Biblioteconomia e Ciência da Informação

O curso promove uma formação teórica e prática, com forte embasamento técnico e conhecimentos humanísticos, o que contribui para a formação de um profissional completo.

O projeto pedagógico baseia-se em uma integração disciplinar voltada para a prática e dispõe de recursos de educação à distância em ambiente virtual de aprendizagem que proporciona um espaço para complementação teórica e prática das disciplinas, promovendo e impulsionando a competência informacional do aluno para as novas tecnologias da informação e comunicação.

O corpo docente do curso de Biblioteconomia e Ciência da Informação da FESPSP é formado por mestres e doutores com atuação acadêmica e aplicada.

Bibliotecários e Cientistas da Informação formados pela FESPSP estão capacitados para a atuação em bibliotecas, unidades, redes, serviços e sistemas de informação das mais diversas instituições públicas e privadas, exercendo atividades de pesquisa, recuperação, análise, organização, tratamento técnico e preservação de recursos informacionais.

O profissional da informação é um dos mais procurados no mercado, pois presta serviços de disponibilização sistemática de informações, assessoria, consultoria, atendimento, difusão informacional e cultural, bem como ações educativas relativas à mediação da informação e da leitura, além de diagnósticos e análises informacionais.

 

Eixos de formação

1. Humanista, acadêmico e cultural

2. Técnico e tecnológico

3. Organizacional e gerencial

Na estrutura definida, as disciplinas que constituem o eixo humanista, acadêmico e cultural fornecem suporte para o desenvolvimento do curso, enquanto as disciplinas que constituem os eixos técnico/tecnológico e organizacional/gerencial fornecem a base para o desenvolvimento profissional.

 

Trabalhos Temáticos

Conheça alguns dos trabalhos produzidos pelos estudantes do curso de Biblioteconomia:

trabalhostemáticos.jpeg

 

Processo Seletivo

Prova agendada e on-line:  a partir de dezembro de 2020, para ingresso em 2021.


Documentos para Matrícula: 

Cópia simples acompanhada do original para conferência:

  • 1 (uma) cópia do Certificado de Conclusão do Ensino Médio ou equivalente;
  • 1 (uma) cópia do comprovante de residência;
  • 1 (uma) cópia do Histórico Escolar do Ensino Médio ou equivalente;
  • 1 (uma) cópia da Cédula de Identidade;
  • 1 (uma) cópia do Cadastro de Pessoas Físicas (CPF) do requerente da matrícula ou de seu responsável;
  • 1 (uma) cópia da Certidão de Nascimento ou Casamento;
  • 2 (duas) fotos recentes, em formato 3x4
  • Os candidatos que optarem por utilizar a nota do ENEM, deverão apresentar o comprovante original com a nota do exame.
Biblioteconomia e Ciência da Informação
Adriana Maria de Souza
Mestre em Ciência da Informação pela ECA-USP
Currículo Lattes
Angela Halen Claro Franco
Doutora em Ciência da Informação pela UNESP
Currículo Lattes
Henrique Mariano Coimbra Ferreira
Pós-graduado em Gestão Pública pela UMC
Currículo Lattes
Isabel Cristina Ayres da Silva Maringelli
Mestre em Ciência da Informação pela ECA/USP
Currículo Lattes
Ivan Russeff
Pós-doutorado em Educação pela UNICAMP
Currículo Lattes
José Mário de Oliveira Mendes
Mestre em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem pela PUC-SP
Currículo Lattes
Maria das Mercês Pereira Apóstolo
Pós-Graduada em História Paulista pelo IHGSP
Currículo Lattes
Maria Rosa Crespo
Mestre em Comunicação Áudio visual pela Universidade Anhembi Morumbi
Currículo Lattes
Tânia Callegaro
Doutora em Ciências da Comunicação pela ECA/USP
Currículo Lattes
Valéria Martin Valls
Doutora em Ciências da Comunicação pela ECA/USP
Currículo Lattes
Wanderson Scapechi
Mestre em Ciência da Informação pela ECA/USP
Currículo Lattes
Wellington Ferreira Rodrigues
Especialista em Gestão em Web pelo SENAC
Currículo Lattes
Biblioteconomia e Ciência da Informação
1º Semestre expand_more expand_less

