Administração

O curso de Administração da Escola de Sociologia e Política (ESP) foi desenvolvido para oferecer uma formação prática, tendo como base o Aprendizado Baseada em Projetos. Com ampla flexibilização curricular, o curso possibilita ao (a) discente, a escolha do itinerário formativo, que possibilita ao (a) estudante ampliar seus conhecimentos e aprendizagem sobre Gestão Pública ou Ciência de Dados para Tomada de Decisão. Nesse contexto, a ESP apesenta um Projeto Pedagógico inovador, haja vista que (a) administrador (a) formado em nosso curso, adquire competências para diagnosticar, propor soluções, tomar decisões e desenvolver ações para as questões organizacionais, respeitando os stakeholders envolvidos nas ações e no meio ambiente, seja no em organizações privadas, públicas ou do 3º setor. 

O Projeto Pedagógico da ESP estimula a inovação, trabalho em equipe e proposição para soluções de desafios, potencializadas pela interação apresentada pelas tecnologias digitais de informação e comunicação, desenvolvendo competências para que o aluno e a aluna atendam as demandas organizacionais para um mercado cada vez mais competitivo.

Para compreenderem a importância do sentido e propósito para as organizações e para estimular a prática dos conceitos aprendidos em sala de aula, desde o primeiro período nossos alunos e alunas realizam projetos, tendo como lócus a Cidade de São Paulo, que incentivam o desenvolvimento das competências socioemocionais, do trabalho em equipe, da inovação, do pensar “fora da caixa”.  Este processo fortalece o respeito às diversidades, do consenso, da tolerância e fundamenta uma perspectiva humanista, crítica e cidadã, que caracteriza a missão da Instituição,

Os projetos propostos no curso têm com alicerce os conceitos de Sustentabilidade (ambiental, econômica e social), nas premissas da ONU (PRME - Princípios para Educação Executiva Responsável), nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) e no ESG (Environmental, Social and Governance), com objetivo de  promover impactos positivos por meio da ciência da Administração.  

Para atender a proposta do Projeto Pedagógico do Curso, as turmas são formadas com até 40 alunos (as). 

Eixos Estruturantes:

  • Ciências Sociais Aplicadas: reconhecimento, valorização e a necessidade de projetar ações inovadoras que trabalham com aplicação que tenham por princípio a melhoria da sociedade e organizações públicas e privadas.
  • Pesquisa: visa assegurar autonomia para que os (as) estudantes em formação e egressos (as) possam buscar, eleger, apropriar-se e construir instrumentos e ferramentas para elaborar projetos de transformação da realidade.
  • Definição e resolução de problemas / Direito à cidade: conhecimentos que permitem assumir a cidade, tendo por referência a cidade de São Paulo, como universo de atuação dos estudantes durante a sua etapa formativa, com vistas a conhecer, problematizar, construir bases para elaborar futuras pesquisas, diagnósticos e, especialmente, estruturar respostas às necessidades, com solução de problemas.
  • Inovação: eixo voltado para o reconhecimento, a valorização e a necessidade de projetar ações inovadoras que causem impactos positivos para as organizações, sociedade e meio-ambiente. 

Eixo transversal

Sustentabilidade (ambiental, econômica e social) com base nas premissas da ONU (PRME - Princípios para Educação Executiva Responsável), alicerçado nas premissas da ESG (Environmental, Social and Governance)

 Projetos aplicados

Ao longo do curso, os (as) discentes são desafiados no desenvolvimento de 2 projetos completos, considerando:

  • Diagnóstico do Problema;
  • Concepção (desenvolvimento do projeto);
  • Intervenção (colocar o projeto em prática);
  • Aprendizado (rever os pontos fortes e onde poderia ser melhorado, bem como socialização do aprendizado).

Os dois projetos são realizados de forma inter e transdisciplinar, com orientação docente e participação da comunidade beneficiada. O método utilizado é o Challenge Based Learning (CBL). Saiba mais:

projetos.png

Diferenciais e Reconhecimentos

  • Flexibilidade curricular proporciona sólida formação na Administração, com opção de dois itinerários formativos
  • Administração Pública ou Ciência de Dados para Tomada de Decisões.
  • Curso Premiado em 2022 na 2a Edição do Prêmio Angrad de Inovação em Ensino e Aprendizagem em Administração Challenge Based Learning (CBL): Uma experiência inovadora de aprendizagem baseada em desafios".
  • Curso 4 Estrelas no Guia do Estudante Estadão (edição de 2021 e 2022).
  • Parceria com o Instituto do Capitalismo Consciente, proporcionando apoio nos projetos dos novos negócios com a visão de uma gestão baseada nos pilares do Propósito maior, Liderança Consciente, Cultura Consciente e Ações direcionadas para os stakeholder
  • Selo de Instituição Amiga do Empreendedor (IAE), fornecido pelo MEC, SEBRAE, ANGRAD, Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços (MDIC) dentre outros, a fim de apoiar, gratuitamente, por meio dos seus alunos e com apoio docente, os microempreendedores.
  • Salas com até 40 alunos permitem a prática pedagógica proposta e o uso de metodologias ativas e que estimulam o trabalho colaborativo.
  • Curso alicerçado no aprendizado baseado na prática por meio do desenvolvimento de projetos que causem impactos positivos na sociedade.

Processo Seletivo

Prova:  a partir de outubro, para ingresso no 1º semestre de 2023.

Para realizar sua matrícula os documentos devem ser enviados para o e-mail: matriculas@fespsp.org.br

Documentos para Matrícula: 

  • Certificado de Conclusão do Ensino Médio ou equivalente;
  • Comprovante de residência;
  • Histórico Escolar do Ensino Médio ou equivalente;
  • Cédula de Identidade;
  • Cadastro de Pessoas Físicas (CPF) do requerente da matrícula ou de seu responsável;
  • Certidão de Nascimento ou Casamento;
  • 1 (uma) foto recente, em formato 3x4
  • Os candidatos que optarem por utilizar a nota do ENEM, deverão enviar o arquivo como comprovante original com a nota do exame.

