Notícias

Notícias


Parceria Acadêmica

30/03/2017

Centro Internacional Celso Furtado assina parceria com FESPSP

A FESPSP (Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo) assina termo de parceria com o Centro Internacional Celso Furtado e passa a integrar a mais importante rede de pensadores desenvolvimentistas da AL.

A aproximação com o Centro Internacional foi realizada através da Cátedra Celso Furtado da FESPSP, que resultou no termo de parceria assinado no dia 22 de março último, vai possibilitar a realização de pesquisas, interagir com uma rede de intelectuais, participar da agenda e da organização de debates públicos sobre estado e desenvolvimento no Brasil e na América Latina, explica o professor William Vella Nozaki, coordenador da Cátedra. “A FESPSP para ser a representação paulista do Centro, é a primeira instituição de ensino a integrar este centro que, além de ser responsável pelo acervo de Celso Furtado, reúne os importantes pensadores progressistas”. 

 
Sobre o Centro Internacional Celso Furtado de Políticas para o Desenvolvimento
 
O Centro Internacional Celso Furtado de Políticas para o Desenvolvimento, sediado no Rio de Janeiro, nasce de uma proposta para se tornar uma fonte irradiadora de projetos e políticas inovadoras no combate à fome, à pobreza e aos gargalos do desenvolvimento. O nome de Celso Furtado é homenagem a um dos maiores economistas do século XX, a quem se deve a compreensão de que as estruturas de poder e de produção precisam ser modificadas para que o desenvolvimento possa romper a lógica de dependência e da concentração da riqueza.
 
O objetivo do Centro, formulado no manifesto apresentado na Conferência de Helsinque, é aprofundar, sistematizar e formular projetos de investigação e pesquisa em torno dos temas cruciais do desenvolvimento do século XXI, ou documentar o desenvolvimento, estudar, formar, debater e propor iniciativas sobre desenvolvimento.
 
Para a consecução de seus objetivos o Centro, que abriga a biblioteca pessoal de Celso Furtado, vem formulando um conjunto de projetos, que abrangem desde bolsas de estudo e de pesquisa, a publicações, cursos de formação, debates sobre questões como as da reforma agrária, da educação e saúde pública no Brasil, programas como os que envolvem o desenvolvimento regional, especialmente da região Nordeste, e o estudo da economia dos países emergentes, nomeadamente a China, a Índia, a África do Sul, e da América Latina.
 
Sobre a Cátedra Celso Furtado
 
A Cátedra Celso Furtado é um núcleo de reflexões, estudos, análises e pesquisas dos fenômenos econômicos e políticos contemporâneos, em especial latino-americanos e brasileiros. O patrono, Celso Furtado, foi escolhido por sua inquestionável reputação acadêmica e pública e pelo intenso trabalho de análise e propostas para o desenvolvimento do Brasil.
 
Pesquisas acadêmicas integradas e interdisciplinares; seminários, debates, conferências e grupos de estudo; além da publicação de artigos sobre os temas relacionados à Estado, desenvolvimento, classes sociais e grupos de interesse e políticas públicas são algumas das atividades desenvolvidas pela Cátedra.
 
Com mais de 80 anos de criação, a FESPSP tem por missão promover atividades de ensino e pesquisa voltadas para a compreensão dos fenômenos sociais brasileiros, mediante estudos sobre o Estado, o desenvolvimento e as políticas públicas. A criação da Cátedra pretende corroborar com estes objetivos e expressam a vocação da FESPSP, bem como o seu contínuo esforço na institucionalização das Ciências Sociais no país. Atualmente a Cátedra é coordenada pelo professor de economia e ciência política William Nozaki. 
 
Prof. Dr. Angelo Del Vecchio, Presidente do Conselho Superior da FESPSP e ex-Senador Roberto Saturnino Braga, Diretor-Presidente do Centro Internacional Celso Furtado assinam termo de parceria.
 
(Da esquerda para direita) William Vella Nozaki, Coordenador da Cátedra Celso Furtado, Angelo Del Vecchio e Roberto Saturnino Braga.



Veja Mais

Mapa do site

FESPSP
Institucional
Biblioteca
Tecnologia
Pesquisa
Extensão
Eventos
FAQ
Estude na FESPSP
Graduação
Pós-Graduação
Extensão
Debates Contemporâneos
 
2ª via do boleto
Agência FESPSP
Artigos
Comunicado
Eventos
FESPSP na mídia
Notícias
Palestras
Publicações
Seminário FESPSP 2017
Contato
Fale Conosco
Trabalhe Conosco
Localização
Ouvidoria

FESPSP nas redes sociais

FESPSP - Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo

Rua General Jardim, 522
Vila Buarque - São Paulo - SP

11 3123 7800

© Copyright 2014 - FESPSP - Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo

by HKL

Dúvidas?

Nós ligamos para você!

Envie seus dados através do formulário abaixo e nossos atendentes entrarão em contato com você!