Notícias

Notícias


Em Movimento

03/07/2013

Artigo escrito em 2012, antecipava as últimas manifestações de rua

O sociólogo Rafael Balseiro Zin, formado pela Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo (FESPSP) apresentou em evento internacional, um artigo que analisa os primeiros sinais de mobilização que culminaram com os atuais movimentos de rua.

O sociólogo Rafael Balseiro Zin, formado pela Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo (FESPSP) apresentou em evento internacional, um artigo que analisa os primeiros sinais de mobilização que culminaram com os atuais movimentos de rua.

Um ano antes dos recentes acontecimentos, o Grupo de Estudos Republicanos da Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo (FESPSP), coordenado pelo Prof. Dr. Aldo Fornazieri, Diretor Acadêmico, já problematizava as questões que envolviam a crise da democracia representativa, à luz das manifestações que tomavam as ruas na cidade de São Paulo na época, tais como o Churrasco da Gente Diferenciada, a Marcha das Vadias, a Marcha Contra Corrupção, o Ocupa-Acampa Sampa, a polêmica Marcha da Maconha, entre diversos outros protestos

Foi a partir do debate dessas manifestações no Grupo de Estudos que Rafael Balseiro Zin, sociólogo formado pela FESPSP, desenvolveu o artigo O DISCURSO QUE ANTECEDE A EXCLAMAÇÃO: A CRISE DA REPRESENTATIVIDADE E AS “NOVAS” FORMAS DE PARTICIPAÇÃO POLÍTICA NA CIDADE DE SÃO PAULO, apresentado no VI Congresso Latino-Americano de Ciência Política, organizado pela Associação Latino-Americana de Ciência Política (Alacip), que aconteceu na cidade de Quito, Equador, entre os dias 12 e 14 de junho do ano passado. “Até então, ainda que não tivesse muitas certezas, já havia percebido a importância que as novas Tecnologias de Informação e de Comunicação, as chamadas TICs, tinham no processo de mobilização e organização dos eventos que vinham acontecendo. Mas jamais poderia prever a dimensão que tais protestos assumiriam nos recentes protestos de rua”.

Hoje, por conta dos encontros e discussões que acontecem no interior do Grupo de Pesquisa em Ciberativismo, também na FESPSP, sob a coordenação do Prof. Dr. Rafael Araújo, coordenador do curso de Sociologia e Política, é possível perceber com outros olhos esses fenômenos, explica o sociólogo. “E uma coisa é certa: a rápida mobilização e organização dos recentes protestos, que atraíram milhares de manifestantes nas principais capitais do país e demais cidades, em junho de 2013, somente se tornou possível por conta da articulação em rede, a partir da internet”.

Rafael pretende, com o apoio do Grupo, avançar com as pesquisas relacionadas ao tema, inclusive para avaliar quais serão os reais impactos que essas mobilizações podem gerar no que diz respeito à formulação de políticas públicas efetivas. “Esta é a linha de estudos do Grupo de Pesquisa, a influência e relevância do ciberativismo na construção de política públicas que atendam e beneficiem a sociedade”.

Rafael Balseiro Zin é bacharel em Sociologia e Política (2012), formado pela Escola de Sociologia e Política de São Paulo (FESPSP), e bacharel em Design Gráfico (2007), formado pela Escola de Belas Artes de São Paulo. Atualmente é estudante nos cursos de pós-graduação em Estudos Brasileiros: Sociedade, Educação e Cultura e em Assessoria Parlamentar e Capacitação Política, ambos FESPSP. Tem experiência nas áreas de Ciências Sociais e Estudos Culturais, apresentando pesquisas acadêmicas em congressos nacionais e internacionais, atuando, principalmente, com os seguintes temas: sociologia da cultura, pensamento social brasileiro, cultura brasileira, cultura política, arte e política, políticas culturais e literatura afro-brasileira.

Leia o artigo O DISCURSO QUE ANTECEDE A EXCLAMAÇÃO: A CRISE DA REPRESENTATIVIDADE E AS “NOVAS” FORMAS DE PARTICIPAÇÃO POLÍTICA NA CIDADE DE SÃO PAULO

 




Veja Mais

Mapa do site

FESPSP
Institucional
Biblioteca
Tecnologia
Pesquisa
Extensão
Eventos
FAQ
Estude na FESPSP
Graduação
Pós-Graduação
Extensão
Debates Contemporâneos
 
2ª via do boleto
Agência FESPSP
Artigos
Comunicado
Eventos
FESPSP na mídia
Notícias
Palestras
Publicações
Seminário FESPSP 2017
Contato
Fale Conosco
Trabalhe Conosco
Localização
Ouvidoria

FESPSP nas redes sociais

FESPSP - Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo

Rua General Jardim, 522
Vila Buarque - São Paulo - SP

11 3123 7800

© Copyright 2014 - FESPSP - Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo

by HKL

Dúvidas?

Nós ligamos para você!

Envie seus dados através do formulário abaixo e nossos atendentes entrarão em contato com você!