Pesquisa
Instituto Walter Leser

O Instituto Walter Leser foi criado por decisão do Conselho Superior, em 1998, em reconhecimento ao eminente médico, que foi professor de estatística na Escola entre 1934 e 1946. Tem como objetivo introduzir na Escola o tema da saúde pública como objeto de pesquisa e ensino.

Os desafios da saúde nos motivam a propor o desenvolvimento de ações para que o IWL passe a ter vida e a contribuir para o estudo do tema. Ele é de repercussão global e, de particular importância no Brasil, que conseguiu construir um sistema de saúde universal, num momento em que outros países vinham reduzindo o papel do Estado em várias áreas, entre elas a da saúde.

É também tema articulado com o campo da sociologia e política, da administração e com a organização e disponibilização de informações, áreas de objeto dos cursos de graduação da Escola.

Para o próximo quinquênio (2021-2025) a proposta é que o Instituto se ocupe de três temas/áreas:

1. A saúde na Região Metropolitana de São Paulo (RMSP)
2. Saúde e Trabalho
3. A questão ambiental na RMSP e no Brasil.

 

Coordenação: Profª. Drª. Karina Barros Calife Batista - médica sanitarista, mestra e doutora em Medicina Preventiva pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP).

ACESSE O SITE
Destaques
Dossiê Covid no Trabalho Portal do projeto de pesquisa COVI-19 Como Doença Relacionada ao Trabalho, com seção de Perguntas & Respostas e painéis em homenagem às vítimas