Notícias

Notícias


Revista Alabastro

16/05/2014

Continuidades e rupturas nas constituições brasileiras de 1934 e 1937

O estudante de história Thiago Henrique Sampaio elaborou o seu artigo a partir de um estudo, entre a Constituição de 1934 e 1937, a fim de averiguar se houve ruptura e/ou continuidade, uma vez que ambas foram elaboradas sob o governo de Getúlio Vargas.

O estudante de história Thiago Henrique Sampaio elaborou o seu artigo a partir de um estudo comparado, entre a Constituição de 1934 e 1937, a fim de averiguar se houve ruptura e/ou continuidade, uma vez que ambas foram elaboradas sob o regime do mesmo governante, Getúlio Vargas. A Constituição de 1937, também conhecida como Polaca, foi promulgada no mesmo dia que se inicia o Estado Novo.

Artigo publicado na revista eletrônica Alabastro Ed. v.2, n.3

Por Thiago Henrique Sampaio

Resumo

O presente trabalho visa analisar em que medidas a Constituição de 1937 foi uma ruptura e/ou continuidade da Constituição de 1934, visto que ambas as constituições foram elaboradas sobre o regime do mesmo governante, no caso, Getúlio Vargas.

Texto completo

Thiago Henrique Sampaio é graduando do último ano do curso de História na Faculdade de Ciências e Letras da Unesp/Assis. Ele é bolsista pela FAPESP e desenvolve pesquisas na área de Imperialismo, Colonialismo, Discurso Político e Colonial, Portugal, Moçambique.

Sobre a revista eletrônica Alabastro

A ALABASTRO é uma publicação de cunho científico, com periodicidade semestral, organizada por estudantes do curso de Sociologia e Política da FESPSP. Sua finalidade é estimular a produção e a veiculação de conhecimento e aproximar os pesquisadores de diferentes instituições universitárias ao cotidiano das Ciências Sociais, por meio de artigos, resenhas, traduções científicas, análise de material audiovisual e produções poético-literárias, com temas vinculados às Ciências Humanas.


 




Veja Mais

Mapa do site

FESPSP
Institucional
Biblioteca
Tecnologia
Pesquisa
Extensão
Eventos
FAQ
Estude na FESPSP
Graduação
Pós-Graduação
Extensão
Debates Contemporâneos
 
2ª via do boleto
Agência FESPSP
Artigos
Comunicado
Eventos
FESPSP na mídia
Notícias
Palestras
Publicações
Seminário FESPSP 2017
Contato
Fale Conosco
Trabalhe Conosco
Localização
Ouvidoria

FESPSP nas redes sociais

FESPSP - Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo

Rua General Jardim, 522
Vila Buarque - São Paulo - SP

11 3123 7800

© Copyright 2014 - FESPSP - Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo

by HKL

Dúvidas?

Nós ligamos para você!

Envie seus dados através do formulário abaixo e nossos atendentes entrarão em contato com você!