Pós-Graduação

Pós-Graduação

MBA em PPP e Concessões

< voltar
As Parcerias Público-Privadas (PPPs), nos moldes como são conhecidas nos tempos atuais, foram concebidas no Reino Unido. O período era de crise econômica e importantes restrições orçamentárias. As PPPs tornaram-se alternativa para que o Estado mantivesse e incrementasse os investimentos em infraestrutura, fomentando o desenvolvimento econômico e social, atraindo o setor privado para parcerias em áreas onde a atuação do setor governamental não é necessariamente exclusiva e a escassez de recursos públicos permite o investimento e participação privada, oferecendo também novas experiências na gestão dos recursos, equipamentos e serviços públicos.
 
No Brasil, o estatuto das PPPs é ainda recente. Seu ordenamento jurídico iniciou-se em 2004 (Lei 11.079/2004). Nesse período, houve avanços na quantidade e qualidade de projetos de PPPs implementados pelos Estados e Municípios brasileiros. No entanto, percebe-se que há ainda muito a evoluir. Um dos principais gargalos para o amadurecimento deste mercado é a formação técnica de especialistas em Parcerias Público-Privadas.
 
A realização de projetos de PPPs e Concessões cria novos desafios para os gestores nas diferentes unidades federativas. Ao mesmo tempo que tais projetos trazem a possibilidade de agregar o capital privado para a realização de investimentos em infraestrutura, o alívio inicial nos cofres públicos pode se transformar em uma cilada fiscal de longo prazo, caso os projetos de PPPs não sejam pensados considerando a sustentabilidade fiscal futura. Também, questões relacionadas à transparência, gestão, eficiência e contratos, colocam desafios adicionais à administração pública, demandando conhecimento e ações estratégicas inovadoras.
 
Nesse contexto, a Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo - FESPSP, com sua longa tradição, importância histórica e conhecimento acumulado a partir dos estudos sobre o pensamento e formação social, política e econômica do Brasil, pode colaborar e contribuir para o desenvolvimento de projetos de PPPs e Concessões, oferecendo capacitação e formação de especialistas capazes de elaborar projetos de infraestrutura que atendam ao interesse coletivo e possam colaborar para a prestação de serviços públicos com qualidade, eficiência e transparência. Em parceria com a Rede PPP (Rede Intergovernamental para o Desenvolvimento das Parcerias Público-Privadas) e a LSE Enterprise, braço de educação executiva e consultoria da London School of Economics and Political Science (LSE), o MBA PPP e Concessões se propõe a ser uma iniciativa pioneira e que venha a contribuir signicativamente para a formação teórica, técnica e prática neste campo.
 
Módulo Executivo Internacional
London School of Economics and Political Science (LSE) e LSE Custom Programmes
A London School of Economics and Political Science (LSE) é uma das principais instituições de ensino do mundo, sendo um centro mundial de renome pela sua concentração de pesquisa e ensino em todo o espectro das Ciências Sociais, Políticas e Econômicas. A LSE é o lar de 18 Prêmios Nobel e 37 líderes globais por todo o mundo. A LSE Custom Programmes é o braço de educação executiva personalizada da LSE, formulando e implementando programas internacionais com base na considerável experiência de acadêmicos mundialmente reconhecidos da LSE em Economia, Política e Ciências Sociais.
 
Cooperação Institucional
RedePPP
A Rede Intergovernamental para o Desenvolvimento das Parcerias Público-Privadas (RedePPP) tem por finalidade promover ações necessárias à elaboração de políticas, fixação de diretrizes e harmonização de procedimentos e normas relacionadas às parcerias público-privadas, bem como promover a colaboração mútua entre os estruturadores e gestores públicos de PPP da Federação. Hoje, o grupo conta com mais de 50 membros, entre Estados, Municípios, Agências de Desenvolvimento e Bancos de Fomento. Mantém na área de capacitação grandes esforços para realizar ações de formação continuada.
 


clique para expandir
Diferenciais
O objetivo geral do MBA (Pós-Graduação) PPP e Concessões, modalidade Educação a Distância (EAD), a ser implementado pela FESPSP em parceria com a LSE Enterprise e a Rede PPP, é qualicar e/ou aprimorar prossionais que já compõem ou que venham a compor as equipes técnicas relacionadas a projetos de Parcerias Público-Privadas e Concessões, atuando na administração pública ou no setor privado, para o exercício de suas funções. Para isso, o curso é composto de conteúdos avançados, elaborados em colaboração com proeminentes docentes, especialistas e técnicos com experiência e dedicação no mercado brasileiro e internacional das PPPs. Os objetivos especícos do curso proposto são:
 