Se você desejar realizar uma transferência para nossos cursos, reabrir sua matrícula conosco ou cursar uma segunda graduação:

FESPSP_Graduação_JOB-291-BOTÃO SITE_2.png

Administração
Andrea Duarte de Souza Correa Leite
Mestre em Administração pela Universidade Metodista de São Paulo
Douglas Murilo Siqueira
Doutor em Administração pela Universidade Nove de Julho
José Mário de Oliveira Mendes
Mestre em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem pela PUC-SP
Karin Müller
Doutora em Comunicação Social pela Universidade Metodista de São Paulo
Regiane Tiglia Matos
Mestre em administração pela FIA.
Administração
1º Semestre expand_more expand_less

Análise Textual - 30h

A disciplina promove o contato sistemático com materiais escritos, de forma a propiciar condições para a recepção organizada e crítica do texto, bem como provocar discussões sobre temáticas relacionadas ao direito à cidade provocadas por situações discursivas – orais e escritas - que favoreçam a utilização de processos argumentativos coerentes e persuasivos, considerando-se e valorizando-se os preceitos da norma padrão e suas variantes dialetais.

Conhecimento Científico, Ética e Pesquisa – 30h

Esta disciplina tem por objetivo apresentar os recursos iniciais para o desenvolvimento de pesquisas de campo interdisciplinar das Ciências Sociais Aplicadas. Para tal, propõe desenvolver a formulação de projetos de pesquisa e orientar, metodologicamente, para a busca de resoluções de problemas com base no pensamento científico e em critérios de cientificidade.

Introdução às Ciências Sociais Aplicadas – 60h

As CSA é um campo de conhecimento que compreende a relação entre teoria, pesquisa e aplicação na reflexão sobre a resolução de problemas e necessidades sociais, em uma perspectiva interdisciplinar. A disciplina aborda as origens das CSA, dando ênfase à sua construção relacionada com a problematização de questões sociais específicas da cidade de São Paulo, tais como: gestão, políticas públicas, emprego e renda, mobilidade urbana, moradia, acesso à informação, dentre outras.

Introdução à Gestão das Organizações – 60h

A disciplina se fundamenta na compreensão das teorias da Administração e suas inovações, considerando o período histórico em que foram aplicadas. Propicia uma reflexão sobre os pontos favoráveis e desfavoráveis que tais implementações ocasionaram para a sociedade e as influências para a gestão contemporânea. Neste contexto, esta disciplina aborda o conceito de inovação e o desenvolvimento do pensamento administrativo a partir da Revolução Industrial até a contemporaneidade, considerando o impacto das atuais tecnologias nos modelos de gestão e de organizações. Esta disciplina se articula com o Projeto Temático de Ação Profissional, fase do Diagnóstico.

Introdução à Gestão Pública e do 3o. Setor – 60h

 A disciplina apresenta a formação histórica e modelos da Administração Pública.  Fundamenta-se na Gestão Pública no contexto brasileiro e suas inovações. Apresenta os principais conceitos das organizações do terceiro setor e sua conexão com o poder público e com as organizações privadas. Analisa os problemas da gestão pública no Brasil e as propostas de melhoria mais recentes, seus avanços e retrocessos. Fomenta no (a) discente reflexão para escolha de seu itinerário formativo.  Esta disciplina se articula com Ciências Sociais Aplicadas e Projeto Temático de Ação Profissional, fase do Diagnóstico.

 1º Projeto Temático de Ação Profissional (Fase do Diagnóstico) – 90 h (30h de campo)
A disciplina promove a reflexão e a compreensão dos desafios da Cidade de São Paulo, por meio de estudo que inclui pesquisa, discussão e debate, que leve os (as) acadêmicos (as) a propostas de solução do problema por eles (as) escolhido. A análise do problema corresponde a uma realidade do ambiente demográfico, econômico, ambiental e social do discente.  O desafio do primeiro projeto é a análise, discussão, pesquisa e propostas de solução com base na tomada de decisão tendo alicerçada nos conceitos da ciência de dados, para um problema do setor público, privado ou Terceiro Setor, realizando um diagnóstico da realidade, com o envolvimento da comunidade, por meio de ações extensionistas.

Obs. No primeiro semestre o (a) discente terá contato com temas da Gestão Pública e Tomada de Decisões por meio da Ciência de Dados, que possibilitará, por meio de orientação discente, tomar decisão sobre seu itinerário formativo, além da formação de Administrador, ou seja: Administração Pública ou Ciência de Dados para Tomada de Decisões.

2º Semestre expand_more expand_less

Disciplinas Obrigatórias

Fontes de Informação e Pesquisa - 30h

Aborda os tipos de fontes de informação, com enfoque nas fontes primárias, secundárias, terciárias, obras de referência, literaturas branca e cinzenta. Trata das entidades como produtoras de informação, e apresenta o contexto das fontes de informação para a inovação com ênfase em patentes. Aborda a Internet como fonte de informação, destacando os indicadores e os critérios para a avaliação da informação on-line. Instrui para o desenvolvimento de estratégias de busca e para a realização de levantamento bibliográfico, bem como para o uso das principais bases de dados de informação científica, bibliotecas digitais e dos principais repositórios institucionais digitais. Reflete criticamente sobre o fenômeno das fake news no contexto da pós-modernidade e discute os conceitos de pós-verdade, desinformação e confiabilidade da informação.

