Graduação

Graduação

Administração

< voltar
Associada aos seus 85 anos de experiência na Educação Superior e na elaboração de Projetos, com as necessidades atuais e futuras das organizações, a FESPSP inovou em seu projeto pedagógico do curso de Administração, ao sair do esquema tradicional de ensino x aprendizagem, seja ele no formato Ensino a Distância (EaD); seja no modelo chamado de “hibrido”, que é um tipo de modalidade EaD ou seja no modelo presencial.
 
Nossa proposta busca transformar o aluno em um profissional que tenha uma visão sistêmica e crítica, a fim de que possa propor soluções eficazes e assertivas para os problemas que irá encontrar em seu dia-a- dia, afinal este é o maior desafio de um gestor junto com sua equipe. Importante destacar que o desenvolvimento das competências do Administrador, estabelecidas no artigo 4º da Resolução nº4 de 13.07.2005 do MEC/CNE/CES.
 
Sala com quantidade de alunos reduzidos (50 no máximo), possibilita uma personalização do ensino, pois aqui na FESPSP, nosso estudante não é mais um número no meio de uma turma com 70, 80 ou mais alunos em sala e nem em um curso com mais de 1000, 2000, 3000 alunos ou mais. Nosso aluno tem nome e sobrenome e um relacionamento muito próximo de seu professor, da coordenação e demais profissionais que compõe nosso time.

 



clique para expandir
Diferenciais
Sabendo que a sociedade de forma geral e, principalmente os novos consumidores e profissionais que estão chegando ao mercado (geração Y, geração Z, geração Millenium e outras mais que virão) buscam dar SENTIDO à tudo que fazem e que esse público passa a priorizar, seja como consumidores ou profissionais, empresas que possuem um PROPÓSITO, ou seja, que tenham um MOTIVO que justifique sua existência, que não seja somente o lucro, mas que o retorno financeiro seja uma consequência positiva advinda do ENGAJAMENTO de suas pessoas e de todos os públicos que que a empresa impacta ou que impactam a empresa, o curso foi concebido com uma visão humanista e de formação de profissionais com visão crítica e ética sobre tudo que estiver sob seu olhar. Essa vertente foi possível devido ao diferencial que somente a FESPSP possui, que é sua experiência de 85 anos no ensino da sociologia e da informação.
 
Para que possamos atingir este objetivo, o curso foi projetado para trabalhar com o Ensino Baseado em Projetos (EBP), que possibilitará ao aluno, no final de seu curso, estar apto para prestar exame para certificação em projetos, bem como desenvolver projetos de criação de um negócio próprio, abrir sua consultoria ou atuar em organizações, seja de pequeno, médio ou grande porte.
 
Para que o EBP seja possível, as salas de aulas foram projetadas para que os grupos possam discutir seus projetos, sempre com o apoio de um professor mediador, que irá orientar e atuar como “coach” (técnico). Pensamos em salas que são sejam do século XIX, com professores do século XX e alunos do século XXI, mas na coerência de alunos, professores e salas para o contexto atual em que vivemos, e este passa a ser outro grande diferencial em relação aos cursos existentes de Administração.
Grade e Corpo Docente
1o SEMESTRE
 
Teoria Geral da Administração I (TGA-I) mas poderíamos chamar de “Passeio pela História da Administração I”.
 
Irá entender o que ocorreu desde a Primeira até a Terceira Revolução Industrial. É o momento em que você terá contato com o universo da gestão das organizações, a fim de que possa se familiarizar com os processos e desafios de um administrador, suas funções e atividades. Além disso, terá contato com os diferentes tipos de organizações (empresas, cooperativas, ONGs, startups etc.) e de vários portes (micro, pequeno, médio e grande).
 
 
Processos Organizacionais, também conhecida por “Desmistificando a Organização”
 
Neste tema, você irá conhecer como funciona uma organização, independentemente de seu tamanho. Além disso, daremos foco nos principais conceitos e práticas da sustentabilidade. Importante destacar que todas as organizações precisam realizar uma boa gestão em relação à sua comunicação, operações e estratégia; administrar com afinco suas finanças e gestão contábil e de pessoas, fazer uma boa logística, inclusive olhar o mercado externo. Além disso tudo, deve ter um propósito, ou seja, o porque e para que da concepção. É o momento em que poderá, inclusive, identificar-se com algum processo para dar foco em sua vida profissional, pois terá contato com todos eles.   
 
 
Psicologia das Relações Humanas ou podemos dizer “Vamos Entender a Si e ao Outro”
 
Entender o relacionamento entre os indivíduos no ambiente organizacional é fundamental para que as pessoas possam realizar o trabalho em equipe em um ambiente saudável, com resultados de excelência e sustentáveis. Saber atuar em equipe, entender o outro e ter uma visão do todo em relação aos indivíduos e à sociedade é o que as organizações que apresentam os melhores resultados valorizam em seus gestores.
 
