documentação e estágio curricular.

Sobre Ivan Russeff

Possui graduação em Letras pela Fundação de Educação e Cultura do ABC (1972), graduação em Ciências Jurídicas e Sociais pela Universidade Guarulhos (1982), mestrado em Educação: História, Política, Sociedade pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1994), doutorado em Educação: História, Política, Sociedade pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1999) e pós-doutorado em Educação, pela Faculdade de Educação da Unicamp (2006). Atualmente é assessor pedagógico da Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo (Fespsp), integrante de grupo de pesquisa da Universidade Estadual de Campinas (GPPE) e professor de Produção Textual da Faculdade de Biblioteconomia e Ciência da Informação da Fespsp.Tem experiência na área de Educação e Letras, com ênfase em Língua Portuguesa, Literatura Brasileira, Filosofia e História da Educação.




Veja Mais

Mapa do site

FESPSP
Institucional
Biblioteca
Tecnologia
Pesquisa
Extensão
Eventos
FAQ
Estude na FESPSP
Graduação
Pós-Graduação
Extensão
Debates Contemporâneos
 
2ª via do boleto
Agência FESPSP
Artigos
Comunicado
Eventos
FESPSP na mídia
Notícias
Palestras
Publicações
Seminário FESPSP 2017
Contato
Fale Conosco
Trabalhe Conosco
Localização
Ouvidoria

FESPSP nas redes sociais

FESPSP - Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo

Rua General Jardim, 522
Vila Buarque - São Paulo - SP

11 3123 7800

© Copyright 2014 - FESPSP - Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo

by HKL

Dúvidas?

Nós ligamos para você!

Envie seus dados através do formulário abaixo e nossos atendentes entrarão em contato com você!