Análise Textual - 36h 

A disciplina promove o contato sistemático com materiais escritos, de forma a propiciar condições para a recepção organizada e crítica do texto, bem como provocar discussões sobre temáticas relacionadas ao direito à cidade provocadas por situações discursivas – orais e escritas - que favoreçam a utilização de processos argumentativos coerentes e persuasivos, considerando-se e valorizando-se os preceitos da norma padrão e suas variantes dialetais.

Conhecimento Científico, Ética e Pesquisa - 36h 

Esta disciplina tem por objetivo apresentar os recursos iniciais para o desenvolvimento de pesquisas de campo interdisciplinar das Ciências Sociais Aplicadas. Para tal, propõe desenvolver a formulação de projetos de pesquisa e orientar, metodologicamente, para a busca de resoluções de problemas com base no pensamento científico e em critérios de cientificidade.

Fundamentos de Biblioteconomia e Ciência da Informação - 72h 

Estudos dos conceitos fundamentais de Informação, Documentação e Ciência da Informação, considerando suas relações com as tecnologias digitais de informação e comunicação. Compreensão histórica do campo de Biblioteconomia e Ciência da Informação em âmbitos nacional e internacional, com destaque para a Biblioteconomia paulista. Estudo sobre a formação pedagógica, legislação, entidades de classe e código de ética do bibliotecário. Análise do mercado de trabalho para o profissional bibliotecário, bem como a caracterização de diferentes tipologias de unidades de informação em que este poderá atuar.

Introdução às Ciências Sociais Aplicadas - 72h 

As CSA é um campo de conhecimento que compreende a relação entre teoria, pesquisa e aplicação na reflexão sobre a resolução de problemas e necessidades sociais, em uma perspectiva interdisciplinar. A disciplina aborda as origens das CSA, dando ênfase à sua construção relacionada com a problematização de questões sociais específicas da cidade de São Paulo, tais como: gestão, políticas públicas, emprego e renda, mobilidade urbana, moradia, acesso à informação, dentre outras. 

Normalização Documentária aplicada à produção acadêmica e à pesquisa científica  - 46h (36 presenciais + 10 AVA)

Aborda a importância da normalização no contexto do desenvolvimento acadêmico e da pesquisa científica. Destaca o contexto da atuação profissional do bibliotecário, no âmbito da realização da pesquisa científica, no que diz respeito à padronização de processos e dados de pesquisa. Apresenta os principais sistemas de normalização: Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), American Psychological Association (APA) e Vancouver. Instrui para o uso e para a aplicação das principais normas da ABNT para a área de Informação e Documentação, com enfoque na reflexão crítica para a utilização das convenções estabelecidas.

Práticas profissionais - 40h 

Vinculada à disciplina Introdução às Ciências Sociais Aplicadas

Organização, coordenação e acompanhamento da participação voluntária do estudante em serviços de informação e/ou atividades relativas ao bibliotecário e gestor da informação, sempre de forma não remunerada. Práticas iniciais e ação do estudante como agente de transformação social e mitigação das problemáticas resultantes da desigualdade de acesso à informação e ao conhecimento. Em conformidade com a Resolução CNE/CES n,7 de 18/12/2018.

Psicologia aplicada à Biblioteconomia - 72h

A disciplina tem como fundamento a integração social e o ensino superior; a construção de identidade, senso de equipe e grupo; papéis e relações interpessoais; liberdades, igualdades, diferenças e necessidades; psicologia social e organizacional; comportamento corporativo; trabalho em grupo e mediação de conflitos; biblioterapia e outras práticas emergentes em psicologia social; as relações entre trabalho, prazer e sofrimento.