Produção Textual - 30h 

A disciplina aborda temas relativos à produção do texto, sua constituição, seus problemas e possibilidades. Combina atividades práticas de redação, com a produção de resenhas, resumos, notas críticas e dissertações, correção dos principais desvios de norma, oferta de possiblidades e alternativas para os diferentes níveis de linguagem e desenvolve os seguintes temas: modalidades discursivas (organização e constituição das ideias do texto); estruturação das modalidades discursivas (constituição do parágrafo); formalidades do discurso acadêmico (mecanismos léxico-gramaticais da produção escrita); coesão e coerência na constituição do texto; retextualização (alternâncias de modalidades discursivas: do formal para o espontâneo e coloquial; do referencial jornalístico e científico para o artístico e vice-versa);características dos discursos oral e escrito; oralidade e letramento.

Gestão de Projetos - 60h

Esta disciplina tem por objetivos prover os estudantes de instrumentos de detecção de problemas, ferramentas e tecnologias, além da capacidade analítica para desenvolver projetos com vistas a melhorar o desempenho organizacional. Quanto aos projetos, estes são abordados em todas as etapas de sua efetivação, alicerçado nos modelos ágeis:  planejamento, controle operacional, financeiros e avaliações dos resultados alcançados. Esta disciplina se articula com o PTAP do primeiro e do segundo semestre.  

Matemática - 60h

A disciplina visa desenvolver competências matemáticas e lógicas, básicas, para o uso prático nas atividades administrativas e nos projetos temáticos do currículo de formação do administrador. Objetiva promover o conhecimento necessário para disciplinas de finanças, contabilidade, economia, estatística e administração de produção aplicando conceitos de grandezas, razão, proporção, porcentagem, medidas de conversão, regra de três simples e composta, geometria plana, função, limites, derivadas, logaritmos e lógica. Articula-se com as disciplinas Economia Política e Introdução à Ciência da Computação dos itinerários formativos de Adm. Pública e Ciência de Dados, respectivamente.

1º Projeto Temático de Ação Profissional (Fase da Concepção) – 90 h (30h de campo)

A partir da fase Diagnóstico realizado no PTAP do primeiro semestre, esta fase desafia os (as) discentes a desenvolverem o projeto em conjunto com o (s) ator (es) beneficiados com as ações propostas, utilizando todas as etapas formais de um projeto: planejamento, controle operacional, financeiros etc. Esta disciplina articula-se, diretamente, com PTAP I e Gestão de Projetos.

Disciplinas dos Itinerários Formativos

A) ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA

Estado e Instituições Políticas - 60h

 A disciplina apresenta os nexos entre Estado e cidade a partir das diversas formas de organização dos pactos constituintes. A teoria e os conceitos serão mobilizados para a problematização de questões concretas e atuais, considerando as interfaces entre teoria, empiria e aplicação. Os temas e autores serão abordados a fim de investigar como as noções de soberania, constituição e federação podem ajudar a refletir sobre os problemas contemporâneos da representação política das cidades e das relações entre Estado e desigualdade, servindo como condutores para o desenvolvimento de uma ciência política aplicada. 

Economia política – 60h

A disciplina reconstrói as principais formas de interpretação e de enfrentamento ao problema da desigualdade por meio da economia política, tomando o lócus da cidade como espaço privilegiado para a observação desse problema no mundo moderno. Para tanto, será fundamental a articulação entre leituras teóricas e problemas empíricos, exercitando as interconexões entre interpretações estruturais e análises conjunturais, enfatizando a dimensão de ciência social aplicada intrínseca à economia.

B) CIÊNCIA DE DADOS PARA TOMADA DE DECISÃO

Fundamentos da Ciência de Dados – 60h

A disciplina apresenta o conceito e importância da Ciência de Dados nos processos de tomada de decisão. Introduz a pesquisa reprodutível e as ações para a aquisição automática de dados. Discute e ensina o (a) estudante para a exploração e preparação de dados para análise e os   métodos de modelagem. Ensina a elaboração de relatórios automáticos de resultados por meio de documentos com código embutido, incluindo gráficos e tabelas.

Introdução à Ciência da Computação – 60h

A disciplina busca introduzir o (a) discente no mundo computacional apresentando os principais conceitos que serão utilizados para a Ciência de Dados. Aborda o uso de soluções algoritmos, bases da lógica de programação, conceito do desenvolvimento de sistemas e linguagens de programação, inteligência artificial e programação em nuvem. Articula-se com Fundamentos da Ciência de Dados. 

3º Semestre expand_more expand_less

Disciplinas Obrigatórias

Estatística - 60h

A disciplina apresenta, discute e realiza a prática do uso dos principais conceitos da Estatística utilizados como instrumento para desenvolvimento, pesquisa, inovação de processos produtivos e administrativos, cujos resultados apoiam a tomada de decisão, enfatizando os conceitos de população e amostra, séries estatísticas, dados absolutos e relativos, organização de dados em tabelas e gráficos, Medidas de Tendência Central, Medidas de Dispersão e noções de correlação, Modelagem de Equações Estruturais,  Análise Fatorial além dos métodos e fases dos trabalhos estatísticos, testes de hipóteses e conclusões baseadas em dados. Articula-se com PTAP e disciplinas do itinerário formativo de Ciência de Dados para tomada de Decisão.

Comportamento Organizacional – 30h

A disciplina apresenta e discute as diversas facetas do comportamento humano nas organizações. Nesse contexto, estuda as diversas variáveis, intrínsecas e extrínsecas, das organizações e suas influências no comportamento e na motivação do indivíduo e dos grupos. Discute o papel dos grupos, como se formam, papéis, coesão, objetivos e a importância das lideranças informais. Apresenta a diferença entre liderança e poder, clima e cultura e conflitos. Articula-se com a disciplina de Gestão Estratégica de Pessoas.

