Notícias

Notícias


Aula Aberta

25/08/2017

Antropologia contemporânea será tema de discussão na FESPSP no dia 30 de agosto

O estado da arte das pesquisas de gênero na antropologia no Brasil serão discutidas na FESPSP (Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo) no próximo dia 30/08 (quarta-feira).

A palestra "Abordagens teórico-metodológicas e pesquisas de gênero na antropologia brasileira contemporânea" será o tema da aula aberta da cadeira de Antropologia I, ministrado pela Profa. Dra. Sônia Nussenzweig Hotimsky. A palestrante convidada é a Profa. Dra. Regina Facchini.
 
Serviço 
 
Palestra: Abordagens teórico-metodológicas e pesquisas de gênero na antropologia brasileira contemporânea
Local: Auditório da FESPSP - Rua General Jardim, 522 - 7o. andar - Vila Buarque - São Paulo
Horário: 19hs
Aberta ao público interessado
 
Sobre Regina Facchini
 
Graduada em Sociologia e Política pela Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo (1995), mestre em Antropologia Social (2002) e doutora em Ciências Sociais (2008) pela Universidade Estadual de Campinas. Atualmente é pesquisadora do Núcleo de Estudos de Gênero Pagu e professora do Programa de Doutorado em Ciências Sociais e do Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social, todos na UNICAMP. É editora dos Cadernos Pagu (2014-atual), pesquisadora do CNPq (Bolsista de Produtividade em Pesquisa Nível 2) e diretora regional sudeste da Associação Brasileira de Antropologia (2017-2018). Foi coordenadora do Comitê de Gênero e Sexualidade da Associação Brasileira de Antropologia (2015-2016), coordenadora da Área de Estudos de Gênero do Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais da Unicamp (2013-2016) e representante dos editores de Ciências Humanas no Comitê Consultivo SciELO Brasil (2014-2016). Tem experiência na área de Antropologia, com ênfase em Antropologia Urbana, atuando principalmente nos seguintes temas: cultura e política, movimentos sociais, gênero, sexualidade, homossexualidade e interseccionalidades. Atua, ainda, na área de Saúde Coletiva, especialmente nos seguintes temas: aids, sexualidade, gênero, saúde reprodutiva e políticas públicas. Publicou, entre outros, os seguintes livros: Sopa de Letrinhas? Movimento homossexual e produção de identidades coletivas nos anos 90 (Rio de Janeiro: Garamond, 2005); Política, Direitos, Violência e Homossexualidade. Pesquisa 9ª Parada do Orgulho GLBT ? São Paulo 2005, em co-autoria com Sérgio Carrara, Silvia Ramos e Júlio Assis Simões (Rio de Janeiro: CEPESC, 2006) e Na trilha do arco-íris: do movimento homossexual ao LGBT, em co-autoria com Júlio Assis Simões (São Paulo: Editora da Fundação Perseu Abramo, 2009).
 



Veja Mais

Mapa do site

FESPSP
Institucional
Biblioteca
Tecnologia
Pesquisa
Extensão
Eventos
FAQ
Estude na FESPSP
Graduação
Pós-Graduação
Extensão
Debates Contemporâneos
 
2ª via do boleto
Agência FESPSP
Artigos
Comunicado
Eventos
FESPSP na mídia
Notícias
Palestras
Publicações
Seminário FESPSP 2017
Contato
Fale Conosco
Trabalhe Conosco
Localização
Ouvidoria

FESPSP nas redes sociais

FESPSP - Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo

Rua General Jardim, 522
Vila Buarque - São Paulo - SP

11 3123 7800

© Copyright 2014 - FESPSP - Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo

by HKL

Dúvidas?

Nós ligamos para você!

Envie seus dados através do formulário abaixo e nossos atendentes entrarão em contato com você!