Oriente Médio: política externas das potências regionais

O CURSO

Por que o Oriente Médio é uma região onde há conflitos de conflitos? A disputa Israel-Palestina ainda é o principal tema geopolítico do Oriente Médio? Quais são as tendências que explicam os problemas da região na atualidade? Debater essas questões e indicar os caminhos para que estudiosos, profissionais e relevantes em geral encontrem como respostas para elas é o principal objetivo do curso Oriente Médio: política externa das potências regionais.

O curso pretende analisar o funcionamento de quatro sociedades da região - Arábia Saudita, Israel, Irã e Turquia - ea partir disso discutir como uma interação entre elas afetadas a segurança no Oriente Médio, uma região decisiva na economia e na geopolítica mundial.

A proposta aqui é transmitir conhecimentos sobre o Oriente Médio, que permitirão a realização de análises mais acuradas por quem se interessa pela região. O conhecimento adquirido no curso é concreto e integrado aos alunos a possibilidade de aplicarem na prática, seja em ambiente acadêmico ou profissional, o que for discutido em sala de aula.

OBJETIVOS

  • Capacitar os alunos para compreender os pilares da geopolítica do Oriente Médio;
  • Proporcionar aos alunos uma visão analítica dos eventos atuais na região;
  • Apresentando aos alunos possibilidades de agenda de pesquisa em diferentes níveis de formação.

CURSOS #Emcasa

- Todos os alunos matriculados receberão via e-mail o link para acesso das aulas;
- Não se trata de um curso em EAD, o nosso formato de aulas ao vivo;
- O aluno deve acessar o link e acompanhar as aulas no horário estabelecido;
- Não serão disponibilizadas como gravações das aulas;
- Os certificados serão disponibilizados via e-mail no prazo de até 15 dias úteis;
- O uso das imagens e do conteúdo dos cursos online é de exclusividade da FESPSP;
- Há limitação de vagas. A matrícula só será efetivada após o pagamento;
- Fica a critério do professor decidir se quer ou não disponibilizar materiais do curso. Se o professor decidir compartilhar, encaminharemos por e-mail para toda sala, assim que recebermos.

PROCEDIMENTO PARA INSCRIÇÃO

A inscrição não garante a efetuação da matrícula. A matrícula nos cursos somente será efetivada após o pagamento da primeira parcela ou do valor integral. 


REGRAS GERAIS

  • A matrícula somente será efetuada após o pagamento, ou seja, o preenchimento da ficha de inscrição não garantia sua vaga no curso;
  • Caso não seja atingido o mínimo necessário de inscrição para a realização do curso, a FESPSP tem o direito de cancelar a realização mesmo. Caso esta situação ocorra, existe uma possibilidade de aluno manter o valor pago como crédito para realizar o mesmo curso em dados novos ou escolher outro curso. O crédito pode ser usado pelo aluno no prazo máximo de 12 (doze) meses. Se o aluno preferir o reembolso, haverá devolução integral do valor pago;
  • No caso da ocorrência de cancelamento do curso por insuficiência de alunos, a comunicação realizada através de email;
  • O não comparecimento do aluno às aulas não o exime do pagamento;
  • Todos os alunos com frequência mínima de 75% (setenta e cinco) do total das aulas ministradas, recebimento do certificado de conclusão de curso;
  • Mais informações pelo telefone 3123-7800 ou 3123-7823 ou pelo e-mail extensao@fespsp.org.br

 

Oriente Médio: política externas das potências regionais
José Antonio Lima
Doutor e mestre pelo Instituto de Relações Internacionais da Universidade de São Paulo (IRI-USP). Professor na pós-graduação de Jornalismo Internacional da Faap e na pós-graduação de Jornalismo em Plataformas Digitais da Cásper Líbero. Integrante do Grupo de Estudos Oriente Médio e Mundo Muçulmano da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da USP. Jornalista com 16 anos de experiência, focado em coberturas políticas nacionais e internacionais.
Oriente Médio: política externas das potências regionais

-A primeira aula do curso se dedica a traçar o pano de fundo histórico da geopolítica no Oriente Médio, mostrando como as dinâmicas atuais se formaram no período da Guerra Fria e como foram afetadas por eventos atuais, como a invasão do Iraque em 2003, a Primavera Árabe a partir de 2011 e a emergência do Estado Islâmico em 2014.  

-As outras aulas do curso se dedicarão ao sentido dos princípios norteadores da política externa das quatro potências regionais do Oriente Médio: Arábia Saudita, Irã, Israel e Turquia.

Informações
5 aulas

Carga Horária: 10h

Início: 26 de janeiro
Término: 30 de janeiro
Duração
Terça a sexta, das 19h às 21h.
Sábado, das 10h às 12h.
Horários
Investimento
R$ 140,00
Opções de pagamento:
Até 2x no cartão de crédito
Cursos Relacionados
Publicações
Eventos