Notícias

Notícias


Publicação Acadêmica

14/12/2016

Estudo procura mostrar que as HQs podem estimular o hábito de leitura

O TCC Quadrinhos e a formação do leitor eterno, das alunas : PAMELA MUNHOZ DA CUNHA CASSIANO e PRISCILA DOS SANTOS LOURO GOMES, orientandas pela professora Carla Regina Mota Alonso Diéguez, será apresentado às 9h no dia 14/12, na sala 66.

Resumo

Trata-se de uma pesquisa elaborada para demonstrar como as HQs podem ser uma porta de entrada para a leitura e a formação do leitor, além de abordar sobre o ato de ler, o universo das histórias em quadrinhos e os seus diversos tipos de leitor. O principal objetivo deste trabalho é identificar a influência da leitura em quadrinhos na formação de leitores e como este hábito se conecta à prática de outras formas de leitura. Para alcançar este resultado, foi realizado uma pesquisa qualiquantitativa com os leitores de quadrinhos em dois eventos específicos de quadrinhos e cultura nerd. A pesquisa quantitativa foi realizada no evento Fest Comix (junho/2016) onde foram aplicados 143 questionários para estabelecer um perfil do leitor de quadrinhos. Com base neste resultado, foi realizada a pesquisa qualitativa no evento Anime Friends (julho/2016) onde foram realizadas 19 entrevistas que possibilitaram explorar os dados intrínsecos das respostas obtidas pela pesquisa quantitativa. Em ambas as pesquisas foram abordados adolescentes e adultos que possuem o hábito de leitura em quadrinhos. Conforme a análise das duas pesquisas pode-se verificar que o hábito leitor é adquirido pela socialização (família, amigos, grupos) e está relacionado a uma construção social, estimulado por pessoas, lugares e interação do indivíduo com o meio ao qual vive. Com base nesses dados, é possível dizer que a “formação do leitor eterno” se justifica, pois, o leitor de quadrinhos permanece com sua leitura durante toda a sua vida, sem restrição de idade, sendo permanente e contribuindo para a leitura de outras tipologias.

Palavras-chaves: História em quadrinhos.  Formação do leitor.  Ato de ler.  Leitor de quadrinhos.  Nona arte.  Arte sequencial.

Serviço
 
TCC: Quadrinhos e a formação do leitor eterno
Autor: PAMELA MUNHOZ DA CUNHA CASSIANO e PRISCILA DOS SANTOS LOURO GOMES
Orientador: Carla Regina Mota Alonso Diéguez
Pareceristas: José Mário Mendes de Oliveira  e Ivan Russef
Data: 14 de dezembro de 2016
Horário: 9h
Local: Campus FESPSP – Rua General Jardim, 522 – Sala 66 - Vila Buarque – São Paulo/SP




Veja Mais

Mapa do site

FESPSP
Institucional
Biblioteca
Tecnologia
Pesquisa
Extensão
Eventos
FAQ
Estude na FESPSP
Graduação
Pós-Graduação
Extensão
 
2ª via do boleto/cartão
Agência FESPSP
Artigos
Comunicado
Eventos
FESPSP na mídia
Notícias
Palestras
Publicações
Contato
Fale Conosco
Trabalhe Conosco
Localização
Ouvidoria

FESPSP nas redes sociais

FESPSP - Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo

Rua General Jardim, 522
Vila Buarque - São Paulo - SP

11 3123 7800

© Copyright 2014 - FESPSP - Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo

by HKL