Notícias

Notícias


Biblioteconomia e Ciência da Informação

01/09/2017

Destruição documental será discutida em evento do CEDEM, da UNESP

Debate contará com a presença do Prof. Ms. Charlley Luz, da FESPSP.

Projeto de Lei propõe destruição do patrimônio documental
Tema será debatido no CEDEM, no próximo dia 13 de setembro, às 18h30
 
O CEDEM debaterá no próximo dia 13 de setembro um tema polêmico pautado pelo Projeto de Lei do Senado 146/2007, de autoria do parlamentar Magno Malta, conhecido como o projeto da “queima de arquivos.” Ele propõe a equivalência de documentos digitalizados aos seus respectivos originais, possibilitando, inclusive, a eliminação de originais não destinados à guarda permanente após a digitalização. Agora na Câmara dos Deputados, se aprovado, o PL com o número 7.920/2017 implicará em perdas para a história social, a memória, a justiça, entre outras áreas.
 
Para fortalecer a discussão sobre as consequências sociais desse PL, o Debate CEDEM intitulado Documentos originais: consequências sociais da “queima de arquivos” reunirá especialistas em arquivologia para dialogar com a audiência sobre as falhas técnicas e conceituais contidas no Projeto de Lei.
 
Um dos debatedores convidados, o arquivologista Charlley Luz, explica que “a digitalização de documentos a serem eliminados só funciona em ambientes onde há garantias de custódia e de aplicação da gestão arquivística”. Para ele, um problema conceitual básico do PL é igualar a informação contida no documento com o próprio documento.
 
Em artigo para a Revista Information Management Charlley destaca: “Documento atesta, é a verdade expressa,  resulta de uma ação realizada em um contexto que usou ou gerou tal documento. Já a informação é estruturação de dados e que podem representar uma modificação (quantitativa ou qualitativa) no conhecimento de um sistema ou pessoas. O projeto iguala a informação arquivística, ancorada na representação digital de um documento, com a capacidade de substituir ao original, desconsiderando a Diplomática, disciplina científica utilizada por diversas áreas como direito, história, documentação e arquivística”.
 
Se aprovado, o PL trará insegurança jurídica quando uma prova documental não puder ser considerada confiável. Nesse caso, como solucionar a dúvida se o documento digitalizado perdeu suas características de origem? “A destruição de originais põe fim à garantia de autenticidade dos documentos, afetando seu valor probatório,” argumenta Sonia Troitiño, coordenadora do CEDEM e que também fará parte da mesa de debate, junto com Marcelo Quintanilha, diretor técnico do Arquivo Público do Estado de São Paulo.
 
Sobre os debatedores
 
Prof. Dr. Marcelo Quintanilha – Graduado em História pela Universidade de São Paulo, bacharel em Comunicação Social pela Escola Superior de Propaganda e Marketing, com especializações em História pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo e em Arquivologia pela Associação dos Arquivistas de São Paulo. Possui doutorado em História Social pela Universidade de São Paulo e exerce o cargo de Diretor Técnico do Centro de Acervo Permanente do Arquivo Público do Estado de São Paulo, onde coordena diversos projetos na área de organização e descrição de acervos.
 
Prof. Me. Charlley Luz – É graduado em Arquivologia com mestrado em Ciência da Informação pela ECA-USP. Atua na área de organização da informação e como professor de pós-graduação em Gestão da Informação Digital e Descrição Arquivística e Gestão de Documentos Digitais da Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo. É sócio fundador da Feed Consultoria e Serviços de Marketing LTDA.
 
Profa. Dra. Sonia Maria Troitiño Rodrigues – Professora da Faculdade de Filosofia e Ciências da Unesp, Câmpus de Marília; Coordenadora do CEDEM; Presidente da Comissão de Avaliação de Documentos e Acesso (CADA), da Unesp, cuja meta final é a implementação de um sistema de arquivos na Universidade. Publicou artigos e livros nas áreas de arquivo e documentação, entre outros temas.
 
Debate CEDEM
Documentos originais: consequências sociais da “queima de arquivos”
Data e horário: 13/09/2017, 4ª feira às 18h30;
Local: Praça da Sé, 108 – 1º andar (metrô Sé);
Informações: (11) 3116–1701 / eventos@cedem.unesp.br
Inscrições gratuitas: http://www.cedem.unesp.br/#!/evento1
Transmissão on-line: www.tv.unesp.br/cedem
 
*Certificado de participação a ser retirado no evento
 
Assessoria de Comunicação do CEDEM, da Unesp



Veja Mais

Mapa do site

FESPSP
Institucional
Biblioteca
Tecnologia
Pesquisa
Extensão
Eventos
FAQ
Estude na FESPSP
Graduação
Pós-Graduação
Extensão
Debates Contemporâneos
 
2ª via do boleto
Agência FESPSP
Artigos
Comunicado
Eventos
FESPSP na mídia
Notícias
Palestras
Publicações
Seminário FESPSP 2017
Contato
Fale Conosco
Trabalhe Conosco
Localização
Ouvidoria

FESPSP nas redes sociais

FESPSP - Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo

Rua General Jardim, 522
Vila Buarque - São Paulo - SP

11 3123 7800

© Copyright 2014 - FESPSP - Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo

by HKL

Dúvidas?

Nós ligamos para você!

Envie seus dados através do formulário abaixo e nossos atendentes entrarão em contato com você!