 
Introdução ao Estudo da História Moderna ou pode chamar de “Como Chegamos até Aqui”.
 
O filósofo francês e fundador do positivismo Auguste Comte já havia alertado que “não se conhece completamente uma ciência enquanto não se souber da sua história”. Entender a história da Administração (TGA-I e II) e os acontecimentos da História Moderna que provocaram marcas profundas na sociedade e, portanto, no contexto das organizações, te dará um alicerce bastante sólido para que possa desenvolver os temas que virão nos próximos períodos, pois o que já presencia hoje no seu dia-a-dia e o que irá aprender no curso passará a fazer cada vez mais sentido para você.
 
 
APRENDA FAZENDO: Seminário Temático I
 
Os seminários temáticos têm por objetivo a prática de todos seus conceitos,  para transcender a sala de aula e ter um olhar para projetos. O objeto de estudo para todos os projetos será a cidade de São Paulo, podendo ser inclusive o bairro em que você reside. Sempre terá um professor facilitador ao seu lado. Inclusive, se ainda tiver algum problema com português, matemática, estatística e lógica que traga do nível médio, não se preocupe. É fazendo que irá aprender ou tirar as travas que tinha para estes temas, ok? Serão orientações presenciais e com carga horária de 72 horas por período.
Este primeiro seminário terá como ponto central a sustentabilidade e envolverá a análise de dois temas ou problemas:
 
1. A profissão do administrador na sociedade;
2. A análise de um problema da realidade selecionado pelo aluno pelos prismas de seu histórico, seu ambiente demográfico, econômico e social, sua conceituação, os atores envolvidos e suas características institucionais, as políticas, ações e projetos relacionados com a superação do problema, as perspectivas futuras.
Nesse e nos outros seminários, o professor facilitador orientará os alunos a estruturarem tabelas para coleta, sistematização e análise de dados, a partir dos conteúdos da matemática, da estatística e da tecnologia da informação e comunicação e a prepararem os conteúdos elaborados a partir da comunicação oral e escrita. Também há a orientação quanto ao conceito de pesquisas e uso do método de formatação de trabalhos (ABNT).
 
 
 
 
2o SEMESTRE
 
Teoria Geral da Administração II ou chame de “A Administração em um Novo Tempo”.
 
Este é o momento de você entender sobre o desenvolvimento da história nas relações da sociedade, trabalho e economia e identificar toda mudança que está ocorrendo no processo de gestão no mundo que você vive hoje e os cenários futuros. Vamos ver a influência da Internet das Coisas (IoT), do BigData, do surgimento das Startups, a influência da Inteligência Artificial na gestão. Tudo isso ainda de uma forma mais genérica, pois nos aprofundaremos mais para frente. Aqui vamos entender movimentos de empresas que atuam com um propósito, como as do movimento do Capitalismo Consciente e do Sistema B. Enfim, prepare-se para esta empolgante viage
 
 
Gerenciamento de projetos ou em outras palavras “O Sucesso Vem de Ótimos Projetos
 
Você já percebeu que tudo que for fazer precisa de um bom projeto? Projeto de vida, projeto de trabalho, projeto de carreira, projeto de criação de uma empresa ou de um novo negócio etc. Este é o momento em que você terá toda a experiência de 85 anos da FESPSP nesta área. Aprenderá, executando, a estrutura analítica de projetos, planejamento e controle operacional, econômico e financeiro, técnicas e ferramentas para gerenciamento.
 
 
Inglês Instrumental I ou “Prepare-se Para o Mundo Globalizado”
 
Nosso curso não é de inglês e sim de Administração, mas a FESPSP sabe da importância para muitos em ter a oportunidade de ter um ano de Inglês Instrumental. Se você já conhece, terá a oportunidade de entender melhor o inglês de negócios e treinar. Se você ainda está no início da aprendizagem, terá a oportunidade de buscar melhorar a cada dia e achar alternativas e motivo para continuar o processo. O curso oferecerá um tema optativo em inglês no sétimo período. Ah, se você já tem fluência, pode procurar o coordenador.  
 