Tecnologia da Informação e Comunicação aplicada à Biblioteconomia e Ciência da Informação - 46h (36 presenciais + 10 AVA)

Conceitos relacionados ao uso da tecnologia em diferentes espaços ocupados pelo profissional da informação. Estudos introdutórios sobre hardware, software, sistemas operacionais, redes, dispositivos de armazenamento de dados, segurança da informação, Internet, Intranet, Extranet, Internet das coisas, em diferentes cenários de atuação profissional. 

 

Total 1º semestre - 420h 

2º Semestre expand_more expand_less

 

Fontes de Informação e Pesquisa - 36h

Aborda os tipos de fontes de informação, com enfoque nas fontes primárias, secundárias, terciárias, obras de referência, literaturas branca e cinzenta. Trata das entidades como produtoras de informação, e apresenta o contexto das fontes de informação para a inovação com ênfase em patentes. Aborda a Internet como fonte de informação, destacando os indicadores e os critérios para a avaliação da informação on-line.

Instrui para o desenvolvimento de estratégias de busca e para a realização de levantamento bibliográfico, bem como para o uso das principais bases de dados de informação científica, bibliotecas digitais e dos principais repositórios institucionais digitais. Reflete criticamente sobre o fenômeno das fake news no contexto da pós-modernidade e discute os conceitos de pós-verdade, desinformação e confiabilidade da informação.

História da Produção dos Registros do Conhecimento - 36h 

A disciplina se fundamenta na necessidade de introduzir o estudante no conhecimento de um pensamento fundacional para a realização de seus estudos posteriores. Apresenta-se como uma abordagem sintética da história cultural da humanidade, através do estudo do processo evolutivo dos elementos essenciais da comunicação humana: a linguagem escrita e seus diversos suportes, os métodos de conservação dos mesmos e as instituições que os armazenaram ao longo do tempo.

Inglês para fins específicos - 72h 

A disciplina tem como fundamento o conhecimento da língua inglesa como instrumento para compreensão, análise, identificação e interpretação de pontos-chave de textos da área de Biblioteconomia e Ciência da Informação, tradução e interpretação de aspectos da CDD (Classificação Decimal de Dewey), subsídio para a compreensão da Representação Temática e das Linguagens Documentárias, termos descritores do Cabeçalho de Assuntos da Biblioteca do Congresso Americano (LCSH), capacitando o estudante a lidar com textos escritos em língua inglesa, desenvolvendo e ampliando as habilidades de comunicação e integração profissional à Biblioteconomia e Ciência da Informação.

Introdução à Administração de Serviços de Informação - 36h

Estudo dos conceitos, origens e consolidação da administração. Caracterização das organizações e seu ambiente. Abordagem histórica do pensamento administrativo. Compreensão crítica da abordagem clássica, humana e comportamental, estruturalista e do desenvolvimento organizacional, bem como das teorias integrativas (sistêmicas e contingenciais) da administração, considerando a sociedade contemporânea. Estudo das perspectivas contemporâneas da administração.

Lógica nas Linguagens Documentárias - 72h

Introdução à Lógica, argumentação e pensamentos intuitivo e racional. Semântica e sintaxe dos formalismos lógicos tradicionais. Princípios da lógica aplicados à linguagem. Discussão dos conceitos de linguagens naturais e controladas. Proposições simples e compostas. Tabelas-Verdade para proposições compostas.  Propriedade e operações entre conjuntos discursivos. Quantitativos lógicos. Relações lógicas. Distinção entre palavra, termo e conceito. Construção de mapa conceitual.

Produção Textual - 36h 

A disciplina aborda temas relativos à produção do texto, sua constituição, seus problemas e possibilidades. Combina atividades práticas de redação, com a produção de resenhas, resumos, notas críticas e dissertações, correção dos principais desvios de norma, oferta de possiblidades e alternativas para os diferentes níveis de linguagem e desenvolve os seguintes temas: modalidades discursivas (organização e constituição das ideias do texto); estruturação das modalidades discursivas (constituição do parágrafo); formalidades do discurso acadêmico (mecanismos léxico-gramaticais da produção escrita); coesão e coerência na constituição do texto; retextualização (alternâncias de modalidades discursivas: do formal para o espontâneo e coloquial; do referencial jornalístico e científico para o artístico e vice-versa); características dos discursos oral e escrito;  oralidade e letramento.

