Pós-Graduação

Pós-Graduação

Opinião Pública e Inteligência de Mercado

< voltar

O curso de Pós-Graduação Lato Sensu em Opinião Pública e Inteligência de Mercado (OPIM) oferece um conteúdo abrangente, reflexivo, mas também instrumental e orientado para profissionais que atuam em várias áreas do mercado, terceiro setor e setor público. Os conteúdos das disciplinas foram definidos para atender um público diversificado quanto à formação universitária e atuação profissional, mas tendo em comum pouco conhecimento sobre o tema e grande interesse pelo campo da pesquisa como meio de geração de conhecimento para a sociedade.



clique para expandir
Objetivos

O objetivo do curso de Opinião Pública e Inteligência de Mercado (OPIM) é propiciar aos alunos segurança e habilidades para lidar com planejamento, execução e análise de pesquisas com diferentes níveis de complexidade.

Publico Alvo

Portadores de diplomas de nível superior, especialmente dos cursos de ciências sociais, jornalismo, marketing, publicidade e afins, os quais pretendam atuar ou já venham atuando preliminarmente na análise e/ou aplicação de pesquisas de mercado, mas que careçam de conhecimento aprofundado, e, sobretudo, de visão crítica sobre as possibilidades e limitações de tais instrumentos quando se leva em conta prática, conceito e teoria.

Disciplina
Análise sócio demográfica brasileira (carga horária de 32hs)
O Brasil em números e nos seus principais indicadores; métodos e técnicas dos censos demográficos; os censos do Brasil; pesquisa nacional por amostra de domicílios (PNAD); índice de desenvolvimento humano (IDH); índice de desenvolvimento humano mundial (IDH-M); características dos domicílios brasileiros; aspectos demográficos, geográficos, psicográficos, etnográficos, e social, segundo o IBGE; formação de indicadores sociais e de consumo.
 
Comportamento do Consumidor e Psicologia de Grupos e Indivíduos (carga horária de 32hs)
O que é comportamento do consumidor; personalidade e aspectos psicográficos do consumidor; processos de motivação; processos de tomada de decisão do consumidor; influências situacionais; consumidor e cultura; subcultura e demografia; consumidor e fidelização; consumidor por segmentação; Consumidor global.
 
Estatística Aplicada a Pesquisa e Análise de Dados Quantitativos (carga horária de 60hs)
Distribuição de frequência; medidas de posição; medidas de dispersão associadas a tabelas cruzadas; qui-quadrado; coeficiente; contingência; testes paramétricos; amostras independentes; amostras emparelhadas; análise de variância e da covariância; correlação e regressão; regressão bivariada; regressão múltipla; dados ordinais; dados intervalares; tabulação eletrônica; amostragem, planejamento e processos; Amostra ou censo; processo de planejamento de uma amostra; definição da população-alvo; determinação da estrutura amostral; testes de amostras; técnicas de amostras; pesquisa eleitoral de boca de urna.
 
Marketing (carga horária de 32hs)
Fundamentos de Marketing. Administração de marketing. Estratégia de produtos (marcas e preços). Posicionamento no mercado. Construção da marca.
 
Métodos e Técnicas de Pesquisa Qualitativa (carga horária de 32hs)
Oferecer ao aluno uma ampla visão e compreensão dos diferentes métodos que presidem um ou mais das pesquisas denominadas qualitativas, porém destacando que a diferenciação entre métodos qualitativos e quantitativos deve ser tomada com cautela uma vez que ambas são interdependentes.
 
Métodos e Técnicas de Pesquisa Quantitativa (carga horária de 60hs)
Noções gerais e introdução às técnicas de pesquisa quantitativa mediante explanação e cotejamento dos recursos da Estatística com os problemas recorrentes à elaboração e execução de pesquisas.
 
Pesquisa de Mídia (carga horária de 32hs)
Estudos dos hábitos de mídia (jornal, revista, tv aberta, a cabo e satélite, rádio, cinema, teatro, internet, mídia exterior); estudos 'Marplan'; consumo por categorias de produtos e serviços; relação entre hábitos de consumo e hábitos de mídia; tendências de pesquisa de mídia; mídia e imagem e mensuração de resultados.
 
