Notícias

Notícias


Evento Acadêmico

20/09/2017

As lutas e movimentos sociais sob o olhar das teorias políticas serão debatidas na FESPSP no dia 22

No dia 22/09 será realizado o 1º encontro - Grupo de Estudos sobre Classe Social e Organização (GECSO) das 17h às 22h, na sala 82 do Campus FESPSP.

Iniciativa dos alunos da pós-graduação em Estudos Brasileiros, da FESPSP (Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo), o Grupo de Estudos sobre Classe Social e Organização (GECSO), coordenado pela professora Cecília Turatti fará seu primeiro encontro na próxima sexta-feira, 22 de setembro de 2017, para discutir as lutas e movimentos sociais a partir do olhar dos clássicos teóricos.

Saiba mais sobre o GECSO:
 
A história do Brasil é marcada por algumas recorrências: golpes de Estado, política de privilégios, onipresença de uma elite agrária, símbolos em disputa. Estas e outras caracterizações sobre nossa condição e formação constituem o que, não apenas academicamente, mas também cotidianamente se vive, como o signo do atraso.
 
A herança que nos cabe pode ser reinterpretada no atual contexto, em que se impõe a luta de classes cada vez mais desvelada, a partir do uso deliberado de mecanismos jurídicos em favor de grupos específicos e trocas de favores entre velhos personagens, culminando num endurecimento das desigualdades sociais. Além disso, a (tradicional?) fragmentação da esquerda e, mais recentemente, das lutas e movimentos sociais, entre outros fatores, criam o clima propício para desmobilização e sentimento de impotência.
 
O que fazer? A quem recorrer? Perguntas frequentes entre cidadãos e cidadãs mais ou menos engajados (que começam a sentir o peso da inflação e das reformas), estudantes, militantes, trabalhadores. A proposta desse grupo de estudo é (re)ler os clássicos. Entendemos que Marx, Lênin, Trotsky, Rosa Luxemburgo, Gramsci, Lukács, Mészáros, Caio Prado Júnior, Carlos Nelson Coutinho, Werneck Vianna, Jacob Gorender fundadores e críticos das teorias políticas clássicas tem muito a contribuir sobre o entendimento de nossa história e de nosso momento. Convidamos a todos para recorrer aos clássicos como forma de coletivamente reconstruir a reflexão cotidiana e nos situarmos na conjuntura política atual.
 



Veja Mais

Mapa do site

FESPSP
Institucional
Biblioteca
Tecnologia
Pesquisa
Extensão
Eventos
FAQ
Estude na FESPSP
Graduação
Pós-Graduação
Extensão
Debates Contemporâneos
 
2ª via do boleto
Agência FESPSP
Artigos
Comunicado
Eventos
FESPSP na mídia
Notícias
Palestras
Publicações
Seminário FESPSP 2017
Contato
Fale Conosco
Trabalhe Conosco
Localização
Ouvidoria

FESPSP nas redes sociais

FESPSP - Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo

Rua General Jardim, 522
Vila Buarque - São Paulo - SP

11 3123 7800

© Copyright 2014 - FESPSP - Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo

by HKL

Dúvidas?

Nós ligamos para você!

Envie seus dados através do formulário abaixo e nossos atendentes entrarão em contato com você!