 
Fontes de Informação e Pesquisa também conhecida por “Como Separar o Joio do Trigo Deste Mar de Informações”
 
Você já deve ter percebido a quantidade de informações que chegam para você diariamente. Somos bombardeados o dia todo. E-mails, Facebook, Instagram, Twitter, Youtube e várias outras mídias sociais. Sem contar os formulários, reuniões, atas, relatórios diversos que são utilizados nas organizações. Aqui é o momento de você saber separar o que chamamos de  tipologias documentais, sua classificação entre primária, secundária e terciária, assim como a divisão entre literatura branca e literatura cinzenta, a importância da organização desta informação desde as bibliografias até as atuais bases de dados específicas das várias áreas do conhecimento e a recuperação das informações por meio das estratégias de busca utilizando a lógica de busca booleana. Percebeu a importância do tema para esse nosso mundo repleto de dados e informações? Isso é um dos diferenciais de nosso curso. Aproveite.
 
 
Fundamentos da Economia ou pode chamar de “Se Souber Economia, Serei Mais Assertivo nas Decisões”
 
A disciplina oferece um panorama geral dos fundamentos que sustentam os três principais paradigmas interpretativos da economia capitalista, a saber, o paradigma do equilíbrio, da dinâmica contraditória e da instabilidade, por meio de um estudo sintético da história do capitalismo e das principais visões que balizam a história do pensamento econômico.
 
 
APRENDA FAZENDO: Seminário Temático II
 
O tema a ser desenvolvido no Seminário Temático II relaciona-se com a análise de um negócio, um programa social, uma política pública ou organização selecionada pelos alunos para conhecimento de seu ambiente macroeconômico, seu histórico, as características em termos de trabalho e capital, de sistema produtivo e tecnológico, bem como de mercado.
 
 
3o SEMESTRE
 
Administração da Produção I ou pode entender como “Pensando na Produtividade”.
 
Aqui você terá uma visão ampla da área de operações e sua relação com o contexto social, econômico e tecnológico, bem como com ambiente interno das organizações. Iremos entender a evolução dos modelos de produção, as funções da administração da produção (planejamento, programação, produção e controle), as decisões sobre a localização e as implicações da globalização, sustentabilidade, qualidade, tecnologia e gestão do conhecimento na produção. Prepare-se! É um tema muito importante para que possa pensar na produtividade da organização.
 
 
Administração Geral I ou podemos chamar de “Entendendo os Diversos Tipos de Negócios”. 
 
Neste tema, você irá adquirir os conhecimentos necessários para a compreensão dos negócios, suas formas de estruturação e relações com a força de trabalho. Também iremos abordar os conceitos e características das cadeias econômicas e suas relações com o desenvolvimento; análise da cadeia de valor (Porter); organizações em rede, alianças e outros arranjos organizacionais para competitividade; formas de contratação da força de trabalho; impactos sociais, econômico e financeiros da alocação da força de trabalho; conceito de competências e seus requisitos para os processos produtivos.
 
 
Inglês Instrumental II ou “Continuando Minha Preparação para o Mundo Globalizado”
 
Como já comentamos, para ser um profissional voltado para o mercado e ser competitivo, não tem jeito. O idioma inglês não é mais um diferencial, mas uma obrigatoriedade para todas as profissões. Principalmente para o administrador, que precisa ter contato com várias pessoas de países diversos. Então, mãos à obra. Estamos aqui para ajudá-lo, sempre. Ao terminar este tema, continue estudando o idioma. Leia, assista a vídeos, procure livros na biblioteca e, se tiver oportunidade faça um curso. 
 
 
Matemática financeira ou pode entender que “Administração se Faz com Dados e Fatos”.
 
Aqui você vai entender os fundamentos da matemática financeira, seus conceitos e aplicações, descontos e aplicações com taxa de juros, operações de empréstimos, e por aí vai. Mas fique calmo. Tudo será utilizado em sua vida pessoal também, pois assim poderá saber melhor sobre os juros que paga nos produtos e serviços que adquire ou contrata, empréstimos, etc. Se tinha alguma dificuldade com números, já deve ter sido amenizada desde seu primeiro período, pois como dissemos: português, matemática, lógica e estatística irá aprender fazendo e vendo, de fato, onde usa. Assim fica mais fácil, e tudo em seus seminários temáticos. Vamos aprender usando. 
 
 
Comunicação, Criatividade e Inovação ou “Não Basta Ser Bom, Tem que Parecer Bom”
 
Você já deve ter percebido o quanto é importante ter uma boa comunicação, seja, ela oral, escrita e corporal. E que o corpo fala muito mais que nossas palavras. Aqui você vai aprender sobre o desenvolvimento de comunicação e da criatividade, bem como as dimensões das inovações, fundamental nas organizações e nos profissionais. Iremos trabalhar sobre os conceitos da Comunicação Empresarial, suas aplicações, objetivos, meios e construção da imagem, comunicação interpessoal, comunicação interna nas organizações. Na criatividade, irá aprender os métodos, processos criativos, introversão versus extroversão, Canvas, Design Thinking e diversos outros temas do assunto. Em inovação, abordaremos os conceitos, tipos, inovação de recursos, processos, cadeia de valor, produtos e serviços. O papel da P&D nas organizações e muito mais.
 
