Notícias

Notícias


Mobilidade Urbana

19/06/2013

Cientista político afirma que protestos são uma critica à mobilidade urbana que afeta principalmente jovens de classe média baixa

Aldo Fornazieri, cientista político e Diretor Acadêmico da Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo (FESPSP) em entrevista para a BBC comenta de quais formas a população se motiva a ir para as ruas para protestar contra o aumento da tarifa...

Aldo Fornazieri, cientista político e Diretor Acadêmico da Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo (FESPSP) em entrevista para a BBC comenta de quais formas a população se motiva a ir para as ruas para protestar contra o aumento da tarifa de transporte público.


A matéria é iniciada com a afirmação de que a sensação de ´mal-estar´ social contribui para a organização da onda de protestos em inúmeras cidades brasileiras. Segundo o cientista político “As manifestações refletem uma insatisfação sobre o modo sufocante de viver nas grandes cidades, cada vez mais hostis à população em geral. Isso cria uma espécie de uma anomalia social, uma sensação de não pertencimento. Para piorar, o poder público não está conseguindo garantir qualidade de vida aos moradores dos grandes centros urbanos'.


Aldo ainda afirma que a precariedade do transporte público afeta o jovem, em especial os de classe média baixa que muitas vezes precisa trabalhar e estudar e não tem outras formas de locomoção. Segundo o cientista político, essa situação angustia a juventude por fazer com ela não se veja representada nem por sindicatos, nem por associações estudantis já que estes estão relativamente satisfeitos e acomodados com suas conquistas anteriores.


Confira a matéria na íntegra.

 




Veja Mais

Mapa do site

FESPSP
Institucional
Biblioteca
Tecnologia
Pesquisa
Extensão
Eventos
FAQ
Estude na FESPSP
Graduação
Pós-Graduação
Extensão
Debates Contemporâneos
 
2ª via do boleto
Agência FESPSP
Artigos
Comunicado
Eventos
FESPSP na mídia
Notícias
Palestras
Publicações
Seminário FESPSP 2017
Contato
Fale Conosco
Trabalhe Conosco
Localização
Ouvidoria

FESPSP nas redes sociais

FESPSP - Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo

Rua General Jardim, 522
Vila Buarque - São Paulo - SP

11 3123 7800

© Copyright 2014 - FESPSP - Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo

by HKL

Dúvidas?

Nós ligamos para você!

Envie seus dados através do formulário abaixo e nossos atendentes entrarão em contato com você!