Algoritmos do gosto: como usar a Sociologia para entender o consumo de música

O CURSO

O mercado musical mudou muito desde a chegada do streaming e de plataformas de música como Spotify. Elas trouxeram mudanças enormes, tanto para a produção artística como para o consumo musical. As redes sociais têm hoje um papel central para a o marketing digital e para a promoção de música no streaming, mas os algoritmos mediam e limitam a relação entre músicos e seu público. É difícil se destacar num meio tão competitivo cujo alcance é determinado pelos algoritmos.

Os dados quantitativos fornecidos por essas plataformas são insuficientes para uma compreensão mais aprofundada sobre a audiência. É necessário agregar uma análise qualitativa para contextualizar esses dados.

Neste curso serão apresentadas ferramentas práticas, criadas com base na Sociologia de Pierre Bourdieu, para o mapeamento de público e segmentação da audiência na área da música.

 

OBJETIVOS

  • Apresentar um breve histórico de como as Big Tecs e seus algoritmos mudaram a publicidade on-line;
  • Ensinar conceitos como Economia da Atenção e Capitalismo de Vigilância;
  • Mostrar como funciona a segmentação de público feita por algoritmos;
  • Mostrar como funciona a predição de comportamentos nos usuários das redes socias;
  • Apresentar maneiras alternativas de coletar dados e lidar com os algoritmos;
  • Apresentar ferramentas práticas de mapeamento de público e segmentação de audiência para a área da música.

 

PROCEDIMENTO PARA INSCRIÇÃO

A inscrição não garante a efetuação da matrícula. A matrícula nos cursos somente será efetivada após o pagamento da primeira parcela ou do valor integral.

 

REGRAS GERAIS

  • A matrícula somente será efetuada após o pagamento, ou seja, o preenchimento da ficha de inscrição não garante sua vaga no curso;
  • Caso não seja atingido o mínimo necessário de inscrições para a realização do curso, a Sociologia e Política - Escola de Humanidades tem o direito de cancelar a realização do mesmo. Caso esta situação ocorra, existe a possibilidade do aluno manter o valor pago como crédito para realizar o mesmo curso em nova data ou escolher outro curso. O crédito poderá ser utilizado pelo aluno no prazo máximo de 12 (doze) meses. Se o aluno preferir o reembolso, haverá devolução integral do valor pago;
  • No caso da ocorrência de cancelamento do curso por insuficiência de alunos, a comunicação será realizada através de email;
  • O não comparecimento do aluno às aulas não o exime do pagamento;
  • Todos os alunos com frequência mínima de 75% (setenta e cinco) do total das aulas ministradas, receberão o certificado de conclusão de curso;
  • Mais informações pelo email extensao@fespsp.org.br.
Algoritmos do gosto: como usar a Sociologia para entender o consumo de música
Daniela Ribas
Doutora em Sociologia pela UNICAMP.
Algoritmos do gosto: como usar a Sociologia para entender o consumo de música
Conteúdo selecionado
  • Aula 1 (30/05) - Big Techs e publicidade on-line - Capitalismo de Vigilância e Economia da Atenção - Marketing digital, algoritmos e segmentação de público on-line;
  • Aula 2 (06/06) - Sociologia e a compreensão de hábitos culturais: conceito de Habitus e Capital Simbólico de Pierre Bourdieu - Ferramentas ID_MUSIQUE: eixo identidade;
  • Aula 3 (13/06) - Ferramentas ID_MUSIQUE: eixo pesquisa de público - Conceito de Campo de Produção Simbólica de Pierre Bourdieu - Ferramentas ID_MUSIQUE: eixo nicho musical;
  • Aula 4 (20/06) - Ferramentas ID_MUSIQUE: eixo reposicionamento - Canvas artístico.
Informações
4 aulas

Carga Horária: 12h

Início: 16 de maio de 2022. Início prorrogado para dia 30 de maio de 2022.

Término: 20 de junho de 2022
Duração
Segundas, das 19h às 22h. PRESENCIAL.
Horários
Investimento
R$ 500,00
Opções de pagamento:
Até 3x no cartão de crédito ou no boleto.

Alunos, Ex-alunos e Instituições Conveniadas possuem 20% desconto;

Veja nossa lista de convênio: https://www.fespsp.org.br/convenios/instituicoes-conveniadas
Cursos Relacionados
Publicações
Eventos