Representação Descritiva I - 72h 

Caracterização da Representação Descritiva e da Catalogação no contexto da organização e da representação da informação e do conhecimento. Apresentação da história da catalogação, com ênfase aos séculos XX e XXI, destacando aspectos presentes no ensino da disciplina em São Paulo, a partir da criação do curso de Biblioteconomia na FESPSP. Estudo dos princípios que fundamentam a área e seus desdobramentos. Elaboração de catálogos de acordo com os códigos vigentes. Ressalta o papel do campo da representação nos processos de preservação dos acervos e suas memórias.

 

Total 2º semestre - 360h 

3º Semestre expand_more expand_less

Comunicação, Culturas e Diversidade - 72h (60h teórica + 12h prática)

Os sistemas e os processos comunicacionais do século XX, com ênfase nos períodos após a segunda guerra mundial. Extensões e influências na constituição da biblioteconomia contemporânea. Serviços de informação; tecnologia de informação e usuário, revisitados pelas perspectivas da comunicação (perspectivas informacional, crítica e cultural). Aproximações com os conceitos de Indústria cultural, cultura de massa e o lugar do sujeito nestes contextos de produção.

Parte prática: “Novas configurações da biblioteca e os atuais desafios comunicativos democráticos”. Análise de espaços e práticas de bibliotecários na cidade de São Paulo, passado e presente, visitas técnicas, observação participante e pesquisa bibliográfica.

 

Gestão de Serviços de Informação - 72h (60h teórica + 12h prática)

Gestão aplicada aos Serviços de Informação com ênfase em Gestão da Qualidade, incluindo qualidade no atendimento, abordagem por processo e indicadores. Gestão de recursos incluindo gestão de pessoas, gestão financeira e planejamento & controle. Atuação do bibliotecário como gestor. Princípios da Gestão da Inovação aplicada aos Serviços de Informação.

Parte Prática: Atividade: “Enxergando a gestão”.

 

Práticas interdisciplinares com ênfase no mercado de trabalho - 40h

Vinculada à disciplina Representação Temática II: sistemas de classificação

Integrar e aliar os conhecimentos teóricos e práticos adquiridos nas disciplinas: Representação Temática I: indexação e resumos, Representação Temática II: sistemas de classificação e Representação Descritiva II, referentes aos Sistemas de Organização e Recuperação do Conhecimento e da Informação (SORCI), com ênfase nas práticas profissionais dos estudantes, como um recurso para o estágio e para o mercado de trabalho, podendo ser praticado em vários ambientes de atuação.

As disciplinas são articuladas e utilizam o espaço físico da Biblioteca da FESPSP para a realização de atividades dirigidas, com a mediação dos professores, a partir da utilização dos instrumentos autorizados para a catalogação (representações descritivas e temáticas), tendo como produto final a construção de um Manual de Tratamento da Informação, no qual o estudante estará apto a realizar todo o processo de organização, representação e recuperação da informação, bem como instituir uma política de catalogação em ambientes físicos e digitais.

 

Representação Descritiva II  - 72h

Estudo teórico e prático da Representação Descritiva no ambiente digital. Tendências da catalogação e dos catálogos e suas relações com a recuperação da informação na web. Tipologias de metadados com ênfase nos metadados descritivos. Criação de registros em sistemas automatizados de informação, importação de registros e trabalho em rede. Catálogos bibliográficos, catálogos de autoridade digitais e recuperação da informação.

Articulação com as disciplinas: Representação Temática I e Representação Temática II. 

 

Representação Temática I: Indexação e resumos - 72h

Estudo teórico-prático das técnicas de indexação e resumos, a fim de capacitar o estudante a indexar documentos textuais e imagens e elaborar resumos documentários. No âmbito da representação temática, aborda a indexação nos sistemas de organização e representação do conhecimento (SORC). Demonstra as etapas e os princípios da indexação, enfatizando a prática da análise documentária, mediante realização de leitura, síntese e resumo de conteúdos documentários. Ensina diretrizes de uma política de indexação. Explora os diferentes tipos de resumos e seus métodos de elaboração.

