Pós-Graduação

Pós-Graduação

Ciência Política

< voltar
O curso de Pós-Graduação Lato Sensu em Ciência Política possibilita uma reflexão ampla sobre três relevantes aspectos associados à carreira: teoria política; instituições com ênfase em questões associadas ao ambiente eleitoral / democrático e; questões associadas à administração pública e governo. Em todos os casos destaca-se o compromisso com a compreensão e uso de métodos de pesquisa próprios dessa carreira, ofertando ao aluno um olhar crítico sob o olhar de seus princípios científicos.
 
Assim, das características teóricas que respaldam a lógica da Ciência Política à sua apreensão e aplicação na prática cotidiana o curso permitirá um adensamento na capacidade dos alunos analisarem conjunturas e compreenderem situações com ênfase no âmbito nacional, sem deixar de contemplar questões de ordem comparada e teorias abrangentes.


clique para expandir
Objetivos
Proporcionar aos profissionais e estudiosos das mais diversas áreas, por meio de um debate que privilegia aspectos práticos e teóricos da Ciência Política, reflexões apuradas sobre a formação e o desenvolvimento do Brasil, bem como sobre temas candentes da atualidade.
 
Com farta leitura e produção de textos, aulas expositivas, seminários e debates, o curso prepara profissionais da comunicação, do meio político, da educação, das humanidades em geral, bem como das diversas áreas do saber, para o desenvolvimento de projetos, estudos, pesquisas e produções que tenham por tema a política enquanto uma ciência que prima pela análise e compreensão de fenômenos associados ao seu cotidiano.
Publico Alvo
Interessados com graduação de nível superior, especialmente bacharéis em Ciências Sociais, Comunicação, Direito, Economia, Administração e Gestão Pública, História, Geografia e Filosofia. Voltado, também, a professores das diversas áreas do saber e níveis de ensino. Também é aberto aos interessados com formação superior em qualquer área do saber.
 
O curso também pode ser interessante àqueles que desejam ingressar em cursos de mestrado ou doutorado com o intuito de desenvolver dissertações e teses versadas em assuntos brasileiros.
Disciplina
1º Semestre
 
- Sistemas Políticos, Eleitorais e Partidários – 60 horas
O curso abordará as principais questões relacionadas às características de nosso sistema político, partidário e eleitoral emergido da Constituição de 1988, que pautam os processos institucionais brasileiros e como o nosso caso se enquadra do cenário internacional. As atividades, que terão como eixo central a abordagem da realidade nacional e posterior comparação de parte de suas características com o cenário externo, serão pautadas por bibliografia e debates específicos que visam ao adensamento do espírito crítico.
 
- Aspectos Teóricos da Ciência Política – 60 horas
A disciplina pretende apresentar alguns conceitos e autores clássicos, bem como de alguns dos principais autores brasileiros que permitam ao discente uma reflexão crítica sobre as diferentes formas de relacionamento entre o Estado e a sociedade civil. Será fundamental para esse debate uma análise das contradições e complementariedades entre os instrumentos políticos que visam garantir as liberdades individuais e os que pretendem promover a igualdade social.
 
 
2º Semestre
as disciplinas de 32 horas são optativas no curso
 
- Governança e políticas globais: atores e processos em transformação – 32horas
O curso abordará o desenvolvimento de relações políticas e institucionais que se configuram a partir da crise do modo de soberania tradicional do Estado-nação, do advento da globalização e da mudança nas relações de poder suscitada pelas novas tecnologias. Será conferida ênfase às interações entre Estado, Organizações Internacionais e Sociedade Civil à luz dos debates sobre governança global e globalização. Espera-se que os alunos adquiram ferramentas analíticas necessárias para compreender o papel de diferentes atores, estatais e não-estatais, em processos de formulação e implementação de políticas globais. O arcabouço conceitual e teórico será aplicado a uma série de casos de modo que os alunos possam compreender e refletir sobre o surgimento de uma nova ordem de regulação e de decisão internacional a partir da crescente interação entre os níveis doméstico e internacional.
 
- Estado, Burocracia e Políticas Públicas – 32 horas
O curso abordará a formação da burocracia no Brasil em uma perspectiva comparada, buscando entender a relação entre a burocracia e a política na construção das políticas públicas. Para tanto, abordará os conceitos fundamentais de Estado e Burocracia, principalmente a partir da perspectiva weberiana. Como parte integrante dos estudos da Ciência Politica, a disciplina também se aprofundará nas escolas inglesa (analise do Estado e suas Instituições) e americana (estudos sobre as ações do governo) de análise de Políticas Públicas (Policy, Politics e Polity). Desta forma pretende-se que o aluno ao final da disciplina consiga analisar a estrutura, o funcionamento e os problemas de nossas políticas públicas e instituições no Brasil, bem como discutir e apresentar propostas de reforma e aprimoramento das mesmas.
 
