Notícias

Notícias


Biblioteconomia e Ciência da Informação

21/09/2017

21/09 - Dia da Bibliodiversidade!

A Agência FESPSP conversou com a estudante Julia Alves sobre a mobilização pela diversidade também nas bibliotecas e editoras.

Fonte de conhecimento e informação, as bibliotecas possuem uma função social de extrema relevância. É essencial a discussão acerca da valorização da diversidade também nesse ambiente de estudos e aprendizagem, por isso, no dia 21 de setembro é comemorado o Dia Internacional da Bibliodiversidade, que promove a diversidade na produção editorial e nos acervos disponibilizados aos leitores não apenas em bibliotecas, mas também em livrarias e demais locais que contam com publicações.

A pauta da bibliodiversidade é bem difundida no exterior, mas ainda pouco explorada no Brasil, segundo Julia Alves dos Santos, estudante de Biblioteconomia e Ciência da Informação da FESPSP (Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo), que pesquisa o tema há mais de um ano. “A bibliodiversidade está ligada à diversidade de títulos, assuntos, linhas editoriais, autores, idiomas e formatos. A multiculturalidade no Brasil se faz ainda mais necessária, valorizando assim, a diversidade nas bibliotecas”, explica.

Em sua pesquisa, Julia destaca que este conceito também é pouco explorado no âmbito acadêmico. “Com os avanços nas tecnologias de informação e comunicação, a concentração da produção editorial sob o ponto de vista do mercado e de grandes editoras torna necessário outro tipo de produção editorial”, aponta a pesquisadora, que é representante da sociedade civil no Conselho do Plano Municipal do Livro, Leitura, Literatura e Biblioteca de São Paulo, como suplente.

“Nasce então à necessidade de fomentar a bibliodiversidade no desenvolvimento de coleções possibilitando a mediação de diversas expressões culturais, isto é, o despertar pelo interesse da leitura. Este conceito defende a diversidade de expressões e culturas existentes, dando voz as minorias na sociedade e acessibilidade a todos os tipos de produções, seja ela qual for, sem nenhum tipo de exclusão ou censura, ao contrário, dando liberdade ao acesso dos leitores e a uma igualdade literária”, declara.

No dia 21 de setembro, assim como em todos os outros dias, é importante promover esse debate para que a biblodiversidade seja incentivada nas bibliotecas pelo país, principalmente as públicas. “A biblioteca pública dentro do território no qual está inserida desempenha um papel social muito importante de incentivar a leitura, permitir o acesso a herança cultural e a democratização ao disponibilizar em seu acervo o maior número de obras e a maior diversidade também se encaixando no conceito da bibliodiversidade”, conclui Julia Alves.

Saiba mais sobre Bibliodiversidade no site da Liga Brasileira de Editoras (Libre), clicando aqui.

Assista ao vídeo da organização internacional ElDíaB sobre a campanha de 2016:

Use as hashtags:

#Bibliodiversidade #FESPSP #Biblioteconomia




Veja Mais

Mapa do site

FESPSP
Institucional
Biblioteca
Tecnologia
Pesquisa
Extensão
Eventos
FAQ
Estude na FESPSP
Graduação
Pós-Graduação
Cursos Extensão
Debates Contemporâneos
 
2ª via do boleto
Agência FESPSP
Artigos
Comunicado
Eventos
FESPSP na mídia
Notícias
Palestras
Publicações
Seminário FESPSP 2017
Contato
Fale Conosco
Trabalhe Conosco
Localização
Ouvidoria

FESPSP nas redes sociais

FESPSP - Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo

Rua General Jardim, 522
Vila Buarque - São Paulo - SP

11 3123 7800

© Copyright 2014 - FESPSP - Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo

by HKL

Dúvidas?

Nós ligamos para você!

Envie seus dados através do formulário abaixo e nossos atendentes entrarão em contato com você!