• Capacitar prossionais que estejam aptos a formular, implementar, monitorar e avaliar projetos de PPPs e Concessões, com vistas a mobilizar capital para projetos de infraestrutura econômica e social e para melhorar a qualidade da prestação dos serviços públicos.
• Proporcionar o desenvolvimento dos mecanismos de regulação a fim de garantir melhor prestação dos serviços e gestão dos contratos com maior eficiência, transparência e controle social.
• Proporcionar a interação de saberes, organizando o conhecimento acumulado na realização de projetos de PPPs no Brasil, comparando com as experiências internacionais em PPPs, em especial com a do Reino Unido.
• Dotar os prossionais de conhecimentos relativos à formação política do Brasil, compreendendo os processos de interação entre o público e o privado na formação das instituições brasileiras.
• Atender e alcançar prossionais das diferentes regiões brasileiras por meio das ferramentas de EAD e da parceria com a RedePPP.
Mercado de Trabalho
O público alvo do curso é constituído por profissionais, gestores e membros de equipes técnicas, que atuam ou estejam ingressando em atividades relacionadas ao universo das Parcerias Público-Privadas, concessões públicas e/ou regulação e controle dos serviços públicos, sendo os mesmos do setor governamental ou do setor privado.
Disciplina

Módulo 1 – Relações entre o Estado e a sociedade civil e a cultura política no Brasil (28 horas)

Módulo 2 – Conceitos Básicos (32 horas)

  • Introdução a Projetos de Infraestrutura
  • Implementação de Projetos de Infraestrutura
  • Estruturação de projetos de PPP/Concessão: experiência no Brasil e no Mundo

Módulo 3 – Planejamento de Projetos de Infraestrutura (60 horas)

  • Governança e Planejamento de Projetos
  • Legislação Aplicada às PPPs/Concessões
  • Finanças Públicas Aplicada às PPPs/Concessões

Módulo 4 – Estudos de Viabilidade Técnica, Econômica e Ambiental – EVTEA (64 horas)

  • Desenvolvimento dos Estudos de Viabilidade Técnica, Econômica e Ambiental (EVTEA)
  • Modelagem Econômico-Financeira de Projetos de PPP/Concessão

Módulo 5 – Regulação Econômica (32 horas)

  • Regulação Econômica de Infraestruturas
  • Decisões Regulatórias na Estruturação de PPPs/Concessões

Módulo 6 – Execução e Acompanhamento de Contratos (32 horas)

  • Acompanhamento de Contratos de PPP
  • Renegociação de Contratos de PPP

Módulo 7 – Tópicos Avançados em Modelagem Jurídica em PPPs e Concessões (60 horas)

Módulo 8 – Tópicos Avançados em Modelagem Econômico-Financeira em PPPs e Concessões (60 horas)

Módulo 9 – Atelier de Projetos / Metodologia de Elaboração de Projetos (12 horas)

Módulo 10 – Módulo Internacional na London School of Economics (40 horas)

Módulo presencial a ser realizado em Londres, Reino Unido. Combinará aulas expositivas na LSE com visitas técnicas a projetos de PPPs, órgãos públicos e empresas privadas. O curso será ministrado e certificado pela London School of Economics and Political Science (LSE), considerada uma das principais instituições de ensino do mundo.

 

* As disciplinas poderão sofrer pequenas alterações até e durante o início do curso.

Carga Horária: 420 horas/aula, sendo 380 horas/aula por meio de Educação à Distância (EAD) e 40 horas/aula presenciais no Módulo Internacional na LSE.

 

Conheça o Corpo Docente:  clique aqui

Processo Seletivo

O candidato deverá realizar a inscrição pelo site e aguardar o nosso contato para maiores informações sobre o processo seletivo. Contato para maiores informações através do telefone (11) 2639-7779 (LSE).


COMPARTILHE

Inscreva-se Coordenação
Coordenador Geral
Prof. Ms. Carlos Alexandre Nascimento (LSE Enterprise)
 
Coordenador Acadêmico
Prof. Dr. Moisés Marques (FESPSP)
 

Participam ainda do Comitê de Coordenação representantes da RedePPP e Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).

Início Previsto das Aulas
Segundo semestre de 2018

Inscrições:
Abertas

Investimento
R$ 45.000,00  incluso a participação no Módulo Internacional na London School of Economics and Political Science (LSE). Não estão inclusas as despesas com passagens aéreas e hospedagem em Londres.

Contratos corporativos com empresas, órgãos públicos ou empresas associadas de nossos parceiros (ABDIB, CBIC e ABDE) poderão contar com formas descontos e formas especiais de pagamento, a serem acordados diretamente com os organizadores do MBA e seus parceiros.

 

Contato para Informações
(11) 3123-7800 r. 838
 
 

 

Mapa do site

FESPSP
Institucional
Biblioteca
Tecnologia
Pesquisa
Extensão
Eventos
FAQ
Estude na FESPSP
Graduação
Pós-Graduação
Extensão
Debates Contemporâneos
 
2ª via do boleto
Agência FESPSP
Artigos
Comunicado
Eventos
FESPSP na mídia
Notícias
Palestras
Publicações
Seminário FESPSP 2017
Contato
Fale Conosco
Trabalhe Conosco
Localização
Ouvidoria

FESPSP nas redes sociais

FESPSP - Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo

Rua General Jardim, 522
Vila Buarque - São Paulo - SP

11 3123 7800

© Copyright 2014 - FESPSP - Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo

by HKL

Dúvidas?

Nós ligamos para você!

Envie seus dados através do formulário abaixo e nossos atendentes entrarão em contato com você!