Articulação com as disciplinas: Representação Descritiva II e Representação Temática II.

 

Representação Temática II: Sistemas de classificação - 72h

Apresentação teórica e prática das linguagens documentárias pré-coordenadas, especificamente, dos sistemas de classificação documentários (Classificação Decimal de Dewey – CDD e Classificação Decimal Universal – CDU). Estímulo ao senso crítico dos estudantes para que compreendam a função (e os limites) desses instrumentos nas práticas documentárias de sistemas de organização e representação do conhecimento (SORC).

Articulação com as disciplinas: Representação Descritiva II e Representação Temática I.

 

Total: 3º semestre - 400h

4º Semestre expand_more expand_less

Estágio Supervisionado Curricular - 160h

Vinculado à disciplina Planejamento de Serviços de Informação e entrega do Relatório de Estágio Supervisionado.

 

Metodologia da Pesquisa em Biblioteconomia e Ciência da Informação - 46h (36h presenciais + 10h AVA)

A disciplina visa apresentar o contexto da pesquisa em Ciência da Informação, com enfoque na responsabilidade social dessa ciência e no seu caráter interdisciplinar. A partir das temáticas de pesquisa próprias da Biblioteconomia e Ciência da Informação, no âmbito das Ciências Sociais Aplicadas, se discutirão os métodos e técnicas de pesquisa, tendo por direcionadoras as problemáticas informacionais presentes na cidade de São Paulo. Nesse contexto se construirá o projeto de pesquisa de base ou aplicada, que servirá para o desenvolvimento do trabalho de conclusão de curso em semestre posterior.

 

Planejamento de Serviços de Informação - 72h (60h teórica + 12h prática)

Análise, organização e planejamento de Ambientes e Serviços de Informação em relação as comunidades e ao público-alvo atendidos nesses espaços, com ênfase nas questões sociais desses sujeitos e nos aspectos de acesso e de apropriação de informação. Funções administrativas. Dimensionamento físico de espaços: arquitetura e design. Objetivos do Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030 para bibliotecas, a partir da abordagem do Design Thinking como um modelo híbrido, disruptivo de ensino que inclui a inovação a metodologia ativa em todo o processo de ensino aprendizagem.

A disciplina também apoia e sustenta o Estágio Supervisionado Curricular como prática profissional.

Parte Prática: “Planejamento e dimensionamento de espaços físicos”.

 

Projeto Cultural - 72h (60h teórica + 12h prática)

Sistema Cultural e o lugar das bibliotecas de acesso público. Informação étnico-racial, questões de classe e das minorias. Direitos à cultura e comunicação. Com foco na cidade de São Paulo, estuda - se os espaços culturais alternativos e de resistência; as políticas públicas da Cultura, em especial, o PMLLLB, e, os indicadores e mapas da cultura, violência e desigualdades sociais. Ação e mediação cultural. Projeto Cultural e as etapas técnicas e metodológicas para elaboração, análise e implantação*. Disciplina vinculada aos eixos curriculares de inovação e direito à cidade.

*Em conformidade com a Resolução CNE/CES n,7 de 18/12/2018.

Parte Prática: “Planejamento de projeto cultural de bibliotecários”.

 

Recuperação da informação na web aplicada à pesquisa - 46h (36 presenciais + 10 AVA)

Estudos sobre a evolução dos mecanismos de busca na web e sua aplicação na pesquisa. Análise e pesquisa a respeito das linguagens de marcação em websites (HTML, XML, Dublin Core, RDF), mecanismos de pesquisa integrada e metabuscadores com foco na recuperação e estruturação da informação na web. Conceitos relacionados a SEO - Search Engine Optimization e Analytics.