 
APRENDA FAZENDO: Seminário Temático III
 
Neste seminário, você desenvolverá soluções para um problema selecionado por meio da proposição de um negócio, uma ação, uma política ou um programa. É o momento em que deverá definir os insumos, o processo básico de produção com a tecnologia, os métodos, as ferramentas e as necessidades de pessoas, bem como os produtos ou serviços a serem gerados. Também são estabelecidos os requisitos para a contratação de pessoas, considerando as competências necessárias e as relações de trabalho presentes na atividade econômica em que se insere o projeto em elaboração. E tudo isso com a orientação de um professor facilitador. 
 
 
 
 
4o SEMESTRE
 
Administração da Produção II ou pode pensar em “Como Melhorar a Produção”
 
Aqui vamos continuar a aprender mais sobre os processos produtivos, afinal, todo bom administrador e gestor deve olhar seus recursos, a fim de otimizar para melhoria contínua da produtividade, qualidade e retorno. Vamos ver a utilização das ferramentas da administração da produção para o enfrentamento das situações do cotidiano das organizações de serviços e da indústria. Ainda as etapas de projetos de produtos e serviços, geração do conceito, avaliação e melhoria do projeto, prototipagem e projeto final, projeto detalhado do arranjo físico, atividades de planejamento e controle das operações, da capacidade, do estoque, da cadeia de suprimentos, da qualidade. Tudo visando as melhorias na produção.
 
 
Administração Financeira I ou para entender melhor, pode chamar de “A Vida da Organização Depende de Sua Saúde Financeira”. 
 
Como já falamos, acreditamos que, se você tinha alguma barreira em relação aos cálculos, trabalhamos para que, ao chegar aqui, as barreiras já estejam bem menores. É muito importante que entenda bem a parte financeira, mesmo que no futuro atue em outra atividade na empresa. Isso fará com que tenha mais oportunidades, entenda melhor todo o processo e mais, se for abrir um negócio, pode ser o divisor de águas entre a sobrevivência ou não de sua organização. Então, mãos à obra. Aqui vamos ver o papel do Administrador Financeiro, seus objetivos e funções. Qual o ferramental básico utilizado na Administração Financeira. O valor de uma organização e do dinheiro no tempo. Análise de custos versus riscos. Definição das políticas de créditos e cobranças.  Análise do balanço patrimonial.
 
 
Marketing I ou pode chamar de “Como Posso Vender Mais?”
 
Chegamos em um tema que agrada muita gente. Mas, de fato, o que é Marketing? O que estudamos neste tema? Aqui vamos entender todos os fundamentos de Marketing; o composto de produtos e serviços; como, onde e quando usar; os 8 P’s; introdução à pesquisa de mercado e também falaremos sobre o Comportamento do Consumidor. Tudo isso você irá utilizar em seu projeto deste período. 
 
 
Direito Empresarial ou “Como as Leis Podem Influenciar a Vida da Organização?”
 
Um tema de grande importância. Seguir as normas é fundamental para que a empresa possa ser considerada ética perante à sociedade. Neste tema, iremos abordar, de forma mais genérica, haja vista que não é um curso de Direito, os principais temas desta importante área e que impactam na vida da organização. Falaremos sobre as noções do Direito aplicado ao ambiente empresarial; ordenamento jurídico e conceitos básicos; princípios do Direito Administrativo, licitação, concurso e terceiro setor; princípios do Direito Civil, Direitos do Consumidor e Sistemas de Defesa da Concorrência; Conceitos e Princípios aplicáveis do Direito Comercial, do Trabalho e Tributário e Direito Societário e práticas de Governança Corporativa.
 
 
APRENDA FAZENDO: Seminário Temático IV
 
Aqui serão estudados e especificados o mercado e o consumo de serviços ou produtos similares ou a demanda no caso de programas sociais e políticas públicas. Também são trabalhados: a análise de viabilidade econômica financeira, a cadeia de valor e os requisitos legais. O professor orientador apoiará os alunos com base na metodologia para planejamento do escopo de projeto.
 
 
Jogos de Negócios (I)  – Empresa virtual (Introdução)
 
A partir deste quarto período, você já terá a base teórica e prática para que, em grupo, possa ser responsável uma empresa virtual. Cada aluno em um grupo assumirá um papel de gestor (financeiro, produção, marketing, RH e um deles o presidente) para tomar decisões e inserir dados de compra e venda de matéria prima, precificação, contratação de mão de obra, análise de fluxo de caixa, etc. Cada empresa é concorrente de outra (outros grupos). As decisões influenciam no mercado em que competem e o professor orientador fará papel de consultor. Projetamos 36 horas de  atividades virtuais, totalizando 180 horas. O professor facilitador orientará os trabalhos.
 
