Cursos Especiais

Cursos Especiais

"FAKE NEWS" e a verdade no jornalismo

< voltar
Os novos conceitos de "Fake News" e "Pós-Verdade" no jornalismo. Um problema da internet ou da mídia como um todo? A definição relativa dos termos, conforme as visões políticas e suas intenções. O problema histórico da precisão no jornalismo, no conflito permanente da isenção com o parcialismo. O desafio de converter os fatos em notícias, sem trair o que aconteceu. Distinção entre jornalismo informativo, interpretativo e opinativo, e a dissolução das fronteiras. As muitas formas possíveis de manipular a informação, para construir uma "verdade". O papel das redes sociais e das tecnologias digitais na propagação de notícias falsas. O impacto da "pós-verdade" na interação social, na política e na democracia. Como o público pode se proteger, num ambiente de mídia que mistura informação fidedigna com "fake news"? A experiência de profissionais tarimbados na produção e edição de notícias, e sua visão da imprensa atual.
 


clique para expandir
Currículos

Gabriel Priolli
Jornalista, diretor de televisão e professor, tem 45 anos de atividades em mídia eletrônica e impressa. Dirigiu, editou ou colaborou nos principais veículos brasileiros. Foi responsável pela programação, jornalismo e rede na TV Cultura de São Paulo, e assessor de conteúdo da TV Escola. Lecionou na PUC-SP, FAAP e FIAM, dirigiu a TV PUC e foi um dos articuladores da televisão universitária no país. Como consultor político, atuou em 19 campanhas eleitorais. Entre outros livros e artigos, publicou "O Campeão de Audiência", biografia de Walter Clark, e "A Deusa Ferida", estudo sobre a audiência da Rede Globo. Recebeu o Prêmio Esso de Jornalismo (Informação Cultural) em 1988.

Paulo Henrique Amorim
Nasceu no Rio de Janeiro. Apresentador da Rede Record, o jornalista foi correspondente da Revista Veja e da Rede Globo, nos Estados Unidos. Ganhador do Prêmio Esso; no impresso trabalhou com editor-chefe do Jornal do Brasil e da Revista Exame. Pioneiro da Internet brasileira desde 1999, o jornalista passou pelo ZAZ, Terra, Uol e IG. Desde 2008, é responsável pelo Conversa Afiada, portal político e de referência no país no jornalismo digital.

 

 

Eleonora de Lucena
É  graduada em Jornalismo pela UFRGS. Trabalhou no jornal Folha de São Paulo. Foi editora-executiva do jornal, onde exerceu também funções de repórter, redatora, editora de economia e secretária de redação. Tem 59 anos e nasceu em Porto Alegre. Atuou na imprensa alternativa de oposição à ditadura militar. 

Luiz Carlos Azenha
Formado na Escola de Comunicações e Artes - ECA, na Universidade de São Paulo, é repórter desde 1972. Iniciou sua carreira na TV em 1980. Passou pela Globo, Manchete, SBT e hoje faz reportagens especiais para a TV Record. Foi correspondente internacional baseado em Nova York durante quase 20 anos e fez reportagens em 50 países. Nos Estados Unidos, colaborou com as redes CNN e CBC, do Canadá. Ganhou os prêmios Embratel, Herzog e Esso. Descontente com a falta de contextualização do noticiário, criou o site Viomundo no início dos anos 2000 para contar os bastidores de suas reportagens.

 


COMPARTILHE

Inscrições encerradas Coordenação
Carga Horária 
16 horas/aulas
 
Data 
25 a 28 de setembro
 
Horário
Das 19h00 às 22h30
 
Docentes 
25/09: Gabriel Priolli
26/09: Paulo Henrique Amorim
27/09: Eleonora Lucena
28/09: Luiz Carlos Azenha
 
Duração 
4 aulas
 
Investimento 
R$ 666,00
 
Opções de pagamento:
À vista no boleto ou cartão de débito
ou 6x de R$111,00 no cartão de crédito.
 
Alunos FESPSP possuem 40% de desconto, Sócios Carta Capital 20%, Ex-alunos e instituições conveniadas 20%.
 
Veja nossa lista de convênios.

Mapa do site

FESPSP
Institucional
Biblioteca
Tecnologia
Pesquisa
Extensão
Eventos
FAQ
Estude na FESPSP
Graduação
Pós-Graduação
Extensão
Debates Contemporâneos
 
2ª via do boleto
Agência FESPSP
Artigos
Comunicado
Eventos
FESPSP na mídia
Notícias
Palestras
Publicações
Seminário FESPSP 2017
Contato
Fale Conosco
Trabalhe Conosco
Localização
Ouvidoria

FESPSP nas redes sociais

FESPSP - Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo

Rua General Jardim, 522
Vila Buarque - São Paulo - SP

11 3123 7800

© Copyright 2014 - FESPSP - Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo

by HKL

Dúvidas?

Nós ligamos para você!

Envie seus dados através do formulário abaixo e nossos atendentes entrarão em contato com você!