Notícias

Notícias


Extensão FESPSP

03/01/2018

Conceitos da filósofa Judith Butler são discutidos em curso de férias na FESPSP

Curso de extensão universitária mostrará como a obra da norte-americana se tornou importante para entendermos as relações na modernidade.

A obra da filósofa norte-americana Judith Butler é indispensável para a compreensão das relações na modernidade, ao pensar gênero como um instrumento para a produção de uma teoria de ação política. No curso de extensão Introdução à Judith Butler: performatividade e políticas da FESPSP (Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo), com início em 29 de janeiro de 2018, o aluno será introduzido de maneira aprofundada à alguns conceitos chave da autora.

“Será possível compreender, a partir do percurso teórico, algumas formas de poder e de desigualdade que são socialmente produzidas, e que acabam por tornarem-se referências na configuração das políticas sociais, causando conflitos, intolerância e uma espécie de ética legitimadora de discursos e práticas violentas”, conta a professora Jacqueline Moraes Teixeira, docente do curso.

As aulas, que acontecerão de 29 de janeiro a 2 de fevereiro, das 19h às 22h30, abordarão conceitos como performatividade, visibilidade, violência e precariedade, para pensar os processos de subjetivação dos corpos, a dimensão públicas das subjetividades, o Estado moderno e os movimentos sociais. “De modo geral, propomos oferecer, a partir da leitura dirigida de alguns textos de Butler, um conjunto de instrumentos analíticos para a apreensão dos fenômenos políticos atuais”, explica a docente.

As aulas são voltadas a estudantes de humanidades, gestores públicos, privados e do terceiro setor, professores e interessados em geral. Voltado, também, a professores das diversas áreas de saber e níveis de ensino. Mais informações pelo telefone 3123-7800 ou 3123-7823 ou pelo e-mail extensao@fespsp.org.br.

Cursos de férias

A FESPSP está com uma programação especial nos cursos de extensão para o mês de janeiro. Confira aqui a programação e mais informações sobre os cursos de férias 2018.

Serviço
Curso de Extensão – Introdução à Judith Butler: performatividade e políticas
Local: Campus FESPSP – Rua General Jardim, 522 – Vila Buarque, São Paulo - SP
Período: 29 de janeiro a 2 de fevereiro de 2018.
Horário: Segunda a sexta, das 19h às 22h30.
Carga Horária: 20 horas
Docente: Profa. Ma. Jaqueline Moraes Teixeira

Sobre Jacqueline Moraes Teixeira

É doutoranda em Antropologia Social na Universidade de São Paulo (USP) onde obteve o título de mestre em Antropologia, tendo sido financiada pela Fapesp. Possui graduação em Ciências Sociais (USP) e graduação em Teologia (Faculdade Batista e Universidade Presbiteriana Mackenzie). Participa do grupo de estudos sobre Antropologia, Religião e Política tendo como tema de pesquisa a relação entre direitos reprodutivos e igrejas de tradição neopentecostal. É pesquisadora vinculada ao NAU-USP tendo como temática específica a religiosidade no contexto urbano, e ao Cebrap (Centro Brasileiro de Análise e Planejamento, onde desenvolve pesquisas sobre educação, religiões e gênero. Tem experiência na área de Antropologia, Antropologia da Religião e Antropologia Urbana, atuando principalmente nos seguintes temas: Religião, Gênero e Movimentos Sociais.




Veja Mais

Mapa do site

FESPSP
Institucional
Biblioteca
Tecnologia
Pesquisa
Extensão
Eventos
FAQ
Estude na FESPSP
Graduação
Pós-Graduação
Extensão
Debates Contemporâneos
 
2ª via do boleto
Agência FESPSP
Artigos
Comunicado
Eventos
FESPSP na mídia
Notícias
Palestras
Publicações
Seminário FESPSP 2017
Contato
Fale Conosco
Trabalhe Conosco
Localização
Ouvidoria

FESPSP nas redes sociais

FESPSP - Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo

Rua General Jardim, 522
Vila Buarque - São Paulo - SP

11 3123 7800

© Copyright 2014 - FESPSP - Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo

by HKL

Dúvidas?

Nós ligamos para você!

Envie seus dados através do formulário abaixo e nossos atendentes entrarão em contato com você!