 
 
5o SEMESTRE
 
Logística ou pode pensar em “Como Ganhar Competitividade Sabendo Gerenciar Melhor a Mobilidade, o Armazenamento e etc. ”
 
Aqui vamos aprender o conceito e aplicação da logística nas organizações necessários ao gerenciamento de suas atividades e para a tomada de decisões quanto às alternativas de logística. Evolução e projeto de logística; gerenciamento de fluxos, estratégia de operações e logística; forças motrizes dos processos de logística; distribuição física; desenvolvimento da rede de fornecedores e da cadeia de suprimentos; projeto de rede logístico; gerenciamento de riscos; gestão de informações na logística e avaliação de desempenho também serão temas abordados. Você vai perceber como é importante pensar de uma forma sistêmica para ganhar produtividade para sua organização. 
 
 
Administração Financeira II e agora você pode dizer que “Entenda Mais Sobre o Que É e Como Avaliar a Saúde Financeira da Organização” 
 
Agora vamos dar o fechamento na gestão financeira entendendo um pouco mais sobre o ferramental financeiro para análise do desempenho organizacional e tomada de decisões. Iremos ver a alavancagem operacional e financeira e também a análise de risco e retorno. Você saberá elaborar a formação de preço e entender e analisar os custos de capital. Irá avaliar quais são e as melhores fontes de financiamento e entender e montar um orçamento empresarial. 
 
 
Sociologia do Trabalho ou pode chamar de “Vamos Pensar Fora da Caixa?”
 
Entender como são relacionamentos sociais é de fundamental importância, principalmente para o mundo do trabalho. Você está vivendo em um mundo globalizado. Saber como é e como funcionam as sociedades pode fazer a diferença entre os profissionais e sua evolução, haja vista que estará melhor preparado para tomadas de decisões. Este tema abordará as principais teorias clássicas e contemporâneas sobre a estratificação social, com foco nas classes sociais. Analisará as transformações ocorridas na sociedade contemporânea a partir das reestruturações do processo produtivo enfatizando os principais aspectos que configuram a passagem da sociedade industrial para a sociedade pós-industrial. Ao final, propõe discutir as transformações da sociedade contemporânea a partir de pesquisas atuais sobre o trabalho e suas representações.
 
 
Marketing II ou melhor, vamos pensar em  “Como Melhorar o Sucesso dos Negócios”
 
Momento de nos aprofundarmos nos conceitos. Aqui vamos ver em maiores detalhes o que vem a ser um marketing holístico, marketing digital e marketing social. Retomaremos a Pesquisa de Mercado (metodologias, instrumentos e técnicas de análise de dados). Iremos trabalhar o Business Intelligence, a formulação do plano de marketing, os canais de distribuição. Estratégias de marketing, atacados, varejos (físicos e virtuais) e ainda iremos elaborar as estratégias de marcas próprias. Fique atento, pois teremos atuação com a comunicação integrada de marketing (CIM), modalidades de comunicação massificadas e segmentadas e estratégias de mídias. Para finalizar com chave de ouro, trabalharemos a concorrência, divulgação, preços, vendas e pós-vendas.
 
 
Aprenda Fazendo: Seminário Temático V
 
Tem por enfoque a construção de um projeto para implantação de um negócio, programa social ou política pública. São descritos o plano e a programação da produção e materiais, a estratégia de logística, os critérios e templates de orçamentos, o cronograma financeiro para o funcionamento pelo período de dois anos, a especificação do template para o fluxo de caixa, bem como a estratégia de marketing. No âmbito dessas definições também são consideradas as relações com governo, sociedade, parceiros, fornecedores e clientes ou beneficiários. O professor facilitador trabalhará com os alunos os conceitos e instrumentos relativos ao planejamento de projetos.
 
 
Jogos de Negócios (II) – Empresa virtual (INDÚSTRIA I)
 
 
 
6o SEMESTRE
 
Contabilidade ou pode pensar em “Como Organizar Suas Contas Para Reduzir Seus Riscos de Ficar Devedor e Fechar. ”
 
Você sabia que a contabilidade é uma ciência aplicada, ou seja, é prática e existe em todos os tipos de organização? É por meio da contabilidade que a organização consegue medir os resultados de todas as suas atividades econômicas e, com estes resultados, o administrador também toma decisões? É um tema muito importante e que você precisa saber, já que pode ajudar na sua vida pessoal, além da vida da organização.  Aqui vamos ver a Contabilidade Gerencial, Financeira e de Custos.
 
