Formando público com análise de dados: como ativar sua fan-base na música

O curso oferece ferramentas teóricas e práticas para que artistas e demais profissionais da área da música possam utilizar dados para desenvolver audiências maiores e mais engajadas. O Bloco I, ministrado em português, explica as chaves de interpretação utilizadas pelos especialistas em tendências de mercado. Também fornece números sobre o mercado brasileiro (gêneros preferidos por variável socioeconômica) e como usar essas informações para entender a demanda por produtos musicais e para colocar seu produto em circulação. Também explora as relações entre artistas, ambiências sonoras, marcas e playlists. E utilizando plataformas web interativas, apresenta a relação entre gêneros musicais para que se possa criar comunidades de interesse e ativar a fan-base do artista. Apresenta ainda ferramentas práticas de planejamento estratégico para projetos artísticos. O Bloco II, ministrado em espanhol, apresenta a lógica atual da distribuição em ambiente digital e oferece dicas para a construção de uma estratégia eficiente nesse ambiente, desde a escolha do agregador, lógica de lançamentos, até a otimização do perfil de artista nas plataformas. Também explica como extrair melhores resultados da ferramenta Spotify for Artists e outras plataformas. Ao final dos trabalhos, o público terá elementos para interpretar melhor a relação de seu produto com seu público nativo, para ampliar o alcance de sua audiência a partir do music branding, e para traçar uma estratégia qualificada e eficiente para a atuação em ambiente digital. Ao final do curso, o público terá elementos para interpretar melhor a relação de seu produto com seu público nativo, para ampliar o alcance de sua audiência a partir do music branding, e para traçar uma estratégia qualificada e eficiente para a atuação em ambiente digital.

OBJETIVOS

Geral:

  • Capacitar artistas, produtores e gestores culturais para a mobilização de público em ambientes físicos e digitais

Específicos:

  • Facilitar o empreendedorismo de artistas, produtores, gestores e demais profissionais da área da Música na era da Economia Criativa
  • Capacitar profissionais para a compreensão das transformações na indústria da música
  • Capacitar profissionais para a interpretação das lógicas culturais contemporâneas e nichos de mercado
  • Apontar fontes de indicadores culturais e de pesquisas de hábitos culturais
  • Exercitar técnicas de branding aplicado às carreiras artísticas
  • Apresentar ferramentas práticas de aferição de dados em ambiente digital
  • Fornecer instrumentos de planejamento estratégico para a gestão de carreiras musicais independentes

PROCEDIMENTO PARA INSCRIÇÃO
    ​
A inscrição não garante a efetuação da matrícula. A matrícula nos cursos somente será efetivada após o pagamento da primeira parcela ou do valor integral. Descontos e convênios: Alunos FESPSP possuem 40% de desconto; ex-alunos e instituições conveniadas, 20% de desconto; sócio Carta Capital possuem 20% de desconto.

REGRAS GERAIS

  • A matricula somente será efetuada após o pagamento, ou seja, o preenchimento da ficha de inscrição não garante sua vaga no curso;
  • Caso não seja atingido o mínimo necessário de inscrições para a realização do curso, a FESPSP tem o direito de cancelar a realização do mesmo. Caso esta situação ocorra, existe a possibilidade do aluno manter o valor pago como crédito para realizar o mesmo curso em nova data ou escolher outro curso. O crédito poderá ser utilizado pelo aluno no prazo máximo de 12 (doze) meses. Se o aluno preferir o reembolso, haverá devolução integral do valor pago;
  • No caso da ocorrência de cancelamento do curso por insuficiência de alunos, a comunicação será realizada através de email;
  • O não comparecimento do aluno às aulas não o exime do pagamento;
  • Todos os alunos com frequência mínima de 75% (setenta e cinco) do total das aulas ministradas, receberão o certificado de conclusão de curso;
  • Mais informações pelo telefone 3123-7800 ou 3123-7823 ou pelo email extensao@fespsp.org.br

 

Formando público com análise de dados: como ativar sua fan-base na música
Daniela Ribas
Currículo Lattes
Saúl Cabrera
Currículo Lattes
Formando público com análise de dados: como ativar sua fan-base na música

Bloco I

 

Módulo 1 - SOCIOLOGIA DA CULTURA PARA ARTISTAS E PRODUTORES

  • entendendo a lógica do consumo cultural contemporâneo: oferta e demanda cultural; saída cultural x consumo doméstico;
  • formação do gosto, transmissão cultural e escolhas estéticas
  • consumo, identidade e lógica da distinção
  • público como instância legitimadora
  • compreendendo a origem do ecletismo musical
  • público de massa x público de nichos: nicho é o novo mainstream
  • Mainstream, midstream e underground

 

Módulo 2 - INDICADORES CULTURAIS

  • Pesquisas de hábitos culturais no Brasil
  • Pesquisas sobre Mercado Musical
  • Lista das Listas: medindo reputações

 

Módulo 3 - MUSIC BRANDING

  • Ambiências sonoras, Marcas e Playlists
  • A Relação entre Marcas e Artistas Independentes
  • Miller Mood Map e Equilibrium Mood Map
  • indies influencers
  • Como criar uma “experiência” musical

 

Módulo 4 - FERRAMENTAS PRÁTICAS

  • Hackeando o algoritmo do Spotify
  • Plataformas de Music Map
  • Entendendo similaridades para a criação de comunidades via curadoria de playlists
  • MMF Fan Data Guide
  • Planejamento Estratégico: Matriz SWOT e Marco Lógico

 

 

Bloco II

 

Módulo 5 - DISTRIBUICIÓN DIGITAL

  • La música en la actualidad. Cifras internacionales y nacionales
  • En qué consiste la distribución digital. Una mirada técnica
  • Cómo elegir a mi agregador digital. Las tres claves

 

Módulo 6 - CUSTOMIZACIÓN DE PERFILES ARTÍSTICOS

  • Las plataformas digitales. Cuáles son y qué ofrecen
  • El perfil de artista. Branding de mi proyecto
  • Spotify for Artists.
  • iTunes y Apple Music, Deezer y Tidal.
  • Shazam for Artists.
  • Otras plataformas.
Informações
5 aulas

Carga Horária: 20h

Início: 25 a 29 de novembro
Duração
Segunda a sexta, das 19h às 22h30
Horários
Investimento
R$ 987,00
Opções de pagamento:
2x de 493,50 no boleto ou até 4x de R$246,75 no cartão de crédito.

Atenção: Vagas Limitadas
Convênios
Alunos FESPSP possuem 40% de desconto;
Sócios CartaCapital, Ex-alunos da pós e graduação e instituições conveniadas 20%.
Veja nossa lista de convênios. https://www.fespsp.org.br/convenios/instituicoes-conveniadas
Cursos Relacionados
Publicações
Eventos