Gestão Estratégica de Pessoas – 90h sendo 30h atividades extra sala

A disciplina conceitua e pratica  os principais processos de Gestão de Pessoas e seus desafios na atualidade (gestão de competências, gestão do aprendizado, gestão de remuneração estratégica, gestão de pessoas em startups, gestão para empresas humanizadas, gestão da cultura organizacional).  Apresenta e discute as tendências para a formação de líderes e colaboradores, tendo como foco a consecução de resultados por meio do engajamento das pessoas e em torno de um propósito organizacional e considerando os novos desafios que a sociedade impõe para as organizações frente a uma gestão com foco na sustentabilidade econômica e socioambiental. Discute os desafios da gestão de pessoas no setor privado e no terceiro setor e a apresenta as diferenças entre gestão de pessoas no setor público e privado. Articula-se com a disciplina de Comportamento Organizacional e PTAP.

Matemática Financeira – 60h

A disciplina introduz o (a) discente quanto ao uso do dinheiro no contexto contemporâneo, relacionado com o comportamento do indivíduo e outros agentes econômicos, a cultura, a escassez, as incertezas e projeções de futuro, para formação de competências técnicas de análise e domínio de princípios de administração financeira. Assim, apresenta e discute os fundamentos da matemática financeira, a concepção do valor do dinheiro no tempo e os fundamentos de risco, retorno e liquidez, juros, descontos e operações com taxas de juros, analise as séries de pagamentos e sistemas de amortização. 

1º Projeto Temático de Ação Profissional (Fase da Intervenção) – 90h (60h de campo)

A disciplina, de caráter extensionista, promove a consolidação do conceito a partir da prática. De função interdisciplinar com os demais componentes curriculares do semestre, o projeto teórico-prático enseja a intervenção do projeto concebido no segundo semestre do curso (PTAP II) em uma organização pública, privada, do terceiro setor ou em uma comunidade. Articula-se diretamente com Gestão Estratégica de Pessoas e Comportamento Organizacional.

Disciplinas dos Itinerários Formativos

A) ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA

 Cidades Inteligentes – 30h

Disciplina apresenta e discute os conceitos e a prática de cidades inteligentes (Smart Cities), com ênfase no desenvolvimento de gestão estratégica da nova economia, nas dimensões ambientais, urbanas, socioeconômicas, de infraestrutura, cultural e tecnológica.  Apresenta estudo de casos, discute as Tecnologias de Informação (TI) voltadas para as Smart Cities (TI Geográficas; Sistemas de Transportes Inteligentes; Banco de Dados Públicos; Urban Computing. Systems for city intelligent management etc.). 

Indicadores Sociais – 30h

A disciplina apresenta as bases para a construção de indicadores sociais quantitativos e qualitativos, considerando seus conceitos e usos na elaboração, implementação e avaliação de projetos de políticas públicas e inovação social.  

B) CIÊNCIA DE DADOS PARA TOMADA DE DECISÃO

Lógica de Programação com R – 60h

A disciplina apresenta breve histórico, as potencialidades, vantagens e desvantagens da linguagem R e RStudio. Apresenta e pratica as funções, argumentos, principais fontes de erros, operações matemáticas, regras de escopo, tipo de classes e objetos, vetores, trizes, listas e data frames, importação de dados com uso do R, indexação, criação de vetores, operações lógicas, operações condicionais, função loop, sintaxe para escrever função, criação de funções, confecção e e edição de gráficos (plot, histograma, gráfico de barras, boxplot, cronograma) dentre outras funcionalidades do R, linguagem que será utilizada para a garimpagem dos dados e geração das informações para o tomador de decisões.

4º Semestre expand_more expand_less

Disciplinas Obrigatórias

Fundamentos do Marketing - 60h

A disciplina apresenta introdução ao Marketing, a partir dos conceitos de troca, “necessidades, desejos e demandas”. A caracterização de produtos e serviços, as estratégias de relacionamento e a busca pela satisfação do cliente. Conceito, análise e aplicação do composto de marketing, para produtos e serviços. O comportamento do consumidor na dinâmica capitalista e o aprendizado da Gestão de Marketing.  Articula-se com o PTAP oferecido no mesmo semestre no contexto da formação de um plano para a divulgação dos resultados alcançados na etapa de intervenção do projeto.

Contabilidade - 60h

A disciplina introduz o (a) discente no contexto da organização em relação aos agentes econômicos no sistema financeiro nacional e os fundamentos contábeis para estudo do patrimônio em um cenário dinâmico e mutável da sociedade moderna. Assim, a disciplina apresenta as noções dos fundamentos, princípios e normas contábeis como instrumento de gestão empresarial, conceito de ativo, passivo e patrimônio líquido, estudos das contas e resultados, as demonstrações contábeis e financeiras com foco no usuário da informação; a estrutura e organização do sistema financeiro nacional, as entidades e suas respectivas funções.

Pesquisa de Mercado - 30h

A disciplina aborda os objetivos da pesquisa de mercado, tipos e usos. Nesse contexto, apresenta o processo de desenvolvimento da pesquisa, bem como a prática da pesquisa do tipo qualitativa e quantitativa, com o uso da estatística aplicada para este fim e para a tomada de decisão na área de Marketing. Articula-se com a disciplina de Estatística e Fundamentos de Marketing.

Fundamentos do Direito Público e Privado - 60h

A disciplina aborda as noções básica do Direito:  Introdução ao Direito; Direito do Consumidor; Direito Comerciai, Direito Empresarial (comércio, sociedades comerciais, propriedades industriais, falências e concordatas, Direito Ambiental); elementos do Direito do Trabalho. Introduz o (a) discente nos conceitos do Direito Público abordando a Improbidade Administrativa, Licitação e Contratos Administrativos, Responsabilidade Civil do Poder Público e Crimes contra a Administração Pública.

