UX Writing: experiência do usuário e conteúdo digital

Mostrar o cenário atual da informação digital para que os profissionais possam ter uma perspectiva histórica da produção de conteúdo. Orientar sobre a importância do UX (Experiência do Usuário) para a produção de conteúdo, bem como os conceitos de Jornada do Cliente, Funil de Vendas e Personas (Inbound Marketing). Entender a importância da Arquitetura de Informação (AI) e User Interface (UI) no trabalho de criação de conteúdo digital. Definir os conceitos de UX Writing, Microcopy e Webwriting e orientar quanto a estrutura e as técnicas de redação e edição de textos para ambientes digitais. Definir a importância do storytelling e do uso das técnicas de SEO e Taxonomia para conteúdo digital.

Objetivos

Possibilitar aos participantes conhecer o universo da produção de conteúdo digital (UXWriting), entendendo a importância de trabalhar com os princípios da Experiência do Usuário (UX) durante todo o processo. Desenvolver nos participantes capacidades de produzir textos de acordo com as regras de UX Writing, Webwriting e Microcopy, bem como aplicar as diretrizes de SEO (Search Engine Optimization) e princípios de Taxonomia.

PROCEDIMENTO PARA INSCRIÇÃO

A inscrição não garante a efetuação da matrícula. A matrícula nos cursos somente será efetivada após o pagamento da primeira parcela ou do valor integral. Descontos e convênios: Alunos FESPSP possuem 40% de desconto; ex-alunos e instituições conveniadas, 20% de desconto; sócio Carta Capital possuem 20% de desconto.


REGRAS GERAIS

  • A matricula somente será efetuada após o pagamento, ou seja, o preenchimento da ficha de inscrição não garante sua vaga no curso;
  • Caso não seja atingido o mínimo necessário de inscrições para a realização do curso, a FESPSP tem o direito de cancelar a realização do mesmo. Caso esta situação ocorra, existe a possibilidade do aluno manter o valor pago como crédito para realizar o mesmo curso em nova data ou escolher outro curso. O crédito poderá ser utilizado pelo aluno no prazo máximo de 12 (doze) meses. Se o aluno preferir o reembolso, haverá devolução integral do valor pago;
  • No caso da ocorrência de cancelamento do curso por insuficiência de alunos, a comunicação será realizada através de email;
  • O não comparecimento do aluno às aulas não o exime do pagamento;
  • Todos os alunos com frequência mínima de 75% (setenta e cinco) do total das aulas ministradas, receberão o certificado de conclusão de curso;
  • Mais informações pelo telefone 3123-7800 ou 3123-7823 ou pelo email extensao@fespsp.org.br

 

UX Writing: experiência do usuário e conteúdo digital
Charlley Luz
Mestre em Ciência da Informação (ECA-USP)
Magerson Bilibio
UX Writing: experiência do usuário e conteúdo digital
Conteúdo do curso

Informação
- Como a humanidade lidou a com a informação no decorrer da história.
- Cenário atual da informação digital

UX (User Experience)
- Definição e fundamentos de UX
- Entendendo a Jornada do Cliente e o Funil de Vendas
- Criação de Personas
- Importância da arquitetura de informação (AI) na construção de um ambiente digital
- Importância do UI (User Interface) nos ambientes digitais (apresentação de wireframes)

Taxonomia
- Importância da classificação do conteúdo
- Técnicas para a boa classificação de conteúdo

O Texto Digital
- UX Writing, Webwriting e Microcopy: conceitos, semelhanças, diferenças e aplicações
- Tom e Voz da Marca
- Storytelling e UX Writing
- Características da leitura digital
- Estrutura do texto digital
- Técnica de redação e edição de textos
- Aplicação do SEO na redação digital
- Microcopy: técnica de redação e edição

 

Informações
3 aulas

Carga Horária: 12h

Data
Início: 16 de julho
Término: 18 de julho
Duração
Terça a quinta, das 19h00 às 22h30
Horários
Investimento
R$ 402,00
Opções de pagamento:
até 4x de R$ 100,05 no cartão de crédito.
Convênios
Alunos FESPSP possuem 40% de desconto;
Sócios CartaCapital, Ex-alunos e instituições conveniadas 20%.
Veja nossa lista de convênios. https://www.fespsp.org.br/convenios/instituicoes-conveniadas
Cursos Relacionados
Cursos Livres Inbound Marketing para profissionais da informação Esse curso visa contribuir para os profissionais que buscam aprender formas de dar visibilidade às unidades de informação ou outras instituições sem fins lucrativos. Leia mais
Cursos Livres Usos, usuários e serviços da informação Compreenda os usos da informação em ambiente digital. Leia mais
Cursos Livres Gestão de projetos culturais - Janeiro/2019 Conheça algumas das principais ferramentas para gestores e produtores desenvolverem projetos culturais, cobrindo o ciclo completo de sua realização Leia mais
Publicações
Eventos