 

Representação Temática III: Tesauros e cabeçalhos de assuntos - 72h

Elaboração, normalização e uso das linguagens documentárias pós-coordenadas (vocabulário controlado, cabeçalhos de assuntos e tesauro), apoiando-se conceitual e metodologicamente na Documentação, na Linguística e na Terminologia. Elaboração de um tesauro documentário. Novas tendências dos sistemas de organização e representação do Conhecimento (SORC).

Articulação com as disciplinas: Representação Temática I e Representação Temática II.

 

Sociedade da Informação e Comunicação em Mídias Digitais - 72h

Compreensão crítica sobre o conceito de Sociedade da Informação e do Conhecimento à luz da Biblioteconomia e Ciência da Informação. Reflexão sobre o conceito de Cibercultura e Ciberespaço, bem como a sua evolução e impacto nos processos de colaboração, compartilhamento e apropriação da informação na contemporaneidade. Discussão sobre o uso social da TIC´s, considerando novos modos de relações sociais e de participação política dos diferentes grupos e sujeitos. Demonstração das possibilidades de uso das diferentes mídias e redes sociais pelas unidades de informação para a divulgação de seus produtos e serviços, para a inclusão digital de minorias na cidade de São Paulo, promovendo o direito à cidade, e para o desenvolvimento de ações de letramento informacional e midiático.



Total: 4º semestre - 540h

5º Semestre expand_more expand_less

Análise Estatística de Dados - 46h (36h presenciais + 10h AVA)

Contempla o estudo dos conceitos básicos da Estatística aplicada à área de Biblioteconomia e Ciência da Informação, enfatizando conceitos de medidas de tendência central e probabilidade, com o objetivo de desenvolver habilidades de análise, uso e síntese de dados reais, incluindo a realização de pesquisas em Serviços de Informação pelos discentes.

Parte Prática: “Estudo de Usuário”, desenvolvido com a disciplina Estudo de Usuários e Gestão de Coleções.

 

Arquitetura e Design de Informação - 46h (36h presenciais + 10h AVA)

Na disciplina são apresentados os conceitos iniciais sobre planejamento e desenvolvimento de projetos, que se voltam à arquitetura interfaces, acessibilidade e usabilidade da informação. Estudos sobre o projeto de mudanças em websites, interfaces de softwares para gestão de informações, acervos digitais ou bibliográficos.

Articulação com as disciplinas: Informatização de Serviços de Informação e Modelagem de Bancos de Dados.

 

Estudo de Usuários e Gestão de Coleções - 72h

Estudo de usuário realizado na perspectiva da resolução de problemas em Serviços de Informação. Política de desenvolvimento de coleções impressas e digitais. Critérios e processos de seleção e aquisição. As tendências de cooperação e consórcios. Avaliação sistemática do uso e idade das coleções. Bibliometria no desenvolvimento de coleções.

Parte Prática: “Estudo de Usuário”, desenvolvido com a disciplina Análise Estatística de Dados.

 

Fundamentos Arquivísticos - 72h

Aborda as origens da Arquivologia enquanto Ciência da Informação e suas relações interdisciplinares com outras áreas do conhecimento, como a Biblioteconomia, assim como a estreita relação com a área de Preservação e Conservação de Acervos na identificação de suportes e manuseio de documentos (suporte papel). Apresenta os conceitos arquivísticos, propriedades e características dos documentos, assim como políticas eficazes de conservação, preservação, gestão e guarda de documentos, refletindo a importância do arquivo como instrumento de função social.

Articulação com as disciplinas: Preservação e Conservação de Acervos e Repositórios Institucionais e Documentos Digitais.

 

Informatização de Serviços de Informação - 36h

Estudo da concepção, planejamento, desenvolvimento, implantação de projetos de automação de unidades e serviços de informação. Compreensão sobre a necessidade de aplicação de tecnologias para automação de unidades e serviços de informação (Bibliotecas, Centros de Documentação e Arquivos). Caracterização e reconhecimento das possibilidades de utilização de softwares proprietários, softwares livres e softwares gratuitos para informatização de serviços de informação. Identificação e levantamento de análise de requisitos técnico-funcionais. Experimentação de softwares para informatização de serviços de informação.