Mercado Financeiro e de Capitais – 30h

A disciplina introduz os principais conceitos do Mercado Financeiro e de Capitais, sua estrutura e funcionamento e os princípios normativos, regulatórios e operacionais. Abrange os agentes e suas interações. Apresenta os conceitos dos meios de pagamento, oferta de moedas, Sistema Financeiro Nacional e Banco Central, o funcionamento da Bolsa de Valores e seus impactos nas empresas e na sociedade. Explica e exemplifica o modelo de Markowitz, Capital Asset Pricing Model (CAPM), Derivativos e o modelo de Black & Scholes.

1º Projeto Temático de Ação Profissional (Fase da Aprendizado) – 90h (30h de campo)

 A disciplina promove a reflexão e a compreensão das atividades realizadas na fase de Intervenção, a fim de responder três questões: Onde Foram Bem? Quais Foram as Falhas? Como Melhorar?  Propõe o desenvolvimento de artigo científico para fins de socialização das atividades realizadas por meio de publicação e congressos.   

Disciplinas dos Itinerários Formativos

A) ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA

Compras e contratos no setor público – 60h

A disciplina aborda a Parceria Público Privada (PPP), bem como o processo licitatório, contratos e convênios realizados entre o poder público e demais atores. Dentre os pontos abordados estão:  aspectos gerais da licitação; dispensa e inexigibilidade do processo licitatório. Modalidades, fases, revogação, invalidade e controles.  Aborda: Registro de Preços. Regime Diferenciado de Contratação. Uso do poder de compra e a sustentabilidade nas licitações. Gestão de Contratos. Modalidades de contratos administrativos. Terceirização. Convênios e Arranjos de Parceria. Chamamento Público e o Estatuto do Terceiro Setor.

B) CIÊNCIA DE DADOS PARA TOMADA DE DECISÃO

Aplicações da Inteligência Artificial nos Negócios – 60h

A disciplina aborda as principais técnicas da Inteligência Artificial (IA), suas áreas, subáreas e aplicações. Conceitua e apresenta os softwares inteligentes e a aplicação na resolução de problemas. Apresenta e utiliza algoritmos para fins de busca. Nesse contexto, trabalha as Buscas (em largura, profundidade e derivações; buscas heurísticas). Introduz a a lógica fuzzi e capacita o (a) discente para a construção de Sistemas Baseados em Conhecimento, bem como sistemas para o tratamento de incertezas baseados na lógica Fuzzi.

5º Semestre expand_more expand_less

Disciplinas Obrigatórias

Gestão Estratégica de Marketing no ambiente Digital – 60h

A disciplina conceitua e exemplifica o Marketing Digital e sua utilização nas organizações, tendo por base a cultura das redes, uso das multimídias em um cenário atual, com projeções teóricas e metodológicas, encontradas nos estudos do tema, visando a gestão de marketing no futuro. Em seu eixo prático, são desenvolvidas atividades que ampliam uso das técnicas do Marketing tradicional no Marketing digital e suas principais ferramentas (storytelling, gamificação, google analitics dentre outras). Desenvolve o conceito e prática do planejamento de comunicação e implantação do Marketing digital e do comércio eletrônico (e-commerce).

Gestão Financeira – 60h

A disciplina apresenta os fundamentos da gestão financeira, com base na visão do tomador de decisões. Para tanto, capacita o (a) discente na análise dos riscos empresarias e na   gestão financeira a partir dos indicadores do sucesso corporativo: viabilidade financeira e econômica, EVA, MVA; goodwill; desempenho operacional, alavancagem operacional e alavancagem financeira; decisões de investimentos empresariais; estrutura de capital e custo de capital; estratégias financeiras; dividendos; fundamentos, premissas e abordagens da avaliação; Análise Custo/Volume/Lucro. Ponto de Equilíbrio.

Economia – 60h

A disciplina apresenta o conteúdo clássico e moderno de Microeconomia, como Custos e Benefícios, custo de oportunidade, demanda, oferta, mercado de trabalho, equilíbrio de mercado, externalidades, desigualdade; e de Macroeconomia, como variáveis macroeconômicas, moeda e inflação, economia internacional e desemprego. Relaciona esse conteúdo com o contexto de atuação do administrador, de acordo com sua modalidade, com vistas a entender os paradigmas e dilemas das atividades econômicas nas visões clássicas e modernas de mundo. Relaciona o impacto da economia mundial na economia nacional.

Liderança Organizacional – 60h

A disciplina apresenta e discute o conceito de liderança e seus diferentes níveis, contextualizado as complexidades e desafios presentes em cada nível, a fim de discutir as armadilhas que possam inibir ou dificultar o desenvolvimento das lideranças. Apresenta e discute os modelos modernos de avaliação do desempenho e as ações do líder neste processo. Nesse contexto, busca discutir a comunicação da liderança para seus liderados, com ênfase no instrumento do “feedback”, considerando para a discussão o termo “diálogo de desenvolvimento”. Discute o processo sucessório de um líder, sua preparação e o uso de ferramentas de orientação profissional: mentoring, counseling e coaching. Apresenta, conceitua e pratica as habilidades para o desenvolvimento das competências comportamentais e políticas do líder.

2º Projeto Temático de Ação Profissional (Fase do Diagnóstico) – 90 h (30h de campo)

A disciplina promove a reflexão e a compreensão dos desafios da Cidade de São Paulo, por meio de estudo que inclui pesquisa, discussão e debate, que leve os (as) acadêmicos (as) a propostas de solução do problema por eles (as) escolhido. A análise do problema corresponde a uma realidade do ambiente demográfico, econômico, ambiental e social do discente.  O desafio do segundo projeto é a análise, discussão, pesquisa e propostas de solução com base na tomada de decisão tendo alicerçada nos conceitos da ciência de dados, para um problema do setor público, privado ou Terceiro Setor, realizando um diagnóstico da realidade, com o envolvimento da comunidade, por meio de ações extensionistas.

