Notícias

Notícias


TCC Biblio

07/12/2017

Aplicação de Design Thinking ajuda ampliar a frequência e integrar os usuários de bibliotecas conclui pesquisa

Laís da Silva Oliveira e Maria Vitória Santos Gonçalves, alunas do curso de Biblioteconomia e Ciência da Informação do matutino, apresentarão o TCC Design Thinking: uma nova abordagem para bibliotecas, no dia 13/12, às 10h, na sala 64.

O estudo procura apresentar o Design Thinking (DT) como uma abordagem de inovação que pode motivar potenciais usuários a utilizar a biblioteca com maior frequência, uma vez que ajuda, a não só melhorar a qualidade de seus serviços e produtos, mas também disponibilizando os recursos disponíveis no equipamento cultural e mostrando que estão ao alcance dos seus frequentadores. O trabalho foi orientado pela professora Adriana Maria de Souza e contará com a participação das professoras Maria das Mercês Pereira Apóstolo e Valéria Martin Valls na banca como arguidoras.
 
RESUMO
 
Design Thinking (DT) ou ‘pensar design’ é uma abordagem de inovação recente que vem mudando o método de como as instituições se relacionam com seus clientes ao coloca-los no centro dos objetivos e pensar com e para eles melhorias através da empatia, prototipagem e testes a serem realizados até se chegar na solução e aprimoramento da abordagem surgida como uma vertente do design, a qual quem quer que queira utiliza-la não necessita ser um designer, apenas necessite que conheça bem a metodologia. Com o objetivo de identificar a contribuição do DT para a melhoria dos processos internos e externos das bibliotecas, em um espaço onde o usuário possa participar do processo de melhoria do espaço visando atender suas necessidades. Para isto são apresentadas a Biblioteca Pública de Chicago e Biblioteca Aarhus, na Dinamarca, onde aplicaram o processo de DT no exterior e apresentar a Biblioteca Telles, do Insper: Ensino Superior em Negócios, Direito e Engenharia aplicou no contexto brasileiro. A metodologia deste trabalho tem o caráter qualitativo, no qual é apresentado como a abordagem pode sim ajudar a biblioteca a melhorar a qualidade de seus serviços e produtos através da pesquisa de campo e revisão bibliográfica das áreas abordadas neste trabalho através dos principais teóricos e o uso de entrevistas. O desenvolvimento deste trabalho dividiu-se em três, possibilitando dar foco no design, biblioteca e design thinking, podendo então partir para o objeto de estudo central: design thinking para bibliotecas, na qual se mostra como uma abordagem de inovação que desconstrói a biblioteca da forma que é conhecida hoje. Chega-se então a conclusão de que o DT para biblioteca traz a desconstrução da ideia que se tem atualmente do espaço desta ferramenta cultural, focando no usuário e o trazendo para o processo de melhoria, empoderando-o com os recursos disponíveis e ideias, aproximando também usuários em potencial que não se sentem pertencentes a estes locais e passando, assim, a utilizar a biblioteca com maior frequência e se integrar ao lugar. Portanto, o DT pode ser utilizado para a solução de todos tipos de problemas, sejam desafios pequenos, médios ou grandes.
 
Palavras-chave: Design Thinking. Bibliotecas. Design. Inovação. Gestão de bibliotecas.
 
Serviço
 
TCC: Design Thinking: uma nova abordagem para bibliotecas
Autora: Laís da Silva Oliveira e Maria Vitória Santos Gonçalves 
Orientadora: Profa. Ms. Adriana Maria de Souza
Banca: Profa. Esp. Maria das Merces Pereira Apóstolo e Profa. Dra. Valéria Martin Valls
Data: 13 de dezembro de 2017
Horário: 10h
Local: Campus FESPSP - Rua General Jardim, 522 - Sala 64 - Vila Buarque - São Paulo/SP
 



Veja Mais

Mapa do site

FESPSP
Institucional
Biblioteca
Tecnologia
Pesquisa
Extensão
Eventos
FAQ
Estude na FESPSP
Graduação
Pós-Graduação
Extensão
Debates Contemporâneos
 
2ª via do boleto
Agência FESPSP
Artigos
Comunicado
Eventos
FESPSP na mídia
Notícias
Palestras
Publicações
Seminário FESPSP 2017
Contato
Fale Conosco
Trabalhe Conosco
Localização
Ouvidoria

FESPSP nas redes sociais

FESPSP - Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo

Rua General Jardim, 522
Vila Buarque - São Paulo - SP

11 3123 7800

© Copyright 2014 - FESPSP - Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo

by HKL

Dúvidas?

Nós ligamos para você!

Envie seus dados através do formulário abaixo e nossos atendentes entrarão em contato com você!