Articulação com as disciplinas: Arquitetura e Design de Informação e Modelagem de Bancos de Dados.

 

Modelagem de Bancos de Dados46h (36 presenciais + 10 AVA)

Estudo dos conceitos de metadados, estrutura de bancos de dados e seus sistemas gerenciadores. Princípios de banco de dados relacional e não-relacional. Estudo de modelos e modelagem de dados (Entidade-relacionamento), normalização e estrutura de dados. Introdução a linguagem SQL (Structured Query Language / Linguagem de Consulta Estruturada).

Articulação com as disciplinas: Arquitetura e Design de Informação e Informatização de Serviços de Informação.

 

Prática em Pesquisa I - 72h

Retomada de pontos significativos em Metodologia da Pesquisa Científica voltados para aplicação. Prática de definição e descrição de um problema e objeto de pesquisa, abordagens e respectivos instrumentos, a partir da temática da Biblioteconomia e Ciência da Informação enquanto Ciência Social Aplicada, e voltados para o enfrentamento de problemas, previamente delimitados, abrangendo situações encontradas na região metropolitana de São Paulo. Estabelecimento de programa de orientação discente e gerenciamento de calendário de atividades de pesquisa aplicada.

 

Práticas interdisciplinares com ênfase em projeto de tecnologia - 50h

Vinculada à disciplina Arquitetura e Design de Informação

Integrar e aliar os conhecimentos teóricos e práticos adquiridos nas disciplinas: Arquitetura e Design de Informação, Informatização de serviços de informação e Modelagem de bancos de dados.

As disciplinas são articuladas e utilizam o espaço do laboratório de informática da FESPSP para a realização de atividades integradas, com a mediação dos professores, a partir da utilização de ferramentas gratuitas online.

O objetivo desta prática é desenvolver no estudante a capacidade para análise de uma situação onde a solução se dará através da construção de um documento de especificação com requisitos para a aplicação em um projeto de tecnologia em uma unidade ou serviço de informação.

 

Projeto do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) - 100h

Vinculado à disciplina Prática em pesquisa I.

Horas destinadas a atividades práticas de pesquisa, sob supervisão dos respectivos orientadores do TCC.

 
Total: 5º semestre - 540h

6º Semestre expand_more expand_less

Mediação da Informação, da Leitura e do Aprendizado - 46h (36 presenciais + 10 AVA)

Conceito de mediação na perspectiva de Vygotsky. O papel socioeducativo do mediador. Promoção da leitura crítica e do aprendizado como formas de enfrentamento à exclusão social e da valorização de práticas de cidadania. A formação do leitor. A promoção da leitura literária infantil (dos clássicos aos novos formatos). O desenvolvimento de coleções literárias, comunidades leitoras e coletivos ativistas. Desenvolvimento de competências informacionais.

Parte Prática: “Elaboração de projeto de mediação de leitura” com base no “Planejamento de projeto cultural de bibliotecários”, desenvolvido em Projeto Cultural (4º semestre). 

 

Prática em pesquisa II - 36h

Diretrizes para elaboração do trabalho de conclusão de curso, no escopo da pesquisa aplicada e seu acompanhamento, visando a sistematização final dos trabalhos.

Voltada à orientação dos estudantes para as etapas de organização de dados coletados, sínteses teóricas e produção narrativa das pesquisas. 

 

Preservação e Conservação de Acervos - 72h

Através de conceitos básicos sobre preservação e conservação, a disciplina apresenta e aprofunda conhecimentos sobre os materiais que constituem os documentos, para identificação de suporte, análise das condições ambientais, rotinas e práticas de conservação orientadas, como acondicionamento, guarda e cuidados com a saúde, com o uso de EPI´s. A disciplina possibilita ao estudante atuar de forma interdisciplinar no campo da preservação e conservação do patrimônio bibliográfico e documental, em bibliotecas e arquivos.

Articulação com a disciplina: Fundamentos Arquivísticos.

