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Educação Libertária

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Essa formação pretende abordar aspectos da atual educação dentro da legislação e metodologias aplicadas correntemente em sala de aula. A partir de uma análise crítica dos parâmetros educacionais vigentes pretendemos confrontar a educação formal como um novo olhar. Abordaremos a conjuntura, a filosofia, sociologia da educação, psicanálise, a fim de criarmos uma carga teórica que fundamente a possibilidade de uma contra educação possível que tenha um alcance maior na autonomia dos educandos.
 


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Objetivos

Esse curso pretende analisar os modelos de educação vigentes e propor, a partir de estudos nas áreas da filosofia, sociologia, psicanálise na educação, além do papel da arte e dos direitos humanos como chaves importantes na busca de uma nova abordagem educacional. Através de um olhar crítico e ao mesmo tempo propositivo, essa formação terá como objetivo pensarmos além da reprodução de práticas educacionais que visam a obediência, o civismo e manutenção das desigualdades sociais.

Publico Alvo

Estudantes, pesquisadores, gestores públicos e privados,  professores e  interessados em geral.

Conteúdo Selecionado

I – Panorama da Educação na visão dos participantes em quem faremos uma análise da situação da educação formal a partir de uma roda de conversa e encontro de expectativas. Falaremos sobre a atual conjuntura e raízes históricas. Para esse primeiro encontro não será recomendada leitura prévia de textos.

 

II – Revisão das principais orientações e metodologias aplicadas no Brasil nas redes de ensino. Abordaremos Pedagogos e pensadores como Jean Piaget, Wallon, Vygotsky, Waldof, Montessori e faremos paralelos com os Educadores Paulo Freire, Anísio Teixeira, Makarenko, Krupskaya entre outros educadores e educadoras Também abordaremos nesse encontro aspectos históricos e sociológicos do Brasil e do mundo que influenciam diretamente nas metodologias educacionais.

 

III – A psicanálise na educação. Trataremos da desmistificação de alguns paradigmas relacionados ao ser humano e suas interações com a sociedade, família e escola. A partir de escritos de Sigmund Freud, Teodore Adorno, Michel Foucault, Herbert Marcuse, analisaremos a constituição da consciência, a coletividade e traremos a experiência do nazi/fascismo com anuência da sociedade e da comunidade científica.

 

IV – Abordaremos o papel da arte na educação desde a sua utilização como ferramenta de sensibilização estética que auxilia nos processos cognitivos, como também no aguçamento do olhar crítico. Dentro do espectro social trataremos do papel da arte na distinção social e a sua utilização como mecanismo de dominação cultural. Por fim adentraremos no papel histórico da arte dentro dos Direitos Humanos.

 

V – A partir da filosofia da Educação trazendo aspectos desde Jean Jacques Rousseau até o filósofo espanhol Ortega y Gasset, do sociólogo francês Loius Altusser chegaremos na Pedagogia do Oprimido, da Liberdade e da Autonomia do Educador Paulo Freire. Analisaremos as raízes e desdobramentos históricos que moldaram a educação no Brasil. Daremos ênfase nas metodologias aplicadas e proibidas, sobretudo em períodos de exceção e em regimes totalitários.

 

VI – Educação e Direitos Humanos. Trataremos do histórico sobre os DH no Brasil, o papel da mídia na consolidação de uma visão deturpada por parte da sociedade em relação aos Direitos Humanos e sua influência direta dentro das famílias e na escola. Faremos uma análise dos condicionamentos e violações que ocorrem diuturnamente nos ambientes escolares e o quanto são minimizados pela escola.

 

VII – Abordaremos o papel de uma Educação Libertária e na desmistificação da mídia em suas diversas vertentes em que sua função de aparelhamento e massificação se faz presente para a manutenção das desigualdades. Faremos uma análise comparativa entre uma Pedagogia Crítica e a “Pedagogia da Prosperidade” em sua acepção individualista e ligada ao civismo e obediência, resquícios da Ditadura Militar instaurada por mais de vinte e um anos no Brasil através das disciplinas de E.M.C – Educação Mora e Cívica e O.S.P.B – Organização Social e Política Brasileira.

 

VIII – Avaliação dos trabalhos em grupo em quem traremos ao final da formação, propostas efetivas de ruptura a partir das possibilidades legais e o quanto uma mudança de postura do corpo docente, coordenação pedagógica, direção e efetivas políticas públicas que possam vislumbrar um novo olhar para a Educação no Brasil.

 

 

Processo Seletivo

PROCEDIMENTO PARA INSCRIÇÃO
    ​
A inscrição não garante a efetuação da matrícula. A matrícula nos cursos somente será efetivada após o pagamento da primeira parcela ou do valor integral. Descontos e convênios: Alunos FESPSP possuem 40% de desconto; ex-alunos e instituições conveniadas, 20% de desconto; sócio Carta Capital possuem 20% de desconto.


REGRAS GERAIS

  • A matricula somente será efetuada após o pagamento, ou seja, o preenchimento da ficha de inscrição não garante sua vaga no curso;
  • Caso não seja atingido o mínimo necessário de inscrições para a realização do curso, a FESPSP tem o direito de cancelar a realização do mesmo. Caso esta situação ocorra, existe a possibilidade do aluno manter o valor pago como crédito para realizar o mesmo curso em nova data ou escolher outro curso. O crédito poderá ser utilizado pelo aluno no prazo máximo de 12 (doze) meses. Se o aluno preferir o reembolso, haverá devolução integral do valor pago;
  • No caso da ocorrência de cancelamento do curso por insuficiência de alunos, a comunicação será realizada através de email;
  • O não comparecimento do aluno às aulas não o exime do pagamento;
  • Todos os alunos com frequência mínima de 75% (setenta e cinco) do total das aulas ministradas, receberão o certificado de conclusão de curso;
  • Mais informações pelo telefone 3123-7800 ou 3123-7823 ou pelo email extensao@fespsp.org.br

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Inscreva-se Coordenação
Carga Horária 
32h
 
Data 
Início: 16 de Março de 2019
Término: 11 de Maio de 2019
 
Não haverá aula no dia 20 de abril.
 
Atenção: a data de início foi prorrogada para dia 23 de março.
 
Docente
Sócrates Magno Torres
 
Duração 
8 aulas
 
Horário 
Sábados, das 09h00 às 13h00
 
Investimento 
R$1114,00
 
Opções de pagamento:
3x de R$380,00 no boleto ou até 4x de R$285,00 no cartão de crédito. 
 
Descontos
Alunos FESPSP possuem 40% de desconto;
Sócios CartaCapital, Ex-alunos e instituições conveniadas 20%.
Veja nossa lista de convênios.
 

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