- Estado e Sociedade Civil: instituições, processos e atores – 60 horas
O curso está dividido em duas partes. Na primeira, abordará a constituição das organizações formais do espaço público brasileiro, em especial as que formam as estruturas de funcionamento do sistema político, destacando aspectos de sua formação, funcionamento e desafios frente às mudanças sociais das últimas décadas. Na segunda parte, será debatido como as instituições formais refletem ou não movimentações da sociedade civil, bem como trará os conceitos e teorias de movimentos sociais organizados e o atual estado da arte desta
discussão no cenário brasileiro.
 
3º Semestre
 
- Análise Política –  60 horas
A disciplina apresentará aos alunos os principais conceitos utilizados em análises políticas, incluindo estudos do comportamento eleitoral, opinião pública, influência da mídia, pesquisas e campanhas eleitorais. Serão apresentadas as principais escolas de explicação do voto e comportamento eleitoral, estudos sobre a ação dos representantes políticos e dos partidos, fontes de dados secundários e ferramentas para análise e leitura de dados. Ademais, os alunos terão contato com modelos e métodos de análise política para os meios de comunicação, bem como para o universo empresarial, buscando compreender como a informação política e suas análises são consumidas.
 
- Metodologia em Ciência Política – 60 horas
O curso abordará a especificidade da objetividade do conhecimento nas Ciências Sociais, sobretudo na Ciência Política e serão abordados os tópicos necessários à elaboração de um trabalho acadêmico, como definição do objeto e problema de pesquisa, fontes de informação, técnicas de pesquisa e normalização de trabalhos científicos. Também serão realizadas aulas práticas, seminários e debates destinados à apresentação e discussão das linhas de pesquisa da área da Ciência Política e os temas de pesquisa daí derivados.
Processo Seletivo
O candidato deverá inscrever-se e comparecer na apresentação do curso com o coordenador, conforme datas abaixo:
 

Inscrições abertas para o primeiro semestre de 2019

  • 13/12/2018 às 20h;
  • 30/01/2019 às 20h;
  • 27/02/2019 às 20h. 
 
Importante: no ato da inscrição, o candidato escolherá a data que deseja participar.
 
A participação não é requisito para a matrícula no curso.
 
 
 
Lembrete:
 
Para realizar sua matrícula você deve comparecer na secretaria escolar da FESPSP com a seguinte documentação:
 
1 (uma) Cópia do Diploma de Graduação (ou atestado de conclusão enquanto o diploma não estiver pronto);
1 (uma) Cópia do Histórico da Graduação;
1 (uma) Cópia da Cédula de Identidade;
1 (uma) Cópia do Cadastro de Pessoa Física (CPF);
1 (uma) Cópia do Comprovante de Residência atualizado;
• 2 (duas) Fotografias recentes, em formato 3x4. 
 

A ESCOLA somente formará turmas com no mínimo de 25 (vinte e cinco) alunos, salvo situações especiais, sujeitas ao seu exclusivo critério. Se, no decorrer do curso, o número de alunos diminuir a ponto de comprometer o equilíbrio econômico-financeiro da relação contratual, a ESCOLA poderá juntar turmas ou oferecer vagas em cursos de igual natureza e conteúdo assemelhado, aos alunos remanescentes.

 

 


COMPARTILHE

Inscrições encerradas Coordenação
Coordenador
Prof. Dr. Humberto Dantas
 
Duração
18 meses
 
Horário
Terças e quintas, das 19h às 22h30.
 
 
Mensalidade
R$ 990,00
*referente ao ano letivo de 2019.

 

Mapa do site

FESPSP
Institucional
Biblioteca
Tecnologia
Pesquisa
Extensão
Eventos
FAQ
Estude na FESPSP
Graduação
Pós-Graduação
Cursos Extensão
Debates Contemporâneos
 
2ª via do boleto
Agência FESPSP
Artigos
Comunicado
Eventos
FESPSP na mídia
Notícias
Palestras
Publicações
Seminário FESPSP 2017
Contato
Fale Conosco
Trabalhe Conosco
Localização
Ouvidoria

FESPSP nas redes sociais

FESPSP - Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo

Rua General Jardim, 522
Vila Buarque - São Paulo - SP

11 3123 7800

© Copyright 2014 - FESPSP - Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo

by HKL

Dúvidas?

Nós ligamos para você!

Envie seus dados através do formulário abaixo e nossos atendentes entrarão em contato com você!