 
Administração Geral II  ou  descubra “Como, Porque e Quem as Organizações Impactam e o Que Fazer Para Melhorar”.
 
Este é um tema importante. Já deve ter ouvido falar de stakeholders e a definição básica deste conceito. Mas sabia que é uma teoria? Sabe o que seria cocriação de valores por parte dos stakeholders? E a importância da governança para as relações éticas da organização? Então, é aqui que vamos promover o conhecimento sobre o espaço institucional e gerencial nas organizações e as estruturas que acomodam os diversos papéis exercidos pelos seus atores internos e externos.  Identificação de stakeholders e o reconhecimento das relações institucionais. Estrutura organizacional: critérios, inovações e casos. Governança corporativa: conceitos, práticas, recomendações e consequências. Funções da controladoria nas organizações.
 
 
Tecnologia e Arquitetura da Informação ou pode entender como sendo “Que Mundo É Esse? ”
 
Momento de nos aprofundarmos mais nos conceitos da tecnologia e suas implicações atuais e de cenários futuros para as organizações, impacto nas profissões, na forma de administrar e, claro, para as pessoas da organização. Vamos investigar neste tema a Arquitetura da Informação; Tecnologia, Sistemas e Processos; Infraestrutura da Tecnologia da Informação; Gestão da Informação. Iremos abordar os sistemas e instrumentos digitais: Inteligência Artificial (IA); a Internet das Coisas (IoT); Big Data; CRM; ERP etc.  Outros temas importantes serão trabalhados, como por exemplo Variação e Gestão de Negócios Digitais (e-commerce e logística, startups, métricas digitais), o  E-commerce; as Startups (conceito, processos de criação e gestão de uma startup). 
 
 
Gestão Estratégica de Pessoas I ou pode chamar de “Sem Vocês a Empresa Não Existe”
 
Este primeiro tema a respeito do assunto Gestão de Pessoas irá prepará-lo para identificação dos requisitos em termos de conhecimentos nas organizações e conscientizá-lo quanto à contribuição da Gestão Estratégica das Pessoas para a consecução dos objetivos organizacionais. Vamos trabalhar a evolução da abordagem de Recursos Humanos; Gestão do Conhecimento como ferramenta de inovação e competitividade; Gestão de Competências Essenciais, Organizacionais e Individuais; identificação das competências necessárias para os processos e resultados organizacionais; modelo de Gestão Estratégica de RH e os Desafios Organizacionais: Sustentabilidade; Empresas do Sistema B; Empresas Humanizadas (Capitalismo Consciente); Gestão de RH nos Startups, etc.
 
 
Aprenda Fazendo: Seminário Temático VI
 
Continuação do projeto para implantação de um negócio, programa social ou política pública iniciado no Seminário Temático 5. Serão especificados o quadro de pessoal com competências, a estrutura organizacional responsável e as diretrizes e necessidades em termos de tecnologia da informação e comunicação. Nesses conteúdos serão consideradas as relações com governo, sociedade, parceiros, fornecedores e clientes ou beneficiários. O professor facilitador também orientará o aluno na metodologia de gerenciamento de  projetos.
 
 
Jogos de Negócios (III) – Empresa virtual (Indústria II)
 
 
 
7o SEMESTRE
 
Gestão de Pessoas II pois saiba que “Nem Só Psicólogos Tem que Ter a Competência das Habilidades Humanas”.
 
Desenvolver as habilidades humanas é fundamental para qualquer administrador, principalmente hoje em dia e mais ainda no futuro. Aqui vamos ver os processos de RH: conceitos e práticas sob enfoque estratégico (seleção, avaliação do desempenho, sistemas de recompensas e resultados; relações de trabalho), tanto para as pequenas, médias e grandes organizações, como para os negócios digitais e startups; saberemos mais sobre a educação corporativa e os processos de coaching e mentoring. Entenderemos o que são os contratos psicológicos no ambiente de trabalho e o papel do RH nos conflitos (assédios por exemplo). E com as novas gerações, como o RH pode ajudar a vencer os desafios da retenção de talentos.
 
 
Optativa em Inglês mas pode pensar em “Quero Estar Melhor Preparado me Comunicar com o Mundo”
 
Aqui vamos dar a oportunidade de você ter um tema inteiro na língua inglesa, pois sabemos da importância disso para sua carreira, mas terá outras opções que poderão ser alinhadas com a coordenação do curso. Mas não perca a oportunidade. Desafie-se. 
 
 
História Econômica do Brasil ou melhor, saiba que “Conhecer sua História é Refletir para Melhorar o Presente e Futuro da Sociedade”. 
 