Disciplinas dos Itinerários Formativos

A) ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA

Finanças e Orçamento Público – 60h

Esta temática apresenta os fundamentos e princípios orçamentários sob o prisma das políticas públicas. Dentre os itens a serem discutidos, destacam-se:   orçamento como instrumento de planejamento; a relação entre Plano Plurianual (PPA), Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) e Lei Orçamentária Anual (LOA). O ciclo orçamentário. Elaboração do orçamento: receita e despesa. Execução orçamentária e financeira: etapas da receita e da despesa. Créditos adicionais.  Gestão democrática de alocação de recursos: orçamento participativo.

B) CIÊNCIA DE DADOS PARA TOMADA DE DECISÃO

Business Intelligence (BI)  & Power BI – 60h

A disciplina aborda os conceitos e instrumentos do BI e Power Bi para processos decisórios nas organizações. O uso destas ferramentas auxilia em diversas frentes: planejamento; investimentos; marketing; produtos e serviços dentre outras. A disciplina apresenta as etapas do BI e a estrutura do Power BI; o uso do Power Query e conceito dos dados em camadas (Drill Down). Aborda os indicadores de performance (KPI) e a experiência do usuário (UX). Busca capacitar o (a) estudante nos princípios da modelagem de dados e na construção de dashboards

6º Semestre expand_more expand_less

Disciplinas Obrigatórias

Gestão Estratégica das Organizações – 60h

A disciplina apresenta o conceito do pensamento estratégico. Discute a abordagem do Posicionamento Competitivo (vantagem competitiva, cadeia de valor, competências essenciais, visão baseada em recursos dentre outras). Conceitua e discute o processo estratégico: Planejamento Estratégico, Análise, Escolha, Execução e Mensuração da Gestão Estratégica. Apresenta as perspectivas mais atuais da estratégia com abordagem da Estratégica como Prática, ESG e Estratégia; Economia da Estratégia. Articula-se com PTAP do semestre corrente

Orçamento e Custos – 60h

A disciplina aborda os métodos de análise econômico-financeira dos projetos de investimento e financiamento empresarial. Fundamenta as decisões de uso de capital com base no custo de capital, a estrutura de capitais e alavancagem financeira. Utiliza as demonstrações contábeis para análise dos indicadores financeiros de desempenho empresarial. Conceitua custos e sistemas de custeio para formação de preço. 

Gestão da Produção & Qualidade – 60h

A disciplina busca proporcionar uma visão do setor de produção e operações e sua relação com o contexto social, econômico e tecnológico, bem como com o ambiente interno das organizações, com uma visão tanto na manufatura como nos serviços. São abordados a evolução dos modelos de produção e a gestão da cadeia de suprimentos. Aborda e discute os conceitos de Gestão da Qualidade, além de analisar os custos da qualidade e a avaliação do desempenho sobre os processos. 

 Pesquisa Operacional e Modelagem para apoio à Tomada de Decisão – 60h

A disciplina, por meio da Pesquisa Operacional (PO), discute e pratica a modelagem para tomada de decisões nas organizações (públicas, privadas e do terceiro setor). Apresenta a otimização com programação linear. Método Simplex. Modelos de programação linear mais utilizados. Implementação de modelos em computador. Dualidade e análise de sensibilidade. Problemas de Transporte e Designação. Otimização de redes. Teoria dos jogos. Programação Quadrática. Análise Envoltória de Dados. Simulação.

2º Projeto Temático de Ação Profissional (Fase da Concepção) – 90 h (30h de campo)

A partir da fase Diagnóstico realizado no PTAP do quinto semestre, esta fase desafia os (as) discentes a desenvolverem o projeto em conjunto com o (s) ator (es) beneficiados com as ações propostas, utilizando todas as etapas formais de um projeto: planejamento, controle operacional, financeiros etc. Esta disciplina articula-se, diretamente, com PTAP V e Gestão Estratégica.

 

Disciplinas dos Itinerários Formativos

A) ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA

Planejamento Governamental – 30h

A disciplina aborda os conceitos básicos e tipos de planejamento. Modelos, metodologias e
instrumentos de planejamento governamental. Apresenta as experiências nacionais de planejamento governamental.  Discute o monitoramento e avaliação de políticas públicas, planos e programas governamentais e os   Indicadores Sociais.

Políticas Públicas – 30h

A disciplina aborda os conceitos e estudos de políticas públicas e suas dimensões, tipos, atores, fases do processo de elaboração de políticas públicas, fases do processo de elaboração (formação da agenda, formulação de alternativas, tomada de decisão, implementação, avaliação, extinção), instituições e estilos de política pública

B) CIÊNCIA DE DADOS PARA TOMADA DE DECISÃO

Gestão de Big Data(Data Warehouses, bancos de dados NoSQL, Hadoop, linguagem SQL) – 60h

A disciplina apresenta os conceitos de Big Data e a manipulação de dados desestruturados e a interação com redes sociais. Abarca o ciclo de vida da informação, tecnologias Hadoop e MongoDB, comparação com sistemas de banco de dados relacionais e a linguagem SQL.
Busca consolidar o conhecimento de trabalhar com grandes volumes de dados estruturados e não estruturados.

