Notícias

Notícias


Produção Científica

02/01/2017

Pesquisa apoiada pelo PIPED é incluída na publicação científica RBBD

A pesquisa sobre o coaching e a mentoria como processos de orientação acadêmica, da professora Adriana Maria Souza, foi publicada na Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação.

Pesquisa com bolsa auxílio do Programa de Incentivo a Pesquisa Docente (PIPED) 2014, o trabalho da professora Adriana, docente do curso de Biblioteconomia e Ciência da Informação, foi publicada na edição v.12, n. 2(2016) da Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação (RBBD), uma das mais importantes publicações científicas da área no Brasil.
 
 
Serviço
 
Título: O coaching e a mentoria como processos de orientação à pesquisa acadêmica nos cursos de graduação em biblioteconomia e ciência da informação: estudo de caso realizado na Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo
Autor:  Adriana Maria de Souza
Resumo: O estudo aproxima a relação da mentoria e do coaching como práticas pedagógicas para a melhoria nos processos de orientação acadêmica nos cursos de graduação em Biblioteconomia e Ciência da Informação, da Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo (FESPSP), em apoio ao desenvolvimento de habilidades discentes e docentes relacionadas à condução da pesquisa acadêmico científica com ênfase no Trabalho de Conclusão de Curso (TCC). Ao reconhecer a importância dessas abordagens nas Instituições de Ensino Superior (IES), considera-se aplicável a utilização dessas formas de interação, caracterizadas por uma cultura de aprendizado contínuo. Apresenta uma pesquisa de natureza qualitativa e exploratória, a partir de levantamento bibliográfico e revisão da literatura existente sobre as duas temáticas abordadas. Para a coleta dos dados foi utilizado como instrumento metodológico, um questionário elaborado, a partir de perguntas abertas aos docentes, discentes e coordenador do TCC da Faculdade de Biblioteconomia e Ciência da Informação da FESPSP, objetivando aproximar e comparar a prática de orientação vigente com os processos e aplicações da mentoria e do coaching. A partir da análise dos resultados pode-se aferir que, a prática desses processos de orientação acadêmica e profissional podem se relacionar e serem aplicados na construção de Trabalhos de Conclusão de Curso potencializando o desenvolvimento da pesquisa científica e do pesquisador.
Palavras-chave: Coaching. Mentoria. Pesquisa acadêmica. Instituições de Ensino Superior. Biblioteconomia e Ciência da Informação.
 
 
O que é o PIPED
 
O Programa de Incentivo a Pesquisa Docente (PIPED) foi instituído em 2012 e tem por objetivo fomentar a pesquisa docente no âmbito da FESPSP. O PIPED concede bolsas de auxílio a pesquisa mediante a seleção de projetos apresentados pelos docentes dos cursos de graduação da FESPSP.
 
 
 



Veja Mais

Mapa do site

FESPSP
Institucional
Biblioteca
Tecnologia
Pesquisa
Extensão
Eventos
FAQ
Estude na FESPSP
Graduação
Pós-Graduação
Extensão
Debates Contemporâneos
 
2ª via do boleto/cartão
Agência FESPSP
Artigos
Comunicado
Eventos
FESPSP na mídia
Notícias
Palestras
Publicações
Seminário FESPSP 2017
Contato
Fale Conosco
Trabalhe Conosco
Localização
Ouvidoria

FESPSP nas redes sociais

FESPSP - Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo

Rua General Jardim, 522
Vila Buarque - São Paulo - SP

11 3123 7800

© Copyright 2014 - FESPSP - Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo

by HKL

Dúvidas?

Nós ligamos para você!

Envie seus dados através do formulário abaixo e nossos atendentes entrarão em contato com você!