Um país que não conhece sua história, fica sem identidade. Vamos entender melhor o porquê estamos onde estamos e assim, pensar diferente para crescermos e sermos melhores. Este tema discute o processo de formação econômica do Brasil, com ênfase no processo de industrialização. Examina os condicionantes estruturais que exprimem os dilemas específicos de uma formação socioeconômica caracterizada pela reprodução sistemática da “dependência” e do “subdesenvolvimento”.
 
 
Processo decisório ou pode chamar de “Ou Isto ou Aquilo (Cecília Meireles)”.   
 
Todo dia temos decisões a serem tomadas. Desde as mais simples, como que roupa vestir, o que almoçar até as que envolve complexidades maiores, como casamento, compra de residência, de carro etc.  A vida do administrador é igual. Ocorre que suas decisões podem impactar muitas pessoas, de dentro e de fora da organização. Então, este tema ajuda a instrumentalizá-lo para buscar a melhor alternativa. Para isso, veremos como elaborar cenários, modelos, atores e métodos utilizados no processo decisório. Ainda veremos os sistemas de apoio às decisões; gestão do conhecimento e de informações; viés motivacional nos processos decisórios; as decisões, os erros nas organizações e a prevenção à corrupção; teoria dos jogos (conceitos, limites, estratégias, racionalidade vesus irracionalidade).
 
 
Aprenda fazendo: Seminário Temático VII
 
Nesse seminário você irá analisar um negócio, um programa social, uma política pública ou uma organização. Serão enfocados os principais processos decisórios e seus instrumentos, a arquitetura de informações e as práticas em termos de desenvolvimento de pessoas, de gerenciamento de cultura organizacional e de práticas de gestão ambiental, de gestão da qualidade e sistema B. No caso analisado, será dada atenção especial ao gerenciamento de projetos, com a realização de entrevistas com gestores e equipes, com o objetivo de compreender de forma aprofundada os processos de gerenciamento de projetos.
 
 
Jogos de Negócios (IV) – Empresa virtual (Comércio)
 
 
 
8o SEMESTRE
 
Cultura e Mudança Organizacional ou pode chamar de “É Assim que Sou e Não Quero Mudar”
 
Já parou para pensar o motivo de uma organização ser diferente da outra? E sobre valores? Se perguntarem para você, quais são seus valores? O que diria? Já tentou mudar o valor de alguém que gosta, porque percebe que não está direcionando a pessoa para um bom caminho? Então, nas empresas são fatores semelhantes. O jeito de ser, resistências às mudanças são bons desafios para o administrador. Aqui vamos apresentar, discutir e avaliar a presença da cultura dentro das organizações a partir de seu surgimento, considerando as influências da cultura regional na cultura organizacional; globalização e a cultura nas empresas; clima organizacional: conceitos, dimensões e técnicas para avaliação; análise dos processos de mudança organizacional, tipos, estratégias e indicadores de sucesso, com atenção aos fatores críticos de sucesso e modelos existentes para processar uma mudança nas organizações.
 
 
Introdução à Política Internacional ou poderia chamar de “Não Somos uma Ilha”
 
Ter um olhar para seu país e para o mundo é fundamental. Neste sentido, este tema abordará as Teorias das Relações Internacionais, sua ligação entre a geopolítica e as finanças, a importância e os limites das grandes potências, a questão da energia, assim como os fenômenos do terrorismo e da questão ambiental. Serão discutidos aspectos contemporâneos da política externa brasileira. Por fim, uma breve análise da política internacional nos vários continentes dará o tom da difusão de visões da temática.
 
 
Gestão Estratégica, mas pode considerar como “Muito Mais que uma Visão e Missão: um Propósito”
 
Com objetivo de trilhar quais caminhos seguir, as organizações desenham sua estratégia, muitas vezes alicerçadas em sua visão, missão e valores. Ocorre que muito mais que uma visão, as empresas que atuam com um propósito estão atraindo e retendo mais talentos e obtendo maiores e melhores resultados. Neste tema, abordaremos o Pensamento Estratégico; o Posicionamento Competitivo (vantagem competitiva, cadeia de valor, competências essenciais, visão baseada em recursos e outras abordagens); a Elaboração do Planejamento Estratégico: declarações estratégicas, cenários e balanced scorecard; a Gestão Estratégica; a implementação, controle e revisão de metas; a Responsabilidade Social Corporativa como estratégia; a teoria dos Custos de Transação; a Cocriação; a teoria dos Stakeholders; estratégia do Oceano Azul; dentre outras. 
 
