Pós-Graduação Presencial

A Escola Pós-Graduada de Ciências Sociais - EPG

Os cursos de Pós-Graduação Lato Sensu, área também denominada como Especialização, são mantidos e geridos pela Escola Pós-Graduada de Ciências Sociais da Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo - FESPSP.

Em 1942, pouco mais de uma década após a criação da Escola Livre de Sociologia e Política de São Paulo - ELSP, a partir do Departamento de Sociologia e Antropologia, foi estabelecido na instituição o primeiro núcleo de estudos e pesquisas destinado à especialização do público que já possuía formação em outras áreas das humanidades e/ou das ciências sociais e das ciências sociais aplicadas. Tratava-se da Divisão de Estudos Pós-Graduados da Escola Livre de Sociologia e Política de São Paulo.

No ano de 1950, a ELSP, acompanhando a modernização crescente das instituições educacionais no país, deixará de figurar com caráter livre de modo que terá seu registro alterado para Escola de Sociologia e Política - ESP, pouco antes de ser reconhecida, em 1955, como instituição de utilidade pública.

Em 1958, com a criação de sua mantenedora, a FESPSP, a Divisão de Estudos Pós-Graduados passou a ter lugar estatutário, vindo a se tornar a Escola Pós-Graduada de Ciências Sociais - EPG. Desde então, em seus mais de sessenta anos de existência, milhares de discentes de todas as partes do país passaram por seus cursos nas mais diversas áreas de aperfeiçoamento e especialização.

Atualmente, prestes a completar sessenta e cinco anos de existência - quando a Escola de Sociologia e Política completará 90 anos em 2023 - a Escola Pós-Graduada de Ciências Sociais da FESPSP disponibiliza dezenas de cursos que conferem, ao corpo discente, a titulação de especialista, atendendo aos parâmetros legais da resolução n°1, de 6 de abril de 2018 que estabelece as diretrizes e normas para a oferta dos cursos de pós-graduação, conforme prevê o Art. 39, §. 3°, da Lei Federal n° 9.394/ 1996.

O programa didático e pedagógico da EPG valoriza a ética, o humanismo, a democracia e o debate amplo e comprometido com os problemas da atualidade, procurando sempre relacionar teoria e prática na busca de reflexões que objetivam a aplicabilidade e a resolução de problemas, seja em questões relacionadas à dimensão pública, privada e/ou do cotidiano das instituições e das empresas, a depender da área e campo a que se destina cada um de seus programas.

Os cursos de especialização e aperfeiçoamento ofertados na EPG, além de pioneiros e reconhecidos, são coordenados e realizados por um corpo docente especializado na área de concentração de cada curso e, em sua grande maioria, por mestres e doutores. 

As grandes áreas temáticas de atuação da Escola Pós Graduada de Ciências Sociais da FESPSP são aquelas diretamente relacionadas à sua história, bem como a seus bacharelados em Sociologia e Política, Biblioteconomia e Administração, bem como a sua dedicação quase centenária na realização de cursos, formações, estudos, pesquisas, projetos e políticas públicas desenvolvidas junto à instituições públicas e privadas, quais sejam as Ciências Sociais; as Ciências sociais Aplicadas e; as Humanidades.

Cursos em destaque
Sociologia Saiba como formular problemas sociológicos, elaborar análises e interpretações e realizar projetos e pesquisas na área
Sociopsicologia Reflexões críticas das incidências desagregadoras que agem sobre a sociedade e os processos de subjetivação da vida contemporânea
Publicações
Eventos