7º Semestre expand_more expand_less

Disciplinas Obrigatórias

Gestão da Logística – 60h

A disciplina apresenta, teórica e praticamente, a logística nas organizações, suas atividades e práticas para a tomada de decisões. Dentre seus conteúdos destacam-se os fundamentos sobre o processo de compras e de almoxarifado, gerenciamento do estoque e distribuição de produtos para o mercado e o uso da TI para a gestão logística (interna e externa). Desenvolve a competência estratégica de operações e processos logísticos, gerenciamento de riscos e da gestão de informações logísticas e avaliação do desempenho e indicadores. Apresenta os conceitos da Logística Reversa como estratégia organizacional.

Temas de Relações Internacionais – 60h

A disciplina aborda as Teorias das Relações Internacionais, desde o conceito de globalização até o atual contexto do debate ideológico da antiglobalização. A imbricação entre a geopolítica e as finanças, a importância e os limites das grandes potências, a questão da energia, assim como os fenômenos relativos à questão ambiental são tratadas. Também discute os novos temas que afetam a segurança internacional, como terrorismos, pandemias e crises econômicas.

Tecnologia da Informação – 60h

Aborda as principais tecnologias disponíveis e as possibilidades de inovação nos negócios a partir do uso da Tecnologia da Informação e Comunicação. Conceitua e discute a arquitetura e a infraestrutura da Informação e dos Processos. Apresenta e discute a utilização dos principais sistemas de informação e aplicativos para a otimização e melhoria da eficiência e eficácia dos processos organizacionais.   Discute o uso das cripton moedas, do big data, Block Chain, Inteligência Artificial, computação na nuvem e estratégia de TI alinhada com as estratégias organizacionais.

ESG - Environmental, Social and Governance – 60h

A disciplina apresenta a teoria e conceitos da Sustentabilidade e da Governança Corporativa no Brasil e no Mundo e os principais aspectos do ESG - Environmental, Social and Governance nas práticas organizacionais. Tem por objetivo capacitar o (a) discente para compreender os conceitos e a teoria da Sustentabilidade e Governança no âmbito da ESG. Articula-se com as disciplinas correntes: PTAP; Temas de Relações Internacionais e Gestão da Logística.

2º Projeto Temático de Ação Profissional (Fase da Intervenção) – 90h (60h de campo)

A disciplina, de caráter extensionista, promove a consolidação do conceito a partir da prática. De função interdisciplinar com os demais componentes curriculares do semestre, o projeto teórico-prático enseja a intervenção do projeto concebido no sexto semestre do curso (PTAP VI) em uma organização pública, privada, do terceiro setor ou em uma comunidade. Articula-se diretamente com  ESG e Gestão da Logística.

Disciplinas dos Itinerários Formativos

A) ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA

Inovação e Tecnologia Social – 30h

A disciplina aborda os principais conceitos e práticas da Tecnologia Social, tipos de empreendimentos sociais, captação de recursos e gestão deste tipo de empreendimento. Por meio de estudo de casos, analisa as experiências e resultados de projetos sociais e as técnicas inovadoras da tecnologia social.  Propõe o desenvolvimento de uma proposta de empreendimento social.

O e-Estado: Administração Pública no mundo digital – 30h

A disciplina busca discutir o uso da tecnologia para a otimização dos processos da Administração Pública. Propõe pesquisa sobre o conceito do “governo digital” e as ações que estão sendo realizadas nas esferas: Federal, Estadual e Municipal, com o uso da tecnologia digital para melhoria dos serviços para o cidadão, como ator consumidor do serviço público. Avalia quais instrumentos estão sendo utilizados, as oportunidades e desafios.

B) CIÊNCIA DE DADOS PARA TOMADA DE DECISÃO

Data Mining – 60h

A disciplina aborda tecnologias utilizadas para minerar grandes volumes de dados a serem utilizados para tomada de decisões. Apresenta os conceitos e a prática envolvendo: Algoritmos distribuídos para grandes volumes de
dados; Pesquisa por similaridade; Processamento de sequencias de dados; Motores de busca; Mineração de conjuntos frequentes de itens de dados; Agrupamento de grandes volumes de dados multidimensionais; Sistemas de recomendação; Análise e mineração de padrões estruturais em grandes grafos.

8º Semestre expand_more expand_less

Disciplinas Obrigatórias

Consultoria Organizacional – 30h

A disciplina apresenta os fundamentos teóricos da consultoria e desenvolve as habilidades técnicas e comportamentais do papel de Consultor Empresarial. Apresenta as fases os passos para a realização da consultoria, interna ou externa, desde a abordagem, desenvolvimento e apresentação da proposta, contratação, realização do projeto e finalização.

Tópicos Especiais em Administração – 60h

A disciplina aprofunda em temas emergentes e/ou em destaque, presentes na sociedade e nas organizações e seus impactos socioeconômicos e ambientais.  Apresenta os principais desafios organizacionais da contemporaneidade e as tendências. Detalha os conceitos mais atuais sobre Gestão Organizacional e as competências dos profissionais para os novos modelos de gestão e das organizações atuais e discute as tendências. Avalia e discute organizações consideradas mais inovadoras que poderão ser modelos no mercado.

Desenvolvimento e Implementação de empreendimentos inovadores – 60h

A disciplina propõe o desenvolvimento de um Plano de Negócios para a construção de um modelo de negócio inovador a partir do aprendizado da ideação, pesquisa, identificação de oportunidades, uso do desing thinking e mapa mental, e outras ferramentas como Canvas, Busines Model Canvas e Storytelling, utilizando a Cidade de São Paulo e como lócus de ação.

Gestão da Comunicação Organizacional – 60h

A disciplina aborda os conceitos fundantes da comunicação, filosofia, princípios e tipologia. Apresenta os princípios da comunicação no contexto organizacional em suas formas, modelos, estrutura e funcionamento. Discute o sistema comunicacional interno e externo, métodos, técnicas e fluxos. Analise a comunicação organizacional no contexto das novas tecnologias e meios, comparando com a comunicação tradicional em uma sociedade midiatizada. Discute as narrativas organizacionais e a relação da comunicação com a cultura e identidade organizacional.