 
Sistemas e Certificações, mas pode dizer que “O Curso Me Preparou Para Que eu Possa Buscar Certificações” 
 
Ao longo dos 8 períodos, você teve contato permanente com o desenvolvimento e gestão de projetos e, por meio deste método, foi possível utilizar os conhecimentos teóricos da Administração, na prática. Acreditamos que isso o deixe melhor capacitado, caso queira se aprimorar mais para a busca de certificações. Agora é com você. Portanto, este tema irá apresentar os principais sistemas de qualidade e suas características. Apresentará as principais certificações e empresariais e seus processos (Six sigma; Sistema B; ISO; PMI, Gestão Ambiental; Indicadores da ONU - PRME etc). 
 
 
Aprenda Fazendo. Seminário Temático VIII
 
Este último seminário será dedicado ao desenvolvimento de um projeto para o planejamento de certificação em qualidade, gestão ambiental ou outras, de uma organização selecionada. Uma grande oportunidade para você colocar em prática tudo que aprendeu ao longo do curso e ainda ter a visão real dos desafios da certificação. 
 
 
Jogos de Negócios (V) – Empresa virtual (Serviço)
 
 
 
IMPORTANTE
 
a) Formação/Competências Socioemocionais - Além de uma matriz inovadora, o curso introduz este tema, que ocorrerá do 1º ao 7º período. Teremos 36 horas por período para este tema, em um total de 224 horas durante o curso. O objetivo é o de formar um profissional com comportamento assertivo, conhecedor de si mesmo e que, ao final do curso, poderá desenvolver as competências necessárias para entender melhor a si, a seus funcionários e exercer um verdadeiro papel de coach. Temas com autoconhecimento; inteligência emocional e social; neurolinguística dentre outros farão parte do tema. 
 
b) Atividades Complementares - Além do próprio método da Aprendizagem Baseada em Projetos, que já prioriza o aprendizado prático e muitas vezes fora das quatro paredes de uma sala de aula, você terá 15 horas por período (total 120 horas no curso) para realizar atividades extras, que complementem seu aprendizado. Tudo que pode fazer estará contemplado no manual do curso, mas a própria FESPSP oferece minicursos que poderão ser utilizados. 
 
Processo Seletivo
Prova Tradicional: 09 de dezembro de 2018 às 14h.
 
Provas Agendadas: à partir de 24 de outubro, às quartas às 19h e aos sábados às 10h.
 
Documentos para Matrícula: Cópia simples acompanhada do original para conferência
  • 1 (uma) cópia do Certificado de Conclusão do Ensino Médio ou equivalente;
  • 1 (uma) cópia do comprovante de residência;
  • 1 (uma) cópia do Histórico Escolar do Ensino Médio ou equivalente;
  • 1 (uma) cópia da Cédula de Identidade;
  • 1 (uma) cópia do Cadastro de Pessoas Físicas (CPF) do requerente da matrícula ou de seu responsável;
  • 1 (uma) cópia da Certidão de Nascimento ou Casamento;
  • 2 (duas) fotos recentes, em formato 3x4
  • Os candidatos que optarem por utilizar a nota do ENEM, deverão apresentar o comprovante original com a nota do exame.
 
Docentes

Douglas Murilo Siqueira

Doutor em Administração de Empresas pela Universidade Nove de Julho. 

Veja o lattes

COMPARTILHE

Inscreva-se Edital do Processo Seletivo Financiamento Coordenação
COORDENADOR
Prof. Dr. Douglas Murilo Siqueira
 
DURAÇÃO
4 anos
 
GRAU CONCEDIDO
Bacharelado em Administração
 
HORÁRIOS
Matutino (das  8h às 11h30)
Noturno (das 19h às 22h30)
 
RECONHECIDA
Reconhecimento Portaria SERES/MEC 476/2011
 
MENSALIDADE
R$ 1.145,00  -  45% de desconto para os 30 primeiros matriculados
*referente ao ano letivo de 2019

 

Mapa do site

FESPSP
Institucional
Biblioteca
Tecnologia
Pesquisa
Extensão
Eventos
FAQ
Estude na FESPSP
Graduação
Pós-Graduação
Extensão
Debates Contemporâneos
 
2ª via do boleto
Agência FESPSP
Artigos
Comunicado
Eventos
FESPSP na mídia
Notícias
Palestras
Publicações
Seminário FESPSP 2017
Contato
Fale Conosco
Trabalhe Conosco
Localização
Ouvidoria

FESPSP nas redes sociais

FESPSP - Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo

Rua General Jardim, 522
Vila Buarque - São Paulo - SP

11 3123 7800

© Copyright 2014 - FESPSP - Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo

by HKL

Dúvidas?

Nós ligamos para você!

Envie seus dados através do formulário abaixo e nossos atendentes entrarão em contato com você!