Notícias

Notícias


Aula Aberta

21/07/2017

Direitos autorais e os desafios de trabalhar informação digital na contemporaneidade

Aula aberta do curso de pós-graduação em Gestão da Informação Digital, da FESPSP, realizada no dia 20 de julho discutiu o tema do ponto de vista do direito, da tecnologia e dos arquivos.

Entre as competências básicas do profissional que trabalha com a informação no século XXI, se destacam as que envolvem a interface para o usuário (arquitetura da informação) e o conteúdo disponibilizado, que por sua vez envolve a discussão sobre os direitos autorais em plataformas cada vez mais conectadas. Na aula aberta “Gestão da Informação Digital: Desafios contemporâneos”, realizada na última quinta-feira, 20 de julho, na FESPSP (Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo), que contou com a participação dos professores Charlley Luz, Maria Cristina Barboza e Fabiano Alves.

O desafio da era digital é o que foi proporcionado pelas novas tecnologias, explica o docente Charlley Luz. “Ao planejar um ambiente digital, possibilitamos experiências e mediação da informação com o usuário. Os avanços tecnológicos possibilitaram que a hierarquia nas redes sociais fosse transposta, surgindo assim novos fluxos de informação e novos processos de trabalho. A sociedade em redes permite que haja a promoção da cultura participativa e a integração, a geração de uma quantidade imensa de oportunidades e impele o valor e novos conhecimentos”, destaca o professor, acrescentando que essa possibilidade de rede impacta a nossa cultura no que diz respeito à velocidade da interação e da informação, pois, na realidade, sempre vivemos em rede, mesmo antes das tecnologias modernas.

As estruturas de redes possíveis também fora debatidas pelos docentes, três tipos foram destacados: a centralizada, a descentralizada e a distributiva. Sendo que, atualmente, estamos acostumados com a descentralizada, em que existem vários polos hierárquicos na configuração das relações. O professor Fabiano Alves destacou que o modelo distributivo, em que todos estão conectados, sem que haja locais que centralizam estas relações, é utilizado com sucesso pelo terrorismo e por isso é difícil resolver o problema Estado Islâmico.

Entender os requisitos para planejar o ambiente digital, propiciar a inovação (e empreendedorismo), estar preparado para o cliente 2.0, saber “tudo” sobre ambientes digitais e fazer parte da rede, são os maiores desafios do profissional que trabalha com informação, explica Charlley.

“Um dos objetivos da pós em Gestão da Informação Digital na FESPSP é que o aluno saia com uma visão mais gerencial. E isso inclui que o aluno esteja preparado m dos desafios que temos é como falar de direitos autorais nos dias atuais”, explica o professor Alves.

A diretora de projetos e docente do curso de pós-graduação da FESPSP, Maria Cristina Barboza, lembrou que a Lei n° 9610/98, que dispõe sobre Direitos Autorais, é do século passado, uma época em que não existiam as plataformas que hoje estão disponíveis, e se torna um grande desafio aplica-la. “Por mais que a Lei tenha sofrido alterações, ela ainda é defasada”, explica. A docente também explicou a história dos direitos autorais desde os tempos feudais e deu exemplos de como o conflito destes direitos ocorre na atualidade, quando as pessoas divulgam nas redes sociais fotos que não foram feitas por elas e também não há a devida autorização para publicação, e lembrou que quase toda utilização depende de autorização.

Na próxima terça-feira, 25 de julho, será realizada a aula aberta “PL 7920: queima de arquivo em tempos de república instável”, com a participação de Simone Fernandes, Malu Ferreira e Rachel Bueno e mediado por Charlley Luz. O encontro começará às 19h no auditório da FESPSP, mais informações e inscrições em: fespsp.org.br/pagina/aulaaberta.

 




Veja Mais

Mapa do site

FESPSP
Institucional
Biblioteca
Tecnologia
Pesquisa
Extensão
Eventos
FAQ
Estude na FESPSP
Graduação
Pós-Graduação
Extensão
Debates Contemporâneos
 
2ª via do boleto
Agência FESPSP
Artigos
Comunicado
Eventos
FESPSP na mídia
Notícias
Palestras
Publicações
Seminário FESPSP 2017
Contato
Fale Conosco
Trabalhe Conosco
Localização
Ouvidoria

FESPSP nas redes sociais

FESPSP - Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo

Rua General Jardim, 522
Vila Buarque - São Paulo - SP

11 3123 7800

© Copyright 2014 - FESPSP - Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo

by HKL

Dúvidas?

Nós ligamos para você!

Envie seus dados através do formulário abaixo e nossos atendentes entrarão em contato com você!