Pesquisa Eleitoral e Opinião Pública (carga horária de 32hs)
Técnicas de pesquisa eleitoral; seleção dos entrevistados; colégio eleitoral; regras de pesquisa eleitoral; interpretação dos dados coletados; uso definição de público e opinião pública; processo de formação de informação sobre o mundo; sociedade; instituições e corporações em pesquisa social; pesquisa eleitoral; pesquisa de clima interno; avaliação e monitoramento de serviços públicos; efeitos de propaganda negativa; tendências de pesquisa de opinião pública.
 
Planejamento de Pesquisa (carga horária de 32hs)
Planejamento e gestão de pesquisa; tipos de pesquisa; reconhecimento das técnicas de pesquisa para tomada de decisão e gestão estratégica; reconhecimento de oportunidades de novos negócios; definição do problema da pesquisa; desenvolvendo uma abordagem do problema da pesquisa. Fontes estratégicas de conhecimentos disponíveis; Questões Éticas envolvendo a pesquisa.
 
Sistemas e Gestão da Informação (carga horária de 32hs)
Sistemas de Gestão da Informação para as organizações mediante a abordagem de aspectos conceituais relacionados ao registro das informações. Possibilidades oferecidas por bancos de dados, pelo datamining, e outros recursos, para a análise e tomada de decisão, possibilitando, assim, extrair o melhor proveito das oportunidades oferecidas pelo mercado e demais ambientes de trabalho, bem como propiciar às empresas vantagens competitivas.
Processo Seletivo
O candidato deverá inscrever-se e comparecer na apresentação do curso com o coordenador, conforme datas abaixo:
 
  • Inscrições abertas para o primeiro semestre de 2019
Lembrete:
 
Para realizar sua matrícula você deve comparecer na secretaria escolar da FESPSP com a seguinte documentação:
 
1 (uma) Cópia do Diploma de Graduação (ou atestado de conclusão enquanto o diploma não estiver pronto);
1 (uma) Cópia do Histórico da Graduação;
1 (uma) Cópia da Cédula de Identidade;
1 (uma) Cópia do Cadastro de Pessoa Física (CPF);
1 (uma) Cópia do Comprovante de Residência atualizado;
• 2 (duas) Fotografias recentes, em formato 3x4. 
 

A ESCOLA somente formará turmas com no mínimo de 25 (vinte e cinco) alunos, salvo situações especiais, sujeitas ao seu exclusivo critério. Se, no decorrer do curso, o número de alunos diminuir a ponto de comprometer o equilíbrio econômico-financeiro da relação contratual, a ESCOLA poderá juntar turmas ou oferecer vagas em cursos de igual natureza e conteúdo assemelhado, aos alunos remanescentes.

 

COMPARTILHE

Inscreva-se Coordenação
Coordenador
Prof. Dr. Rui Tavares Maluf
 
Duração
18 meses
 
Horário
Segundas e Quartas das 19h às 22h30
 
Mensalidade
R$ 990,00
*referente ao ano letivo de 2019.

 

Mapa do site

FESPSP
Institucional
Biblioteca
Tecnologia
Pesquisa
Extensão
Eventos
FAQ
Estude na FESPSP
Graduação
Pós-Graduação
Extensão
Debates Contemporâneos
 
2ª via do boleto
Agência FESPSP
Artigos
Comunicado
Eventos
FESPSP na mídia
Notícias
Palestras
Publicações
Seminário FESPSP 2017
Contato
Fale Conosco
Trabalhe Conosco
Localização
Ouvidoria

FESPSP nas redes sociais

FESPSP - Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo

Rua General Jardim, 522
Vila Buarque - São Paulo - SP

11 3123 7800

© Copyright 2014 - FESPSP - Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo

by HKL

Dúvidas?

Nós ligamos para você!

Envie seus dados através do formulário abaixo e nossos atendentes entrarão em contato com você!