 

Repositórios Institucionais e Documentos Digitais - 72h

Desenvolver os principais conceitos e atividades de planejamento e implantação de repositórios e bibliotecas digitais com base na filosofia do movimento de acesso aberto à informação e do conhecimento científico. São apresentados conceitos iniciais sobre documento digital e a sua importância para os arquivos. Apresentação e análise de tecnologias relacionadas ao GED (Gerenciamento Eletrônico de Documentos) e a preservação de documentos digitais.

Articulação com a disciplina: Fundamentos Arquivísticos.

 

Serviço de Referência e Informação - 72h

O serviço de referência e informação do presencial ao virtual: origens, conceito, evolução, processos e tendências. O profissional da informação e a relação com os usuários/clientes: competências pessoais e profissionais. O processo de referência. Produtos e serviços de informação: Disseminação Seletiva da Informação, tutoriais, capacitação de usuários internos e externos. Marketing e avaliação no serviço de informação. Tendências contemporâneas no Serviço de Referência.

Parte Prática: Dramatização e estudos de caso, a partir dos tópicos levantados na disciplina, servindo de apoio à avaliação.

 

Temas Emergentes em Biblioteconomia e Ciência da Informação - 72h

Aborda temas contemporâneos e emergentes da área, com o objetivo de desenvolver a capacidade do estudante para sua compreensão e seus impactos para a sociedade e organizações. Novas áreas de atuação do bibliotecário fora do ambiente tradicional. Gestão do Conhecimento e Inteligência Competitiva. Inovação e Empreendedorismo e modalidades de contratação do bibliotecário, entre outros temas.

 

Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) - 150h

Vinculado à disciplina Prática em Pesquisa II.

Horas destinadas a atividades práticas de pesquisa e elaboração de dissertação, sob supervisão dos respectivos orientadores do TCC. 

 

Total: 6º semestre - 520h

Atividades Complementares expand_more expand_less

Do 1º ao 6° Semestre - 140h

Quadro Geral expand_more expand_less

Carga horária:

- Carga horária – aulas presenciais (teóricas e práticas) e AVA: 2.240 horas
- Carga horária – práticas profissionais / interdisciplinares: 130 horas
- Carga horária – estágio supervisionado curricular: 160 horas
- Carga horária – atividades complementares: 140 horas
- Carga horária – Projeto e TCC: 250 horas

CARGA HORARIA TOTAL:
2.920 horas / relógio 60' 
2.433 horas / aula 50'

 

Informações
Valéria Martin Valls
Coordenador
3 anos
Duração
Bacharelado em Biblioteconomia
Grau Concedido
Matutino (das 8h00 às 11h30)
Noturno (das 19h00 às 22h30)
Horários
Reconhecimento pela Portaria SERES Nº 413 de 02/09/2019
Publicada no Diário Oficial da União de 03/09/2019
Mensalidade
R$ 1.030,00
*Com 40% de desconto para o ano letivo de 2021 (R$ 618,00)
Valor da mensalidade para pagamento até o último dia útil do mês anterior ao vencimento: R$ 587,10 (5% de desconto).
Bolsas de Estudo
- Bolsa de Iniciação Científica (PIBIC)
Inserido no Programa de Formação e Desenvolvimento Científico da FESPSP, o Programa desperta a vocação cientifica e incentiva novos talentos potenciais entre estudantes de graduação. Em contrapartida, o estudante recebe uma bolsa mensal pelo período de duração da pesquisa, ou seja, 12 meses.
Financiamento
Fundo de Financiamento Estudantil (FIES)
Programa destinado a financiar, prioritariamente, a graduação no Ensino Superior de estudantes que não têm condições de arcar com os custos de sua formação e estejam regularmente matriculados em instituições não gratuitas, cadastradas no Programa e com avaliação positiva nos processos conduzidos pelo MEC. http://fies.mec.gov.br/?pagina=faq#conclusao
Depoimentos
Cursos Relacionados
Pós-Graduação Gestão de Conteúdos e Informação Digital Saiba como planejar e utilizar sistemas de gestão de informação digitais de forma eficiente Leia mais
Publicações
Eventos