Eventos
Macunaíma: retrospectiva de 1979 a 2022, por Martins de Porangaba

Coquetel de abertura da exposição acontecerá no próximo dia 7 de abril, às 19h

Cultura

Exposição: Macunaíma – Retrospectiva 1979 a 2022, por Martins de Porangaba

Quadros do artista estarão expostos entre os dias 7 de abril e 8 de maio, no casarão histórico da Sociologia e Política – Escola de Humanidades

O legado da Semana de Arte Moderna de 1922 e dos artistas modernistas segue em destaque na Sociologia e Política – Escola de Humanidades. Une-se às nossas atividades culturais e acadêmicas, de 7 de abril a 8 de maio, a exposição “Macunaíma – Retrospectiva de 1979 a 2022, por Martins de Porangaba”, com quadros que o artista visual Martins de Porangaba produziu durante mais de 40 anos. Um convite para conhecer e reconhecer as interpretações e as técnicas do artista se transformando ao longo do tempo. O vernissage será às 19h do dia 7 de abril.

“As obras que vemos reunidas nesta exposição devem ser vistas não como ilustrações de Porangaba à rapsódia de Mário de Andrade, mas sim como uma interpretação plástico–visual dos mesmos contos, lendas e mitos que vivenciamos em nossa imaginação ao lermos a sua expressão literária em Macunaíma, e que por sua vez, serviu de estopim para detonar em Porangaba seu universo de formas e cores, cujas intricadas e fascinantes composições, tanto em seus desenhos como em suas pinturas, detonam em nós as associações mágicas implantadas e vividas em nossa infância, e que nos acompanham e alimentam nossa psique ao longo de nossa existência”, escreve o crítico José M. Neistein.

A exposição está instalada no casarão histórico da Sociologia e Política, localizado na Rua General Jardim, 522 – Vila Buarque – São Paulo/SP.

Sobre a Sociologia e Política - Escola de Humanidades

A Sociologia e Política – Escola de Humanidades é uma marca da Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo (FESPSP), instituição de ensino e pesquisa sem fins lucrativos, que há 88 anos possui destacada atuação no desenvolvimento socioeconômico do Brasil. Mantém cursos de graduação, pós-graduação e extensão nas áreas de ciências sociais, administração de empresas, biblioteconomia, ciências da informação e em diversas áreas da gestão de políticas públicas, todos pautados na valorização do conhecimento científico, na aplicabilidade e interdisciplinaridade, na capacidade de inovação, e na tradição e atuação pautada em valores humanistas. 

Serviço
Macunaíma – Retrospectiva de 1979 a 2022, por Martins de Porangaba
Realização: Espaço Cultural da Sociologia e Política – Escola de Humanidades
Abertura: Dia 7 de abril, a partir das 19h
Exposição: Entre os dias 7 de abril a 8 de maio de 2022, das 9h às 19h - exceto domingos e feriados.
Onde: Rua General Jardim, 522 - Vila Buarque - São Paulo/SP
Informações para a imprensa: Rodrigo Carani - carani@fespsp.org.br
Site: http://fespsp.org.br

 

Últimos Eventos
Quotidianum Prorrogado! Exposição vai até o dia 9 de julho
Jardim dos Modernistas