Notícias

Notícias


Cursos

27/01/2017

Pós-graduação voltada para profissionais de museus terá início em março próximo

A FESPSP (Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo) está lançando neste semestre o curso de pós-graduação em Gestão de Acervos Museológicos, coordenado pela museóloga Maria Fernanda Curado Coelho.

São Paulo é o Estado brasileiro com o maior número de museus de todo Brasil, contando com mais de 400 instituições voltadas para a preservação de nosso patrimônio e tradições. “Sendo um campo de atuação multidisciplinar e diante desse número expressivo, os cursos voltados para a formação de profissionais para atuar nas instituições museológicas não dão conta de atender à demanda existente”, diz a coordenadora do curso.
 
Nesse sentido, o Curso Gestão de Acervos Museológicos procurará a fornecer conteúdo teórico, conceitos e fundamentos da Museologia em geral e a discutir processos e procedimentos habituais aplicados nas instituições museológicas, baseando-se na interdisciplinaridade com outras áreas de conhecimento. 
 
Além de pautar-se no respeito à já existente regulamentação da profissão de Museólogo e aos profissionais que possuem tal titulação, o objetivo do presente Curso de Pós-Graduação é o de formar Especialistas em Gestão de Acervos Museológicos com amplo conhecimento teórico-prático, aptos a integrar as equipes dos Museus e instituições congêneres, a fim de que contribuam expressivamente para a gestão e o desenvolvimento das instituições e trabalhem conjuntamente com os Museólogos. “O curso buscará fornecer subsídios às ações e atribuições que dão suporte às atividades típicas da profissão de Museólogo, regulamentadas no art.3º da lei nº 7287, de 18 de dezembro de 1984, através de discussão teórica e prática abrangida pelas disciplinas”, explica Maria Fernanda.
 
Maria Fernanda destaca que o público-alvo do curso são profissionais com graduação de nível superior que atuam ou que pretendem atuar em áreas relacionadas com Museus, patrimônio museal, instituições de memória. “A museologia é um campo bastante amplo, capaz de absorver profissionais de várias áreas do conhecimento, pois atua em Museus de Ciência, de Artes em geral, de Tecnologia, de História etc”.
 
Neste sentido, o público-alvo está mais relacionado aos profissionais interessados em trabalhar com patrimônio cultural e memória, independente se sua formação básica. Comumente atrai profissionais das áreas de Humanas e Ciências Naturais, tais como biologia, física, química, e de tecnologia em geral, e para estes e todos os interessados a coordenadora marcou duas datas para apresentação e esclarecimento sobre o curso, dia 2 de fevereiro, às 19hs e dia 4 de março, às 10hs. Para participar basta o interessado se inscrever
 
 
Serviço
 
O candidato deverá inscrever-se e comparecer na apresentação do curso com o coordenador, conforme datas abaixo:
 
02/02/2017 - 19h;
04/03/2017 - 10h.
 
Importante: no ato da inscrição, o candidato escolherá a data que deseja participar. A participação não é requisito para a matrícula no curso.
 
Coordenadora do curso
Profa. Ms. Maria Fernanda Curado Coelho
Museólogo n. 148 - II Corem 4R
 
Duração: 18 meses
 
Horário:  Sábados das 8h30 às 17h (1h de intervalo das 12h às 13h).
 
Investimento: 18 Parcelas de R$ 902,00
 



Veja Mais

Mapa do site

FESPSP
Institucional
Biblioteca
Tecnologia
Pesquisa
Extensão
Eventos
FAQ
Estude na FESPSP
Graduação
Pós-Graduação
Extensão
Debates Contemporâneos
 
2ª via do boleto/cartão
Agência FESPSP
Artigos
Comunicado
Eventos
FESPSP na mídia
Notícias
Palestras
Publicações
Seminário FESPSP 2017
Contato
Fale Conosco
Trabalhe Conosco
Localização
Ouvidoria

FESPSP nas redes sociais

FESPSP - Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo

Rua General Jardim, 522
Vila Buarque - São Paulo - SP

11 3123 7800

© Copyright 2014 - FESPSP - Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo

by HKL

Dúvidas?

Nós ligamos para você!

Envie seus dados através do formulário abaixo e nossos atendentes entrarão em contato com você!