2º Projeto Temático de Ação Profissional (Fase da Aprendizado) – 90h (30h de campo)

A disciplina promove a reflexão e a compreensão das atividades realizadas na fase de Intervenção, a fim de responder três questões: Onde Foram Bem? Quais Foram as Falhas? Como Melhorar?  Propõe o desenvolvimento de artigo científico para fins de socialização das atividades realizadas por meio de publicação e congressos.   

Disciplinas dos Itinerários Formativos

A) ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA

Relações Institucionais, Governamentais e Advocacy– 60h

A disciplina apresenta os conceitos das Relações Institucionais e Governamentais (RIG). Discute a construção de um relacionamento com as diferentes instâncias governamentais. Apresenta ações em relação ao estabelecimento de um diálogo permanente entre o poder público e privado, por meio de canal de comunicação em que a iniciativa privada encaminha suas preocupações e interesses aos formuladores de políticas públicas. Apresenta e discute o conceito advocacy, como sinônimo de defesa e argumentação em favor de uma causa.

B) CIÊNCIA DE DADOS PARA TOMADA DE DECISÃO

Machine Learning – 60h

A disciplina aborda os conceitos do aprendizado de máquina (machine learning). Apresenta a introdução aos principais métodos de aprendizado de máquina, tipos de aprendizagem (supervisionado, não supervisionado e semi-supervisionado); Técnicas supervisionadas (árvores de decisão, classificador linear, redes neurais, deep learning, support vector machine, k-nearest neighbors e naivebayes); Técnicas não supervisionadas ( k-means, k-medoids); Aprendizado por reforço (Q-learning).

ATIVIDADES COMPLEMENTARES (150h)

O (A) discente deverá cumprir 150 horas de atividades complementares a serem efetivadas até o 8º período. Serão consideradas atividades complementares aquelas que contribuam para a formação profissional do aluno, como por exemplo, participação em congressos, cursos de línguas, simpósios e eventos culturais, bem como voluntariado em organizações diversas, como ONG s, empresas públicas ou privadas.

DISCPLINAS ELETIVAS

O (A) discente poderá escolher uma das três disciplinas eletivas:

Libras - 30h

A disciplina aborda o aprendizado da Língua Brasileira de Sinais conforme o Decreto n. 5626, de 22 de dezembro de 2005.

Introdução à LGPD – 30h

Aborda a legislação e a aplicação da LGPD nas organizações públicas e privadas.

Arquitetura e Design de Informação – 38h

Na disciplina são apresentados os conceitos iniciais sobre planejamento e desenvolvimento de projetos, que se voltam à arquitetura, interfaces, acessibilidade e usabilidade da informação. Estudos sobre o projeto de mudanças em websites, interfaces de softwares para gestão de informações, acervos digitais ou bibliográficos.

Importante expand_more expand_less

a) Formação/Competências Socioemocionais

Além de uma matriz inovadora, o curso introduz este tema, que ocorrerá do 1º ao 7º período. Teremos 36 horas por período para este tema, em um total de 224 horas durante o curso. O objetivo é o de formar um profissional com comportamento assertivo, conhecedor de si mesmo e que, ao final do curso, poderá desenvolver as competências necessárias para entender melhor a si, a seus funcionários e exercer um verdadeiro papel de coach. Temas com autoconhecimento; inteligência emocional e social; neurolinguística dentre outros farão parte do tema.

b) Atividades Complementares

Além do próprio método da Aprendizagem Baseada em Projetos, que já prioriza o aprendizado prático e muitas vezes fora das quatro paredes de uma sala de aula, você terá 15 horas por período (total 120 horas no curso) para realizar atividades extras, que complementem seu aprendizado. Tudo que pode fazer estará contemplado no manual do curso, mas a própria FESPSP oferece minicursos que poderão ser utilizados.

Informações
4 anos
Duração
Bacharelado em Administração
Grau Concedido
Noturno: das 19h às 22h30
Horários
Reconhecido pela Portaria SERES nº 949 de 30/08/2021
Publicada no Diário Oficial da União em 31/08/2021
Mensalidade
R$ 1.200,00

Com 25% de desconto para os ingressantes: R$ 900,00

5% de desconto para pagamento até o último dia útil do mês anterior ao vencimento: R$ 855,00*

Matrícula com 50% de desconto: R$ 600,00

Valores e descontos referente ao ano letivo de 2023
Incentivo à pesquisa
Na Sociologia e Política nós te incentivamos a produzir pesquisa remunerada!

O Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC) é um programa voltado para o desenvolvimento do pensamento científico e iniciação à pesquisa de estudantes de graduação, que conta com bolsas concedidas pela nossa instituição e pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico – CNPq. 

Os estudantes regularmente matriculados nos cursos de graduação da Sociologia e Política podem se candidatar para concorrer às bolsas, mediante edital publicado anualmente. 

O atual valor da bolsa é de R$ 450,00* mensais, diretamente depositado em conta-corrente no nome do estudante. A vigência das bolsas é de 12 meses.

Acompanhe as publicações de edital neste link (ou no site: fespsp.org.br/pesquisa/pibic).
Depoimentos
Cursos Relacionados
Graduação Biblioteconomia e Ciência da Informação O curso promove uma formação teórica aplicada, com forte embasamento técnico e conhecimentos humanísticos. Leia mais
Graduação Sociologia e Política O curso capacita pesquisadores para oferecer interpretações cognitivas, analíticas e interpretativas às intervenções em áreas afins Leia mais
Publicações
Eventos